19.6.19

Ler "Altar em Chamas" a partir da Praça do Relógio

A literatura paraense em experiências pelas ruas de Belém. O projeto “Trilhas do Literário” convida o público a percorrer as ruas entre Campina e Cidade Velha, lendo poemas de João de Jesus Paes Loureiro. A ação  reúne alunos e professores da UFPA e UNAMA e demais interessados, neste sábado, a partir das 9h, com saída da Praça do Relógio, no Ver-o-Peso e segue em direção à Praça do Carmo.

LARGO DO RELÓGIO 

Há uma fonte
                   um repuxo de lendas
nesta praça cheia de horas.
Um cartucho de estrela
                            prestes a explodir.

Pelos bancos afásicos
o diálogo, entre dentes, do silêncio
                            consigo mesmo...

Do outro lado, fachadas de azulejos,
                                               os sobrados.
Sacadas e calçadas.
                            Namorados.
E a palavra amor voando de alto a baixo.

João de Jesus Paes Loureiro

O tema desta edição do projeto é o livro “Altar em Chamas”, de Paes Loureiro. O livro foi lançado em 1983, pela Editora Civilização Brasileira, com capa do artista plástico Osmar Pinheiro Jr. O objetivo é que a partir dele se faça um recorte do bairro da Cidade Velha, “epicentro poético e histórico da cidade [...] cuja antologia de poemas soube desenhar como nenhuma outra a representação contemporânea de Belém em fins do século XX”, explica o professor Paulo Nunes (UNAMA), um dos organizadores do evento,.

Ele descreve o projeto como “um modo especial de ocupar a cidade de Belém, violenta, suja, marcada pelo desprezo”. Para Nunes, a literatura, junto a outras formas de linguagem, propõe outra forma de discutir e habitar o espaço urbano. "Vamos aproveitar o período junino para comemorar esta cidade, que é de muita significação, de uma forte cultura, apesar do desprezo do poder público municipal e outros”. O evento é aberto ao público e todos estão convidados.


Criado em 2006 pelo professor Paulo Nunes no curso de Letras da UNAMA, “Trilhas do Literário” partiu do projeto de extensão “Belém da Memória: a cidade e o olhar da literatura”, este datado de 1991.   Em 2016, através da disciplina Narrativas (PPGCLC, UNAMA), o projeto passou a ser coordenado também pela professora Vânia Torres, quando esta ingressou à Faculdade de Comunicação da UFPA. O “Trilhas do Literário” se aliou então, ao projeto NarrarCidades, estabelecendo o diálogo entre Letras e Comunicação. 

Paulo enfatiza a face pedagógica do evento: “em tempos de criminalização do conhecimento, em que a educação foi escolhida como inimiga do atual governo do Brasil, estamos alertando que não desistiremos de partilhar o que aprendemos e pesquisamos com a sociedade”.

O projeto conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGLC) da UNAMA, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da UFPA, e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA.

Serviço
Projeto Trilhas do Literário. Neste sábado, 22, com concentração às 8h30, na Praça do Relógio.

(Holofote Virtual com informações da assessoria do projeto)

Nenhum comentário: