31.10.16

"Retratos Contemporâneos" abre a coversa no sesc

Armando Sobral - auto retrato
A visibilidade diferenciada que o retrato pictórico proporciona é o tema da roda de conversa que abre o "Retratos Contemporâneos", no próximo dia 8 de novembro, no Centro Cultural Sesc Boulevard. O papo, aberto ao público, conta com a presença dos artistas Armando Sobral (PA), Éder Oliveira (PA), Ernesto Bonato (SP) e Fábio Baroli (MG), que integram o projeto, com realização de workshops, até o dia 12 de novembro. A entrada na próxima terça-feira é franca e a programação terá interpretação em LIBRAS.  Participe. avisamos com antecedência aqui pra você se agendar.

O Projeto Retratos Contemporâneos, do artista Éder Oliveira é viabilizado pelo Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais 2015, do Ministério da Cultura. As ações do projeto iniciam com este bate papo no dia 8 de novembro, e seguem até dia 12 de novembro, em Belém (PA), com a realização de workshops.

A roda de conversa será mediada pela curadora Marisa Mokarzel (PA) dará início ao projeto. No encontro, os artistas falarão sobre seus trabalhos e o público poderá conhecer mais sobre as suas trajetórias. O objetivo principal é propiciar a troca de saberes, poéticas e técnicas entre artistas de diferentes estados e a comunidade. 

Por Fábio Baroli
História - No século XIV o retrato se afirmou como um gênero autônomo, mas de lá para cá muita coisa mudou. 

O advento da fotografia rompeu com a tradição da reprodução fiel por parte da pintura, deixando ela livre para enfatizar o caráter interpretativo. Antes, a pintura se fez presente para suprir os anseios de representação de uma corte e uma burguesia urbana, já hoje, nos editamos e nos filtramos diariamente quando projetamos nossas imagens através de fotografias na internet. 

Então, o que será que os retratos pictóricos nos fornecem nos dias atuais, quando nos vemos mais do que nunca? Uma visibilidade diferenciada, com maior liberdade expressiva.Essa será a oportunidade de motivar o debate, o diálogo e intercâmbio, pois eles mesmos estarão em contato, compartilhando suas experiências e aprendizados de seus anos de atuação no cenário cultural contemporâneo produzindo retratos pictóricos.

Artistas envolvidos

  • Armando Sobral - Trabalha e vive entre Belém e Brasília. Artista Plástico graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado. Cofundador do Atelier Piratininga, em São Paulo. Foi professor da Universidade Federal do Pará entre os anos de 2003 e 2005. Coordenou o atelier de gravura da Fundação Curro Velho, em Belém, entre os anos de 2001 e 2006. Fundou o Atelier do Porto, também em Belém, em 2008 e na ativa até o momento. Vem prestando assessorias para instituições culturais do Estado na área de políticas públicas.
  • Éder Oliveira - Trabalha e vive em Belém. Nascido em Timboteua, região do Salgado paraense. Licenciado em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará. Pintor por ofício, desde 2004 desenvolve trabalhos relacionando retratos e identidade, tendo como objeto principal o homem amazônico. Com esse tema, participou de diversas exposições individuais e coletivas. Recebeu prêmios como Lingen Art Prize (Alemanha, 2016), Bolsa Funarte de Produção em Artes Visuais (Brasil, 2015) e 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007).
  • Ernesto Bonato - É de São Paulo. Gravador, fotógrafo, pintor e curador. Graduado e Mestre em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo. Teve trabalhos apresentados em mais de 190 exposições individuais e coletivas no Brasil e outros 28 países. Participou da criação do serviço educativo do MASP em 1997. Foi professor em instituições como FAAP e Centro Universitário SENAC. É cofundador do Atelier Piratininga (SP). Desde 2009 passou a dedicar-se a pintura, sobretudo o retrato. Atualmente mora e trabalha em Campinas.
  • Fábio Baroli - Vive e trabalha em Uberaba (MG). É formado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Utiliza a linguagem da pintura como suporte para desenvolver sua poética, que lida com os conceitos da apropriação, do erotismo e questionamentos sobre o regionalismo e o imaginário infantil. Recebeu prêmios como o 1º Prêmio Espaço Piloto de Arte Contemporânea (2009), o 9º Salão de Artes Visuais de Guarulhos (2009) e o Prêmio Aquisição do 28° Salão Arte Pará. Possui obras no acervo do Museu Nacional de Brasília, Fundação Romulo Maiorana, Museu de Arte do Rio, entre outras instituições.

Serviço
Roda de conversa abre programação do Projeto Retratos Contemporâneos - 08 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard - Av. Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Programação gratuita e com acessibilidade para Libras. Programação completa: www.ederoliveira.net/retratoscontemporaneos.

Nenhum comentário: