18.6.19

Cobra Venenosa lança 1o disco na festa do Casarão

Fotos: Pierre Azevedo
A festa Shows Musicais da Campanha "Do Chão ao Teto, Salve o Casarão do Boneco" reunirá várias atrações, entre elas, o Cobra Venenosa, que lança o 1o disco, trazendo o carimbó metal, pau & corda, urbano-experimental, performático e autoral. Neste sábado, 22, no Insano Marina Club, a partir das 18h. 

Criado no distrito de Icoaraci, território de efervescência do carimbó no estado do Pará, os músicos e compositores Priscila Duque e Hugo Caetano conseguiram reunir neste disco a inspiração da vivência com mestres e mestras do Carimbó de raiz paraense e a potência do protagonismo de toda uma nova geração dos batuques - do qual são parte e protagonistas, nas ações de ruas, praças, transportes coletivos, saraus, ‘mangueios’ e toda sorte de encontros.

Em 2018, contemplados pelo VI Prêmio Proex-UFPA de Arte e Cultura, iniciaram no Stúdio Z, sob a sensibilidade de Thiago Albuquerque, a gravação de seu primeiro disco, com composições de Hugo Caetano, Priscila Duque, Renato Caranã, Mestre Lourival Igarapé; além de arranjo exclusivo feito por Mestre Neves, de Marapanim (PA), banjista do grupo "Sereias do Mar" para a música "Tropical da Mata", que narra uma vivência feminina e poética genuinamente Amazônida, com letra assinada por Priscila Duque. 

Com Produção Executiva da SubVersiva Produção Cultural Independente e parceria com a Na Cuia Produtora Cultural,  este é o primeiro trabalho em estúdio do grupo. Trazendo 8 faixas autorais inéditas, acrescido de mais 5 músicas extras gravadas ao vivo ainda em janeiro de 2017, o disco tem produção musical de Hugo Caetano, Priscila Duque, Rodrigo Etnos e Ney Lima Pela Paz. 

Uma das marcas deste trabalho é que os instrumentos característicos do Carimbó Cobra Venenosa são reciclados. Curimbó feito da reutização de tubo de esgoto (PVC) por Flávio Gama e banjo feito de capacete de moto, por Ney Lima. Mestres urbanos que reinventam a cidade, transformando lixo em música tal qual os mestres dos municípios do interior reinventam a natureza, transformando-a em instrumentos orgânicos.

Outro detalhe, é que tradicionalmente o Carimbó de raiz se intitula "Pau & Corda", também por essa característica tradicional mais ligada a identidade do curimbó - pau e banjo - corda;  mas há décadas, o Carimbó mesmo de raiz já incorporou instrumentos de metal, como os sopros (sax, flauta, clarinete etc), apenas grupos muito tradicionais como "Quentes da Madrugada", de Santarém Novo (PA), e "Filhos de Maiandeua", da Ilha de Maiandeua (PA), de fato não incorporam instrumental de metal em seus arranjos e apresentações. 

A concepção do disco é inspirada na poética, musical e territorialmente no carimbó como traço de socialização e identidade paraense (e Amazônida), porém a partir da ótica de jovens com vivências da periferia metropolitana. 

"Sempre destacamos que somos filhos da selva de caos e concreto, de Icoaraci e Outeiro, da famosa 'behel'. Nosso som diz isso, nossa imagem no palco mostra isso. Nossos instrumentos são reciclados ... Por isso, quando convidei o Pierre Azevedo pra fazer o ensaio de fotos do disco, logo sugeri que fosse na minha laje, lugar onde vivo desde os 6 anos de idade e agora estou construindo meu próprio espaço cultural. O Carimbó Cobra Venenosa não precisa 'se fantasiar' de periferia (risos). Vivemos a 'dor e delícia' de sermos o que somos: artistas periféricos", comenta Priscila Duque. 

O lançamento, no Insano Marina Clube, integra a programação “Do Chão ao Teto, Salve o Casarão do Boneco", também estarão no palco, ao longo da noite, em apoio à campanha de arrecadação para reforma do Casarão do Boneco,  Matheus Moura, Jeff Moraes, grupo Tamboiaras e Bando Mastodontes.

Programação 

Mateus Moura
DJ Rapsódia
Coletivo Tamboiaras
Dj Jack Sainha
Cobra Venenosa 
Dj Jack Sainha e Dj Rapsódia
Bando Mastodontes com participação de Jeff Moraes
VJ Lobo com Video Mapping ao longo da noite. 

Serviço
“Shows Musicais” da Camapnha Do Chão ao Teto Salve o Casarão do boneco. No próximo sábado, 22, a partir das 18h. Local: Insano Marina Club (R. São Boaventura, 268 - Cidade Velha). Ingressos: R$ 20,00, na hora. Antecipado R$ 15,00 (preço único) pelo Sympla: bit.ly/SalveCdBingressos. #DoChãoaoTeto #SalveoCasarãodoBoneco #CasarãodoBoneco #reformaCdB

Nenhum comentário: