11.10.16

Vários momentos para lançar "Belemgue Banger"

Félix Robatto inicia uma verdadeira jornada de lançamento do 2o disco solo. Nesta terça-feira, 11, Belemgue Banger, com 12 faixas, estará disponível para streaming e download no site www.naturamusical.com.br, a partir das 16h. Dia 12, tem um bate um papo sobre as origens da lambada, dia 13, ele faz ensaio geral na sua lambateria, e finalmente o show de lançamento valendo, com convidados, dia 14. Haja preparo físico, que a lambada vai ser das boas!

O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pelo músico sobre os gêneros musicais que deram origem ao que hoje chamamos de Lambada. Foi durante a pesquisa que Félix identificou que o Cadence Lypso e o Konpá, gêneros típicos de países as ilhas caribenhas Martinica, Guadalupe e Dominica, eram os ritmos que tocaram muito nas rádios da Amazônia nos anos 70 e aqui foram apelidados de “Lambada” e “Guitarrada”.

“Há muito tempo pesquiso música paraense, buscando descobrir de onde vem nossa sonoridade. Nesse disco, me aprofundei na pesquisa dos gêneros que deram origem ao que aqui foi chamado de Lambada. Analisei estrutura, ritmo e timbre de artistas da época, pesquisando LPs com as datas de lançamento. No Belemgue Banger, procurei reproduzir a sonoridade das primeiras Lambadas”, explica Félix. É embalado por esses gêneros e propondo reviver esse som que chegou ao Pará na década de 70, que chega Belemgue Banger. Ainda que com forte referência às origens da Lambada, o trabalho é pop, atual e psicodélico, uma das marcas do artista.

Das 12 faixas do CD, apenas uma não é de autoria do artista. Robatto regravou “Vamos Farrear”, música do rei do Carimbó Pinduca. O guitarrista fez ainda a regravação de “Psica da Velha Chica”, música que ele compôs quando comandava sua antiga banda La Pupuña. Produzido e dirigido por ele, com direção vocal assinada por Lia Sophia, o álbum traz músicas dançantes com letras leves, simples, bem humoradas e que contam um pouco da história de como a Lambada chegou aqui, caso de “A Gente Chama de Lambada” e “Belemgue Banger”.

O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento, foi selecionado pelo edital Natura Musical Pará 2015 com apoio da Lei Semear. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando pela preservação de nosso legado musical. Desde 2012, o edital Pará já lançou em torno de 20 projetos da efervescente cena paraense, como Dona Onete, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Pinduca, Mestre Solano, Aíla, Sammliz e, agora, Félix Robatto", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

O nome sonoro foi uma mistura de conceitos buscando provocar o impacto que essa música causou ao chegar aqui. “Belemgue” mistura Belém a Merengue e Banger é explosão. A ideia é provocar uma reação parecida com a que as pessoas tiveram quando tocou pela primeira vez esses ritmos aqui no Brasil, no Pará, na Amazônia.

O clima retrô das músicas também está presente na identidade visual do disco. A capa é um desenho do artista plástico baiano Neto Robatto, irmão de Félix, e traz o símbolo da Dominica: o papagaio chamado Amazon Sisserou (nome da faixa que abre o disco), com a guitarra, instrumento de Robatto. A música do país esteve muito presente na pesquisa e é uma das principais referências do disco, assim como artistas como Les Aiglons, Midnight Groovers, Tabo Cobop e Kassav.

Já o ensaio fotográfico foi feito pelo fotógrafo Bruno Carachesti na sede do Brasilândia, o Calhambeque da Saudade, que tem mais de 70 anos e que conserva até hoje as aparelhagens que tocavam as primeiras Lambadas que se ouviu por aqui.

Agenda de Lançamento – A programação de lançamento do disco começa nesta terça-feira, 11,  com a disponibilização digital do álbum. 

Na quarta, 12, a partir das 16 horas, o artista vai bater um papo a Casa Oiam, onde vai falar sobre a pesquisa “As Origens da Lambada”, trabalho que deu origem ao álbum. Em seguida, ele vai discotecar as músicas que influenciaram o álbum. O evento é aberto ao público.

Na quinta-feira, 13, o músico faz o ensaio geral do lançamento com show na Lambateria, festa realizada por ele toda quinta-feira no Fiteiro (Doca, 555). Além de Félix Robatto e seu Conjunto, a noite terá ainda apresentações do grupo de Carimbó Os Safos da Capital e do DJ Zek Picoteiro. Ingressos antecipados a partir de R$ 15 no Sympla (http://bit.ly/2dH7k0B).

Já o grande show de lançamento do disco será na sexta-feira, 14 de outubro, na Insano Marina Club. Robatto fará a apresentação oficial do disco em meio a uma grande festa que irá receber a aparelhagem Brasilândia, o Calhambeque da Saudade tocando os grandes sucessos da Lambada, DJs Los Picoteros e a cantora Loalwa Braz, vocalista da banda Kaoma, que ganhou o mundo com sucessos como “Lambada” (Chorando Se Foi), “Lambamor” e “Dançando Lambada”. Esta será a primeira vez da artista em Belém. Ingressos antecipados nas lojas Ná Figueredo (Gentil e Estação) e no Sympla (http://bit.ly/2dAJJhr).

A Lambada – Reza a lenda que quando essa música quente e dançante do Caribe começou a tocar por aqui, não tinha uma denominação, já que esses gêneros eram pouco conhecidos no Brasil. Os radialistas pediam: “toca aquela”! Um radialista chamado Haroldo Caracciolo, que costumava apresentar seu programa acompanhado de uma dose de cachaça para aquecer a voz, é considerado o responsável pela denominação. 

Como aqui “Lambada” é um termo usado para algo quente, forte como, por exemplo, um gole de cachaça, quando Caracciolo ia chamar essas músicas quentes seguido do gole, pedia ao programador: “vai aí uma Lambada”. E assim, a música quente e forte, regada a cachaça, virou esse gênero musical que ganhou o mundo.

Serviço
Lançamento Digital Belemgue Banger (Natura Musical), de Félix Robatto, para streaming e download com exclusividade pelo Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br). Programação completa no felixrobatto.com.br ou (91) 98026-1595. Patrocínio: Natura Musical. Patrocínio Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará.  Assessoria de Imprensa Félix Robatto - Espia Comunicação e Produção Cultural.

Nenhum comentário: