20.10.16

Cia Nu Escuro apresenta "Gato Negro" em Belém

Diretamente de Goiânia, a Cia Nu Escuro apresenta “Gato Negro”, nesta sexta, 21 (20h) e no sábado, 22 (19h) de outubro, no Casarão do Boneco – Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas – Pólo Joalheiro -, com entrada franca.  O espetáculo chega a Belém pelo projeto: Trilogia Goyazes – 20 anos Cia de Teatro Nu Escuro - Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2015, com produção local dos Produtores Criativos.

Gato Negro se remete ao hibridismo cultural da América Latina, onde o barroco assentou-se em definitivo. Foi apropriado pelo filho de brancos europeus, de negros africanos, de indígenas nativos, originando o elemento real maravilhoso.

Também conhecido por realismo mágico, representa e significa, em essência, o inusitado, o assombroso, o inaudito, o exótico ou aquilo com que se estabelece uma relação radical de alteridade. Inspirado nesse contexto cultural e estético, Gato Negro foi concebido, trazendo à tona uma gama de emoções provocadas pela espera, tangenciando a frustração, o medo, a angústia, a ilusão, o desejo de mudança também. 

Os excessos que caracterizam essa linguagem serão sublinhados no espetáculo por um humor negro, mas sempre com um olhar crítico. É o grotesco tratado com seriedade. A trama é datada do início do século XX, ocorrida numa fazenda situada no interior de Goiás, e envolvendo três irmãs. 

Elas esperam por Samuel Godói dos Santos, que lhes prometeu voltar e se casar com quem seu coração sentisse mais falta. Na data marcada para o retorno, elas o aguardam com festa para o casamento, mas quem aparece é uma criatura fantástica, meio homem e meio bicho, instalando relações adversas, próprias das Humanidades.

20 anos de trajetória e pesquisa

A Cia. Nu Escuro faz “Teatro de Grupo” e foca na formação de plateia. São 20 anos, trazendo em na trajetória 14 espetáculos e inúmeras oficinas de formação profissional e de público, em diversos estados brasileiros e também no exterior, consolidando-se como uma das principais companhias de teatro do Centro-Oeste. 

Atualmente trabalha com um repertório de cinco espetáculos e mais duas cenas curtas, sendo que uma destas acompanha a trajetória da Companhia desde a sua formação, pois faz parte do primeiro espetáculo montado em 1996. Desta forma, o fazer teatral não se reduz a simples montagem de um espetáculo esporadicamente, mas com a tentativa de mantê-los em cartaz pelo maior tempo possível, com o intuito de, a cada dia, a cada apresentação e a cada troca de experiência com a plateia, poder aprofundar o debater a respeito do “homem” e suas significações no mundo contemporâneo.

A trajetória de pesquisas, os investimentos em novas linguagens e a cumplicidade com o público vem rendendo importantes frutos. 

Em 2006, a Nu Escuro recebeu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Teatro do Estado de Goiás, concedido pela Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, teve seus trabalhos selecionados para a Caravana Funarte, o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua e para o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, do Governo Federal.

Foi destaque Cultural de Goiás (2005) e recebeu Medalha de Mérito Cultural (2010), maior título dado aos artistas nos Estado de Goiás, ambos concedidos pelo Conselho Estadual de Cultura. No ano de 2015 a Cia de Teatro Nu Escuro participou da circulação nacional do Palco Giratório/SESC e entre 2014/2016 contou com o patrocínio da Petrobras.

FICHA TÉCNICA

  • Direção e Dramaturgia: Hélio Fróes
  • Elenco: Abilio Carrascal, Adriana Brito, Eliana Santos, Izabela Nascente E Lázaro Tuim
  • Direção Musical: Abilio Carrascal e Cristiane Perné
  • Músicas originais: Cristiané Perné, Hélio Fróes e Abilio Carrascal
  • Coreografias: Lázaro Tuim, Luciana Caetano e Juliano Andrade
  • Figurinos: Rô Cerqueira
  • Confecção dos figurinos: Elmira Inácio e Divina Isabel
  • Cenografia: Wagner Gonçalves
  • Máscara: Marcos Lotufo
  • Fotografia: Layza Vasconcelos 
  • Coordenação do Projeto: Lázaro Tuim.
  • Produção Local: Produtores Criativos


Serviço
A Cia Nu Escuro apresenta “Gato Negro”, nos dias 21 (sexta, às 20h) e 22 (sáb. às 19h) de outubro, no Casarão do Boneco – Av. 16 de Novembro, 815, próximo à Praça Amazonas – Pólo Joalheiro -, com entrada franca. O espetáculo chega a Belém pelo projeto: Trilogia Goyazes – 20 anos Cia de Teatro Nu Escuro - Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz / 2015. Produção local: Produtores Criativos.

Nenhum comentário: