3.6.19

Arquivo Público na 3ª Semana Nacional de Arquivos

O evento intitulado “Desenhando Arquivos” é realizado em instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo paísEm Belém, o Arquivo Público do Estado (APEP) realiza três ações nesta quarta (4) e quinta-feira (5). 

O objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos, a Semana Nacional de Arquivos é promovida pelo Arquivo Nacional (AN) e Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB),

Na capital paraense, o público que visitar o Arquivo Público do Pará nestes dois dias (4 e 5) vai conhecer os serviços técnicos desenvolvidos no Arquivo Público, através de uma exposição e documentos que passaram pelo Laboratório de Preservação e Conservação, também de documentos digitalizados, assim como de transcrições desenvolvidas pelo Setor de Pesquisa.

Além de desafios, como a transcrição de documentos, prêmios e visitas guiadas, também será realizada uma oficina de manuseio de documentos históricos, dada pelo técnico do Arquivo Público, João Lopes, gratuitamente.

A instituição, hoje com 118 anos, se consolidou como um dos principais locais de pesquisa do meio acadêmico. São cerca de 4 milhões de documentos que abrangem os períodos colonial, imperial e republicano, tornando essa documentação extensa e ímpar. 

É possível compreender, a partir desse acervo, por exemplo, a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas, os conflitos e revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais nos últimos quatro séculos.

Programação
  • 9h às 14h - Exposição dos serviços executados pelo Arquivo Público do Estado do Pará na sua documentação histórica. 
  • 10h às 11h - Oficina de manuseio de documentos históricos.
  • 9h às 13h - Visitas guiadas e desafio de transcrição de documentos

Serviço
A 3ª Semana Nacional de Arquivos "Desenhando Arquivos". Dias 4 e 5 de junho no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), numa realização da Secult-Pa. Na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio) - Campina. Informações: (91) 4009-4350.

Nenhum comentário: