6.6.17

Maurício Francco leva solo ao Casarão do Boneco

Fotos: Uirandê Gomes
Está de volta à cena ou melhor, em mais um casarão cultural da cidade, o espetáculo teatral "O Parto". Em sua segunda temporada, o solo de Maurício Francco utilizará o espaço cênico do Casarão do Boneco, como um útero. Íntimo e particular, a ideia é levar o público em cada espaço, paralelamente à narrativa sensorial, que segue atrás de um (Re)nascimento. A direção é de Paulo César, a iluminação de Sônia Lopes, a trilha sonora de Maércio Monteiro e a preparação corporal, de Camila Paz. Nos dias 7, 8, 9 e 10, às 20h. 

O espetáculo narra as desventuras do nascimento de um "novo" homem a partir do caos que compõem a vida. “A gente fala dos vários nascimentos que o homem tem na vida a partir de tudo o que esse homem viveu.  Nossa trajetória contém vários nascimentos e renascimentos em meio ao caos”, afirma Maurício.

A ideia surgiu após um episódio de violência urbana que o ator sofreu. Entretanto, a dor de um artista transformou-se em arte. “O medo jaz. Suas cobras, já não causam espantam as borboletas, que belas dançam”, diz em um dos poemas que compõem a exposição “Depois da Tempestade”, de autoria de Francco, utilizada como cenário em um dos espaços encenados.

Além da exposição cenário do espetáculo “Depois da tempestade” o figurino do solo também é assinado por Maurício Francco. Apesar dos  20 anos de carreira que perpassam pelo oficio de ator, diretor, figurinista, cenógrafo e artista plástico este monologo é o primeiro de sua carreira.

“Nada foi planejado, a única coisa que foi planejada era a vontade de fazer o solo, eu estava há muito tempo nessa busca, mas eu deixei muito pro universo, eu creio que as coisas vão chegando no seu tempo. Eu também não queria chamar para dirigir o espetáculo alguém que me conhecesse muito bem. Nisso o diretor PC apareceu, eu li uns textos dele e gostei. Pensei: ah um cara novo, mas eu fui muito surpreendido e pude curtir intensamente o fazer do ator”, Destaca Maurício.

O diretor em questão tem apenas 21 anos e uma extensa carreira teatral e um posicionamento crítico. Paulo César Jr Iniciou o teatro com 13 anos em Bragança, interior do Pará, cursa  licenciatura em teatro e está concluindo  o curso técnico de ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA. “O espetáculo traz essa carga da complexidade do homem. O meu desejo como encenador é explorar essa camada íntima do homem que diz respeito ao se reinventar, se recriar. E quero provocar: o que te faz renascer?”, finaliza o diretor.

Serviço
"O Parto", espetáculo de Maurício Francco. De 7 a 10 de junho, às 20h, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815. Ingresso R$ 20,00 (meia R$ 10,00). Na 16 de Novembro, 815.

Nenhum comentário: