15.6.19

Cabo Verde recebe o show “sem chumbo nos pés”

Naldinho Freire no show "sem chumbo nos pés"
Foto: Camila Figueredo
Depois da estreia e intercâmbio com os músicos cabo-verdianos Mario Lucio e Manuel di Candinho, em Belém, chegou a vez do show “sem chumbo nos pés” levar alguns paraenses à Cabo Verde. A comissão segue nesta terça-feira, 18, ao país africano, com o compositor paraibano Naldinho Freire. 

Além dos músicos Lucas Torres (guitarra) e Juliana Salgado (baterista), integram a comissão, o Prof. Dr. Paulo Pinto, vice-diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA e o produtor e empresário da área musical, Na Figueredo, da Gravadora Na Music. O guitarrista e a baterista fazem com o cantautor Naldinho Freire, o lançamento do álbum “sem chumbo nos pés”, no dia 21, às 20h, na cidade de Praia, capital cabo-verdiana situada na Ilha de Santiago.

O concerto será realizado no Centro Cultural Português, tendo participação dos artistas Mario Lucio, Manuel di Candinho e do Rapper James Tha Costa, que gravou no álbum, a canção “Hoje não, nada De Tv” (Naldinho Freire/ Álvaro Maciel), cantada por Gláfira, no lançamento em Belém, no último dia 9 de maio, no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, que contou ainda com outros artistas paraenses.

O projeto, no Pará, recebeu recursos de emenda parlamentar do Dep. Federal Edmilson Rodrigues em convênio com a UFPA, sendo coordenado pela Profª Drª Sílvia Helena – FACTUR/ EMPACTUR, o que oportunizou a vinda do violonista, pensador e escritor Mario Lucio e do guitarrista Manuel di Candinho a Belém, onde participaram de um seminário na UFPA e do Encontro Do Funaná à Guitarrada, realizado no Núcleo de Conexões Na Figueredo, nos quais houve momentos de intensa troca de experiências culturais.

Expectativas com encontros no palco e na UNICV 

Manuel di Candinho e Mário Lucio, participações em Belém.
Foto: Camila Figueredo
Em Cabo Verde, a comitiva paraense também participará de um encontro com a Reitoria da Universidade de Cabo Verde, com o objetivo de dar continuidade ao intercâmbio turístico-cultural entre o Brasil e Cabo Verde. Entre as expectativas estão não só concretização das ações em Belém, mas o fortalecimento e extensão desse intercâmbio entre o Pará e Cabo Verde.

“Estamos pensando não só na parte cultural, mas no que se refere ao lado turístico entre os dois países, focando as riquezas gastronômicas, passeios e sim, a cultura do Pará. Vamos estreitar os laços da UNICV e a UFPA, e espero que desse encontro possamos proporcionar que outras ações sejam firmadas entre as duas universidades, não só diretamente ligada à academia, mas que se possa chegar à comunidade em geral”, diz Naldinho Freire, que segue em Cabo Verde.

O músico também espera que desse momento se façam conexões musicais, a partir do encontro entre a Na Music, que lança muitos artistas paraenses, com a Lusafrica, gravadora cabo-verdiana que produz artistas importantes da África, e cuida da obra de Cesaria Évora, e da distribuição da obra da cantora Lura, entre outros. 

Lançamento em Belém teve várias participações paraenses.
Foto: Camila Figueredo
“A ideia é fazer essa conexão com a Atlantic Music Export, a AME, a feira de música que realiza um grande festival no mês de abril em Cabo Verde. Estive lá este ano com esse trabalho, ainda não era disco, e ano que vem esperemos que mais artistas paraenses possam também participar. Então, acredito que teremos grandes momentos, não só no palco”, conclui.

Naldinho Freire fará mais dois concertos em Cabo Verde. Um deles no Espaço Quintal da Música, na cidade de Praia, no dia 27, e outro na Sala de Concertos do Centro Cultural de Mindelo, na Ilha de São Vicente, no dia 30. Nas duas ocasiões, ele estará com o guitarrista Manuel di Candinho. Na Ilha de São Vicente, ele também participará, no dia 29, de uma Roda de Conversa com artistas mindelenses, no Espaço Bombu Minino Acústico, ampliando a proposta de intercâmbio cultural.

Nenhum comentário: