14.10.16

"Reator Eterno" redescobre dois bairros da cidade

Fotos: Dudu Lobato
Um novo olhar sobre Belém. É o que propõe o projeto Reator Eterno, em realização desde setembro, com dois passeios performáticos "O rio submerso" -  14, 19 e 21 de outubro, às 19h - e "O trilho inverso" - 15, 20 e 22 de outubro, às 19h - além de uma instalação que pode visitada em todos esses dias das 14h às 19h.

Reator Eterno conta parte da história dos bairros de São Brás e Fátima, utilizando a performance com vídeo, música, teatro e fotografia. Contemplado pelo programa Rumos do Itaú Cultural, o projeto Reator Eterno traz à tona uma série de lembranças já quase esquecidas de uma região da cidade de Belém. 

No passeio, os performers buscam descobrir o sentido pertencente a esse chão de terra batida de asfalto, que se configura por imagens que projetam um movimento inverso do tempo, interferindo no comportamento da cidade que modifica o cotidiano num passeio de lembranças permeadas por imagens do século passado que influenciam na cultura presente. 

Nesse movimento de linguagens a transformação visual carregada de lembranças, apresenta a cidade composta em dois tempos que se modificam durante a apresentação. 

Os movimentos entram numa sintonia entre vídeo e sons frenéticos que colocam o publico diante de uma imagem reproduzida em luzes conectadas num jogo com o movimento da rua, o som do transito, a fumaça espalhada no ar e os pedestres que alteram a percepção da realidade.

O trabalho teve seu indutor nas fotografias e histórias de vida da família Lima de Queiroz e seus mais de 100 anos vivendo no número 1053 da travessa 14 de abril. Os artistas participantes do projeto começaram construindo um mapeamento dos bairros a partir das histórias vizinhas e criando uma “cartografia poética sinestésica.” 

Nessa cartografia, o roteiro dos passeios pelas ruas foram construídos, e agora pedem licença e convidam o publico a entrar numa performance que se acolhe em dois bairros disfarçados de detalhes que complementam cada travessa, mudam o ambiente e fazem as casas irem esquecendo/lembrando a composição do lugar junto aos quintais invisíveis que existe atrás de cada uma. 

Instalação - Diante das lembranças e da pesquisa pelos bairros, o publico também poderá conferir as histórias e o trabalho através da “Instalação das Lembranças” que ficará em exposição durante o período das apresentações no espaço do Estúdio Reator das 14h às 19h. 

A memoria da instalação foi construída a partir de histórias da família Lima de Queiroz que procura mostrar um pouco da mudança da travessa 14 de abril entre imagens, vídeos e sons que reproduzem o movimento urbano, contado também por moradores e trabalhadores locais, que observam todo o fluxo entre seus afazeres, diante da transformação dos bairros, entrando numa convergência de luz e imagens que modificam o antigo, e ressalta o novo e a visão contemporânea de Belém. 

A instalação também traz trabalhos realizados pelo Estúdio Reator que há 6 anos experimenta e desenvolve hibridismos nas linguagens audiovisual, teatro, dança, música, fotografia, e vídeo envolvendo tudo com a performance, que mostram novas possibilidades de um fazer artístico. Levando o público a conhecer e perceber na memória desse espaço, a vida imitando a arte.

AGENDE-SE

Reator Eterno - Passeio pelas Lembranças

  • O rio submerso, nos dias 14, 19 e 21 de outubro, às 19h.
  • O trilho inverso, nos dias 15, 20 e 22 de outubro, às 19h
  • Visitação da instalação: 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de outubro, das 14h às 19h

Endereço: Travessa 14 de Abril, 1053 - São Brás, Belém - PA, 66060-460
Telefone: (91) 98259-1544
https://www.facebook.com/e.reator/ 
http://estudioreator.wixsite.com/reatoreterno

(Holofote Virtual com informações de Bernard Freire, da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: