16.8.13

Thales Leite lança catálogo inédito no IAP

“Área 91” traz uma série de imagens das aparelhagens de tecnobrega, foi contemplado XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 e realizado com apoio do Instituto de Artes do Pará. O lançamento é nesta sexta, 16, ao meio-dia, na varanda do IAP. No texto de abertura do seu projeto, o fotógrafo carioca Thales Leite deixa claro seu arrebatamento pelo universo do tecnobrega, uma relação que começou em 2009 e três anos depois se transformou em uma série de fotografias realizadas nas festas de aparelhagem de Belém e que agora chega como catálogo

O catálogo está sendo lançado na cidade dentro da Semana de Fotografia do IAP – iniciada dia 14 e que segue até 19 de agosto. Segundo Thales Leite, “o recorte da série apresentada está em identificar elementos da estética dos filmes de ficção científica que ajudam a despertar nos frequentadores das festas de aparelhagem o fascínio pelo fantástico, pelo inacreditável”, explica o fotógrafo no sítio do projeto. 

O nome "Área 91" faz referência ao código de comunicação de Belém e também à base militar americana "Área 51", na qual, segundo ufólogos, o governo estadunidense esconde e estuda objetos voadores não identificados; essas alegações geraram pautas para a imaginação de vários autores e roteiristas de ficção científica. 

O projeto foi realizado com o apoio do Instituto de Artes do Pará e contemplado com o primeiro lugar na categoria livre criação no XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012. Sobre o fotógrafo Thales Leite vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, iniciou em fotografia em 1995 como aprendiz de J. R. Ripper. 

A partir de 2007 começa a expor em coletivas, trabalhos como “Quem guarda quem?” , apresentado na coletiva Urban Space no Oi Futuro e em 2009, com a série “O Presente em Contornos Difusos”, fez sua primeira exposição individual durante o FotoRio. Sua série “Véus”, com curadoria de Marcelo Campos, foi apresentada em três individuais, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro Cultural São Paulo e no Paraty em Foco 2012. 

Também nesse ano recebeu apoio cultural do Instituto de Artes do Pará para pesquisa e captação do projeto “Área 91”, laureado com o primeiro lugar na categoria livre criação no XII Premio Funarte Marc Ferrez de 2012. No início de 2013 apresenta um desdobramento da série “Véus”, como projeto de arte pública na fachada do Oi Futuro Flamengo com curadoria de Alberto Saraiva. Seus trabalhos já foram publicados no Brasil e no exterior e estão presente na coleção de diversos colecionadores particulares. Thales Leite é representado pela H.A.P. Galeria (RJ) e pela Galeria Eduardo Fernandes (SP). 

Semana de Fotografia - Iniciada nesta quarta, dia 14, a Semana de Fotografia é uma parceria do IAP com a Associação FotoAtiva. A programação está sendo realizada no prédio do IAP e inclui fotovaral, curso e oficinas de fotografia, lançamento de livro, exposição de vídeo e café fotográfico. 

A semana é em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto.  O fotovaral “Imagens em trânsito” reúne fotografias resultantes do trabalho de oficinas da jornada Pinholeday 2013, em Belém. 

Considerada a cidade com maior participação em todo o mundo no dia do pinhole, Belém possui grandes expoentes nesta técnica de fotografia artesanal, como Moisés Araújo e Renata Aguiar que ministram oficina de iniciação à fotografia pinhole através de práticas baseadas no uso e construção de minicâmeras, nos dias 18 e 19. 

Entre os dias 17 e 18, o fotógrafo Miguel Chikaoka monta a instalação “Tenda Mágica”, com uma super câmera obscura para visitação no anfiteatro do IAP.  Haverá ainda uma oficina sobre a câmera obscura com Evna Moura e Débora Flor durante a manhã do sábado, 17, no ateliê do Instituto. 

Serviço
Lançamento do catálogo fotográfico de Thales Leite “Área 91” Nesta sexta, 16 de agosto de 2013, das 12h às 14h, na varanda do IAP, aberto ao público - O IAP fica próximo ao CAN, ao lado da Basílica de Nazaré - Belém-Pa.

Nenhum comentário: