3.10.16

22o Auto do Círio ressalta os 400 anos de Belém

Trazendo como tema "Belém de Nazaré 400 Anos de Fé", o Auto do Círio chega a sua 22a edição, nesta sexta-feira, 7, com realização da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

A 22a edição do Auto do Círio é uma homenagem ao culto do paraense à Virgem de Nazaré e à cidade de Belém, que leva o nome de Maria, consolidando junto à  comunidade, a reflexão de nossa relação com a história e a cultura de nossa terra. 

Na próxima sexta-feira, 7, o Cortejo iniciará às 19 horas, na rua Dom Bosco/ Praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha, seguindo pelas ruas Dr. Assis, rua Padre Champagnat /Largo da Sé, Rua Tomázia Perdigão até a praça D. Pedro II em frente aos Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos, onde encerra o cortejo. Este ano, a procissão cênica da festa religiosa mais aclamada do país estará sob a direção cênica de Adriano Furtado e coordenação geral do professor Tárik Coelho.

Partindo de uma metodologia pluralista, em que a criação cênica encontra-se na dependência do coletivo, a ação congrega diferentes pontos de vista acerca da relação corpo e espaço, enfatizando, mais especificamente, os corpos-artistas do espetáculo e o patrimônio material e imaterial da cidade de Belém, considerando, sobretudo, prédios e construções seculares que se estendem ao longo do percurso que compõe o cortejo do espetáculo.

Histórico - O Auto do Círio é um programa de extensão universitária, criado em 1993, pela Professora Zélia Amador de Deus, juntamente com Margareth Refkalefsky, com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico de Belém por ocasião das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, possibilitando o exercício da prática do ensino das artes através do Teatro de Rua.

O projeto contou inicialmente com o teatrólogo Amir Haddad, que realizou a primeira oficina de Teatro de Rua para o Auto do Círio, e dirigiu as montagens de 1993 e 1994. A parir de 1995 até 2009 o projeto, já transformado em programa de extensão, passou a ser coordenado e dirigido pelo professor Miguel Santa Brígida, que incluiu no cortejo elementos da música e da cultura popular reunidos em uma estética de matriz carnavalesca. Também  alcançou o reconhecimento do IPHAN/PA, como bem imaterial associado ao Círio de Nazaré, em 2006.

O Auto do Círio 2016, a exemplo dos anos anteriores, é construído a partir da parceria estabelecida entre a Universidade e a comunidade. 

Neste sentido, sua criação está pautada na realização de diversas atividades, entre as quais se destacam: preparação do elenco participante (teatro, dança, canto, cenografia e figurino); concepção e confecção de elementos cênicos; experimentação cênica no espaço do espetáculo, isto é, nas ruas da Cidade Velha, entre outras atividades.

Local: Praça do Carmo  - Rua Dom Bosco, no bairro da Cidade Velha, em Belém.
Mais informações -  (91) 99114.8615 - Tarik Coelho

Nenhum comentário: