15.6.19

Edital de inovação em museus e centros culturais

Qual o futuro dos museus na era digital e seu papel na sociedade do século 21? Essas questões motivaram a criação do programa HiperMuseus, inédito no Brasil, que promove a inovação e a cultura digital no campo dos museus e centros culturais. As inscrições ficam abertas até 12 de julho, incluindo formação de profissionais para a área, seminário e laboratório. 

A ideia pioneira no país vai ao encontro com estratégias já aplicadas em grandes museus do mundo, como o MoMA, em Nova Iorque, o Van Gogh Museum, em Amsterdã, e o Louvre, em Paris. O programa vai atuar na formação de profissionais, formação de redes e desenvolvimento de novas estratégias na área digital, através de seminário, experimentação e mentorias, que serão realizados no Lab Oi Futuro e na Casa Firjan. 

Além do seminário internacional, está previsto um programa de formação interdisciplinar, através do qual, 42 profissionais de diversas áreas serão selecionados para participar do processo de inovação em cultura digital em museus e centros culturais, “Inovar em museus nos tempos atuais é cocriar soluções colaborativas, multidisciplinares e integradas às causas sociais mais urgentes. E também uma nova sustentabilidade econômica aos museus, pela cultura digital”, explica Lucimara Letelier, fundadora e diretora do Museu Vivo. Perfis mistos e diversos unirão forças para prototipar soluções conjuntas para desafios comuns em suas organizações.

Integrado a um movimento global de museus, como o We are Museums, Creative Museums e o Museo Mix, o HiperMuseus tem patrocínio da Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e da Casa Firjan, com apoio da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto Brasileiro de Museus, e do Consulado dos Países Baixos e do Conselho Brasileiro Internacional de Museus (ICOM-BR).

Com iniciativas colaborativas e inovadoras, o Oi Futuro fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo, com atuação nas áreas de educação, cultura, inovação social e esporte. O programa faz parte da linha de atuação do Oi Futuro na produção de conteúdo de referência e no estímulo à inovação no setor de museus, em que o instituto atua através do Museu das Telecomunicações – pioneiro em interatividade e gamificação – e na articulação de redes para formação de novos públicos, promovendo pesquisas, seminários e cursos. 

A Casa Firjan funciona como um núcleo de empreendedorismo e inovação, desenvolvendo cursos alinhados às novas exigências do mercado de trabalho e atividades culturais, e também como um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas, voltados para uma sociedade em constante transformação.

Em maio, o Holofote Virtual participou, no Rio de Janeiro, à convite do Oi Futuro, da ação de lançamento do resultado da pesquisa “Museus: Narrativas para o futuro”, outra iniciativa que tem como meta a inovação em museus a fim de atrair novos públicos. 

O estudo fez um raio-x desse panorama atualmente no país, e aponta tendências e desafios para repensar o papel do museu no Brasil. A partir de dados quantitativos e qualitativos foram levantados dados para projetar como os museus podem transformar o modo como influenciam a vida contemporânea, promovendo experiências que estimulem a participação ativa do público. 

Lançamento de Edital e Inscrições

Profissionais que atuam em museus, centros culturais, pessoas ativas em comunidades de cultura maker, tecnologia, especialistas em mídias sociais e cultura digital e interessados no setor cultural, social e de economia criativa são o perfil para o Laboratório HiperMuseus. As inscrições podem ser feitas, até dia 12 de julho, por meio do site www.hipermuseus.com. A divulgação dos resultados será no dia 08 de agosto e a primeira mentoria já acontece no dia 13. 

Até dezembro, serão seis encontros – incluindo um seminário aberto ao público na Casa Firjan – para prototipar projetos e soluções de relevância online, que provoquem engajamento nas redes e que tenham sustentabilidade econômica digital. O Van Gogh Museum é uma das presenças confirmadas nos seminários, e o argentino Marcelo Iniarra, profissional sênior de inovação, mobilização pública e captação de recursos, vai liderar o laboratório de inovação.

Dia 20 de agosto haverá um seminário internacional na Casa Firjan, com objetivo de inspirar e criar conexões e articulações em rede. Especialistas de diversas áreas como Tecnologias Digitais, Crowdfunding, Museus de Bases Comunitárias, Captação Online, Cultura Maker, Novas Economias, Movimentos Sociais digitais, vão debater os espaços dos museus e como criar novas realidades para sua atuação social e digital. Van Gogh Museum, Museu do Amanhã, Museu de Favela (MUF), Museu das Telecomunicações e Benfeitoria, Movimento Nossas estão confirmados.

“Para a maioria dos visitantes, o primeiro contato com o museu é digital! E engajá-los nas redes requer técnicas que envolvem empatia, emoção autenticidade e afeto”, relata Martijn Pronk, Diretor de Comunicação Digital do Van Gogh Museum, que está entre os cinco museus de arte no mundo que mais engaja digitalmente, com 2 milhões de seguidores no Facebook, e que virá ao Brasil pela primeira vez a convite do HiperMuseus.

HIPERMUSEUS:

  • 11 de junho a 12 de julho - Inscrições no Edital (www.hipermuseus.com)
  • 20 de agosto – Seminário Internacional – Casa Firjan
  • 20 a 23 de agosto – Laboratório de Inovação
  • Agosto a dezembro – Mentorias Lab Oi Futuro

Nenhum comentário: