14.6.17

Festival Latinidade recebe Arraial do Pavulagem

Foto: Tereza e Aryanne Fotografia
O mês de junho é sua morada. O Arraial do Pavulagem, que surge de um sonho há mais de três décadas, é a atração do Festival Latinidade e  festa Malagueta na Cuia, nesta sexta-feira, 16, a partir das 21h, no Espaço de Show Fiteiro/Doca. A programação abre com a banda de Benitez, formada por Bruno Mendes (bateria e percussão), Beto Taynara (contrabaixo) e Jó Ribeiro (trombone e piano).

Bruno Benitez, o anfitrião recebe Ronaldo Silva: compositor, músico e cantador, Junior Soares: compositor, músico e cantador, Marcelo Fernandes: guitarra, Rubens Stanislaw: contrabaixo, Rafael Barros: Percussão e Franklin Furtado: Percussão. 

Ao longo de 30 anos de existência, o Arraial do Pavulagem desenvolve ações de educação cultural na Amazônia que contribuem para transmitir e fortalecer o saber oral tradicional, com uma leitura contemporânea através de linguagens como a dança, a música e a visualidade cênica.

Em quase uma década de atividades, o Instituto coloca na rua seus principais projetos: os cortejos de cultura popular Cordão do Galo (janeiro), Cordão do Peixe-Boi ( no final de março), Arrastão do Pavulagem (junho) e Arrastão do Círio (outubro). Os cortejos somam-se a oficinas, palestras, seminários, pesquisas, projetos de extensão, rodas cantadas, ensaios, mostras e shows, que valorizam e propagam as manifestações artísticas da Amazônia.

Para o "Festival Latinidade", a banda traz ritmos de origem diversas que se transformaram na música latina de raiz brasileira. É xote, quadrilha, toada de boi e o carimbó, incorporando referências também de outros folguedos do Brasil.

Foto: Dah Passos
O grupo também acaba de lançar pela lei Semear, via Natura Musical, o “Arraial do Pavulagem – Livro de Músicas”, que reúne 42 composições assinadas por Júnior Soares e Ronaldo Silva, os fundadores do grupo. 

Os trabalhos foram selecionados a partir dos discos gravados da banda e transformam palavra escrita em permanência, em recurso para ampliar o acesso de estudantes e professores e toda uma geração de pessoas interessadas em percorrer com o Pavulagem essa jornada musical pelos territórios de afetos da Amazônia, porque é desse lugar e dessa natureza a música praticada pelo grupo.

A sonoridade que ecoa é um ato criativo lapidado nas experiências de parceria e pesquisa, no laço tecido na reverência aos mestres de cultura popular, cujo saber e talento inspiram o repertório do Arraial do Pavulagem.

Bruno Benitez traz repertório miscigenado

Foto: Caio Romano
Além do Arraial, Bruno Benitez também entra em cena com repertório mais tradicionalmente latinos, como o merengue, cúmbia e clássicos do cancioneiro latino. O músico também interage com o público falando sobre os ritmos, de como surgiram e como chegaram até a nossa Amazônia.

Completando 20 anos de carreira, e acumulando participações em importantes trabalhos na cena musical de Belém (dentre eles o grupo Mundo Mambo e Arraial do Labioso), Bruno Benitez segue a carreira solo e lança este ano o 2º CD, intitulado “Miscigenado”. Tal qual o título do CD, Bruno Benitez, filho de um uruguaio com uma paraense, e trará neste CD um som com sangue latino e alma amazônica.

O repertório que passeia desde a cúmbia, carimbó, até o Tango e a Salsa, vem sendo apresentado em shows e no Festival Latinidade. Bruno Benitez busca não simplesmente ter um repertório diverso, mas a criação de hibridismos sonoros que façam referência às variadas identidades culturais, que formaram não só a sua personalidade artística, mas que também são componentes culturais de uma Amazônia mestiça e globalizada, que pouco a pouco vai se descortinando para o Brasil e para o mundo.

Idealizado pela MM Produções, o Festival Latinidade tem incentivo da Lei Tó Teixeira, Prefeitura de Belém e patrocínio da Unama, instituição do Grupo Ser Educacional, a programação do festival que ainda terá mais dois shows no mês de julho.

Serviço
“Festival Latinidade” apresenta a festa “Malagueta na Cuia”, com Bruno Benitez e Arraial do Pavulagem. Nesta sexta, dia 16 de junho. Realização da MM Produções, com incentivo da Lei Tó Teixeira, Prefeitura de Belém e patrocínio da Unama, instituição do Grupo Ser Educacional. Ingresso R$ 20,00. No Espaço de Show Fiteiro (Doca), às 21h. Ingressos R$ 20,00. Mais informações: 91 3355.8668.

Nenhum comentário: