26.6.17

A Cia Sorteio de Contos no final de semana do Sesc

O teatro e a cultura popular de raiz, os jogos de roda e as brincadeiras populares brasileiras norteiam um espetáculo que coloca nas mãos do público a escolha de três histórias a serem encenadas. Sorteio de Contos será apresentado no Sesc Boulevard, neste sábado, 1º , e domingo, 2 de julho, às 10h, com entrada franca.

A pesquisa central desse trabalho é fundamentada nas expressões artísticas da Capoeira Angola, Coco-de-roda, Samba-de-roda e Teatro de Rua, tornando o espetáculo festivo e livre para todas as idades, principalmente para os curumins. 

"A dramaturgia do espetáculo tem o intuito de apresentar sérios problemas sociais para as crianças, mas com resoluções simples, que optem pela generosidade, o amor e a inteligência como forma de soluções para os problemas da nossa sociedade", diz o ator e contador de histórias, Lucas Alberto.

Além das cinco histórias que vem sendo contadas nas diversas apresentações já realizadas pela Cia do Sorteio de Contos, outras duas cartas serão colocadas na roda, desafiando ainda mais a atuação do ator criador. E o objetivo é ir incorporando, a cada nova temporada, novas histórias ao seu acervo. Tudo é feito de forma lúdica, espontânea e bem conduzido por Lucas.

Na cena inicial, criando um elo com o público, o personagem Ubirá, que se auto identifica como o Servo do Caos, canta a Ciranda-do-Sorteio onde se explica algumas regras, já tomando a atenção da plateia. Depois escolhe alguém que irá puxar três das cinco cartas que oferecem histórias a serem contadas. Cada carta tem um nome e sua origem vinda de três regiões diferentes do mundo: O continente Africano, a América Latina e o Oriente.

Mais duas cartas entram no jogo do sorteio

O púbico que já esteve na plateia dessas apresentações já pôde ouvir "A história do professor e seu aluno", sobre a relação entre um antigo e mestre e seu aluno; "Savitre", sobre uma princesa astuta enganou que enganou a morte e era temida pelos homens, além de "O conto das areias", que relata o sonho que um garoto de 12 anos teve depois de ter escutado os contos do mais velhos da aldeia e ainda a história indígena "Makunaima", que revela demônios engolidores de gente.

Desta vez, serão colocadas no jogo do sorteio, pela primeira vez, a carta "Como Ananse se tornou o dono de todos os contos", em que o contador de histórias, vindo da África, revela como conseguia, através de seu conhecimento de mundo e perspicácia, negociar qualquer coisa com qualquer pessoa. 

A outra carta traz como inspiração as históricas tentativas de divisão de terras brasileiras e o sapateado do Coco Raízes do Arcoverde. "Homenagem ao Agricultor" fala sobre a importância de plantar igualdade, dividir o amor e colher amizades.

Desafios para o ator contador de histórias

"O espetáculo agora se torna mais desafiante para mim como ator e mais divertido para o público", explica Lucas Alberto. "Agora são sete as opções de histórias e cada conto é diferente um do outro, vindos de lugares diferente, com soluções cênicas diferentes", finaliza o ator.

A companhia também mantém suas ações artísticas na casa de cultura Casarão do Boneco, um espaço auto-gestionado por um coletivo de artistas. No Casarão, a companhia mantém, junto com parceiros, o Coco-do-Casarão, um grupo de estudos sobre esta tradição, e apresenta seus materiais cênicos durante a mostra mensal de teatro do Casarão do Boneco o Amostr Aí.

Ficha técnica
Direção Paulo Ricardo
Produção: Atelier de Nanan
Figurino: Nanan Falcão e Maria Angélica Alberto
Luz: Thiago Ferradas
Artes plásticas: Mauricio Franco
Comunicação multimídia e Atuação: Lucas Alberto.
Apoio: Casarão do Boneco.

Serviço
Espetáculo teatral: Sorteio de Contos. neste sábado, 1º , e domingo, 2 de julho, às 10h, com entrada franca no Sesc Boulevard - Av. Castilho França, em frene à Estação das Docas. Informações: 91 98955.9135 ou e-mail: sorteiodecontos@gmail.com. 

Nenhum comentário: