29.6.19

Andréia Rezende com nova coleção na Discosaoleo

Inspirada nas águas barrentas dos rios da Amazônia, sua fauna e mangues, a designer de moda, atriz e produtora Andréia Rezende lança nesta manhã deste sábado, 29, em Belém, a coleção "Correntes de Plástico". A programação conta ainda com uma instalação com recipientes plásticos e rede de pesca. A partir das 10h na Discosaoleo, espaço cultural situado na Campos Sales, próximo a General Gurjão, no bairro da Campina.

Exemplo de que é possível ajudar na conservação de vidas, com uma opção de escolha consciente em favor do planeta, pelas pessoas e pelos animais, a nova coleção de Andreia Rezende é resultado também do artigo de mesmo nome “Correntes de Plástico”, defendido na conclusão de seu curso de moda. 

A pesquisa mostrou que o descarte de material na natureza sem a devida responsabilidade, causa danos ao bem-estar de todos os seres vivos do planeta. Com ideias voltadas para o pensamento consciente em relação ao meio ambiente, o projeto apresenta uma alternativa de reaproveitamento de resíduos plásticos aplicado à moda de acessórios. 

“Correntes de Plástico” é provocativa. Propõe uma reflexão para enxergar um sistema que ajude a minimizar os efeitos negativos causados por esses resíduos na natureza, alinhando moda e o respeito aos animais. A coleção utiliza um dos materiais mais descartados em rios e oceanos: os plásticos. Para se ter uma noção da gravidade: mais de 100 mil animais marinhos morrem por ano por causa do lixo gerado pela indústria de pesca.

Além da coleção, uma instalação com recipientes plásticos e rede de pesca vai causar uma certa “inquietação” para as pessoas que estiverem presentes no evento. “A proposta é fazer com que o público se sinta sufocado, assim como os animais quando estão presos em redes de pesca” diz Andréia Rezende.

A provocação de Andréia Rezende é um apelo para que as pessoas vivam de maneira que agrida menos o meio ambiente e uma delas pode ser através dos 3Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. São ações práticas que visam estabelecer uma relação de harmonia entre consumidor e a natureza. Adotando estas práticas, é possível reduzir gastos (consumo desenfreado), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (respeito e proteção ao meio ambiente). E a moda é uma das maneiras de se engajar nesse estilo de vida mais saudável.

Serviço
A abertura da Exposição “Correntes de Plástico” é neste sáado 28, às 10h, na loja porão Discosaoleo - Tv. Campos Sales, 628, entre Riachuelo e General Gurjão. Bairro: Campinas. Entrada franca.

Nenhum comentário: