9.6.17

São Caetano de Odivelas inicia festa da Vaca Velha

A Vaca Velha,  único representante feminino do folguedo do Boi de Máscaras, sairá às ruas, afirmando as conquistas das mulheres. Vai começar neste sábado, 10, comemorando o 1o ano da associação que resgatou a brincadeira, em 2016, mas a programação vai ser realizada em outros finais de semana, até dia 27 de julho.

Vai começar mais uma festa em São Caetano de Odivelas, município paraense na região nordeste, que cultiva uma das tradições culturais únicas do país, e das mais lindas do estado do Pará. A cultura local do “Boi de Máscaras” existe no município de São Caetano de Odivelas desde a década de 1930. O uso de máscaras vem  desde sua fundação por pescadores que as utilizavam como disfarce, para não serem reconhecidos. Os encantadores pierrôs dançam e pulam ao lado dos graciosos Cabeçudos e dos desengonçados buchudos. Quem já participou da brincadeira por lá, sabe que o clima é mágico. 

A Vaca Velha surgiu na década de 1980, como parte dessa identidade cultural de São Caetano de Odivelas, criada pelos visionários Honório Chagas, Salim Gurjão Alves e Manoel de Jesus Rodrigues, mas não teve continuidade e, segundo os coordenadores da Associação Vaca Velha que a resgatou, no início de 2016, o sumiço da personagem deixou um vazio muito grande dessa cultura tão bela.

“A Vaca Velha morreu. E essa morte gerou um impacto muito grande em muitas pessoas. Significava a perda daquilo que já fazia parte da identidade cultural de São Caetano de Odivelas, gerando uma inquietação, uma lacuna que foi gerada na infância de muitos que jamais esqueceram a Vaca Velha”, diz Ivandro Farias. 

E foi justamente com esse sentimento que um grupo de amigos se reuniram para ressuscitar a Vaca Velha. Na verdade, muito mais que isso e ressuscitar parte dessa cultura, trouxe de volta muitos sonhos, que tinham sido perdidos na infância de muitos. 

“Queremos trazer uma nova proposta que não é apenas o resgate da Vaca Velha, mas também que ela traga consigo algo que venha beneficiar a comunidade Odivelense”, continua Ivandro, da Associação Vaca Velha, fundada no dia 10 de junho de 2015. “Fundamos a associação tendo como uma de suas finalidades, resgatar o folguedo Vaca Velha – Boi de Máscaras”, diz ele. “Hoje a Vaca Velha veio para ficar e se transformar em uma das maiores manifestações folclóricas de São Caetano de Odivelas”, afirma.

Após a fundação da associaão, em 10 de junho de 2015, no ano seguinte, na esma data, a Vaca Velha – Boi de Máscaras, que encantou o povo Odivelense, voltou em grande estilo, ganhando uma chegada triunfal na cidade. A ideia é criar um ritual para dar força ao resgate da Vaca Velha, a mística da natureza, suas lendas e seus encantos, contribuindo e somando na Cultura Odivelense. “Para Associação Vaca Velha o ano de 2017 será de consolidação e para isso nos planejamos uma série de apresentações e cortejos”, diz Ivandro.

De 10 de junho a 27 de julho o colorido da Vaca Velha

A programação inicia neste sábado, 10,  comemorando o aniversário da associação e resgate da Vaca Velha. No dia 17 de junho, o cortejo será de reconhecimento ao espaço conquistado pela mulher. 

“A Vaca Velha tem um dia exclusivo para elas, pois as mulheres vêm derrubando tabus, revolucionando tradições, marcando presença em lugares antes restrito somente aos homens. Grande exemplo na cultura dos bois de máscaras os “pernas” eram exclusivamente homens, hoje temos “pernas” mulheres em nossa equipe”, continua o diretor e um dos fundadores da associação.

A Vaca Velha foi criada na década de 1980, pelo grande artesão da época, Mestre Dorreis, que morava na pequena cidade de Pererú de Fátima. A vaquinha foi feita lá e trazida a São Caetano de Odivelas, de barco. No dia 25, por isso, será realizada a encenação de sua triunfal chegada na cidade. “Faremos o percurso de volta à cidade Pererú de Fátima, voltando de lá, de barco, e a Orquestra Pipirinha estará lhe esperando no porto da cidade com os Pierrôs, Cabeçudos, Buchudos e população local em uma grande festa da Cultura”, adianta Ivaldo.

No dia 2 de julho, a Vaca Velha chega em São João dos Ramos, a ilha dos sonhos onde a mesma foi recebida de forma ímpar, com a cidade toda indo para as ruas ver “que Vaca é essa que o povo todo está falando”. 

“Foi paixão a primeira vista, houve uma química entre a Orquestra Pipirinha, os brincantes, o Povo e a Vaca Velha, uma magia que nos fez, obrigatoriamente, retribuir todos os anos essa paixão do povo com a Vaca Velha e dela com o povo”, explica o dirigente.

No dia 8 de julho, tem o aguardado “Grande Encontro dos Bois”, quando todas as manifestações folclóricas e outros bois da cidade vão às ruas, numa grande celebração. Mas não pense que a festa acaba aí. Chega o verão e a programação continua, no dia 27 de julho, com encerramento junino da Vaca Velha, na Ilha dos Sonhos, abrindo o Festival de Verão, onde haverá grandes atrações musicais e culturais.

O Cortejo terá a companhia dos bois Estrela D’alva e Estrelinha, bois tradicionais da região. O Estrela D’alva de muitos anos de ilha dos sonhos, já o Estrelinha em seu primeiro ano, confeccionado para entretenimento das crianças.

Veja a programação:
  • 10 de Junho -  Aniversário Vaca Velha
  • 6h – Alvorada com a Banda Milícia Odivelense
  • 7h30 – Café da Manhã;
  • 9h – Busca do Mastro;
  • 11h – Brincadeiras com crianças, regatando “quebra pote”, “corrida de saco”, “corrida com ovo”, entre outras. Além de apresentações de quadrilhas juninas  e grupos de carimbos
  • 18h30 – Saída da Vaca Velha pelas ruas da cidade
  • 21h - Chegada na praça central de São Caetano de Odivelas  - Parabéns com bolo de dois metros.
  • 17 de Junho - Saída Especial para Mulheres
  • 25 de Junho – A boa Filha a Casa Torna
  • 02 de Julho – A Ilha dos Sonhos
  • 08 de julho – O Grande Encontro dos Bois
  • 27 de julho – Abertura do Festival de Verão da Ilha dos Sonhos

Nenhum comentário: