Os quatro curta-documentários produzidos nas oficinas de Introdução ao Audiovisual de Melgaço e Breves devem estrear na Mostra que será exibida totalmente online pela plataforma de Streaming Amazônia Flix (https://amazoniaflix.com.br/ ). “A ideia é apresentar aos jovens ribeirinhos este tipo de produção de modo que possam descobrir novas oportunidades e entender outros contextos da realidade que os circunda através do audiovisual” explica Denise Cardoso, coordenadora do Projeto.
Os alunos tiveram a chance de ter aulas com produtores, filmarkers e realizadores experientes que mesmo com as limitações impostas pela pandemia, conseguiram efetivamente aproximar a população ribeirinha do Cinema e da Fotografia através Rodas de Conversa com convidados especiais, do Brasil e de fora do país, e de oficinas de Fotografia e de Introdução ao Audiovisual (todas em modo online).
A Abertura Oficial da Mostra, com os integrantes da equipe, será às 17h do dia 22 pelo canal do Youtube do Projeto Cinema no Marajó. com o encerramento deve reunir Logo em seguida, às 18h, segue uma Roda de Conversa com Jorane Castro, Evandro Medeiros, Jorge Bodanzky, Alexandre Nogueira, Zienhe Castro, Chico Carneiro, Francisco Weyl e Felipe Pamplona (todos com filmes sendo exibidos na Mostra).
As Rodas de Conversa vão até dia 25/07 sempre com realizadoras e realizadores dos filmes em exibição.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22
17h - Abertura da Mostra e apresentação do Projeto Cinema no Marajó.
18h - Roda de Conversa (via plataforma ZOOM) com os diretores dos filmes que serão exibidos na Sala Rio Laguna com: Jorane Castro, Jorge Bodanzky, Evandro Medeiros, Alexandre Nogueira, Francisco Weyl, Zienhe Castro, Chico Carneiro, Felipe Pamplona.
Dia 23
18h - Roda de Conversa com os diretores e as diretoras dos curtas-documentários exibidos na sala Rio Parauaú, que foram realizados durante o Projeto Cinema no Marajó.
Dia 24
18h - Roda de Conversa com José da Silva Ribeiro, Maria Alice Carvalho, Marcio Crux, Fernanda Campos, Sofia Carvalho e Denise Cardoso e Alessandro campos sobre os curtas produzidos durante o projeto “Um Salto a Melgaço: do Minho ao Amazonas - 2019/2020” exibidos na Sala Rio Anapú.
Dia 25
18h - Roda de Conversa com os jovens diretores dos filmes exibidos na Sala Rio Pracaxí com Maria Alice Carvalho.
Filmes dos alunos
A arte de se reinventar todos os dias
Sinopse: Trabalhar na rua para sobreviver exige muita criatividade além força de vontade. Este documentário nos apresenta a rotina de dois destes profissionais que encaram os desafios deste tipo de ocupação em plena pandemia. Este curta-metragem é resultado da Oficina de Introdução ao Audiovisual realizada de modo virtual aos moradores de Breves do Marajó entre os dias 11 a 15 de maio de 2021.
Classificação: LIVRE | Duração: 00:05:00 | Ano de produção: 2021 | País de produção: Brasil PA | Direção: Tamires dos Santos e Taiane Santos.
Ficha Técnica: Roteiro: Jaqueline Brito Sanches, Taiane Santos e Tamires dos Santos |Fotografia: Andréa dos Santos, Jaqueline Brito Sanches, Taiane Santos e Tamires dos Santos |Som Andréa dos Santos e Jaqueline Brito Sanches |Produção: Tamires dos Santos e Taiane Santos
A gota d'água
Sinopse: Este documentário mostra as dificuldades em se conseguir água potável na cidade de Breves/Marajó, apresentando alguns de seus moradores e seus dramas diários. Este curta-metragem é resultado da Oficina de Introdução ao Audiovisual realizada de modo virtual aos moradores de Breves do Marajó entre os dias 11 a 15 de maio de 2021.
Classificação: LIVRE | Duração: 00:08:00 | Ano de produção: 2021 | País de produção: Brasil PA | Direção: Andressa Gonçalves.
Ficha Técnica: Roteiro: Gilvandria Almeida |Fotografia: Andressa Gonçalves e Rosilene dos Santos |Produção: Rosilene dos Santos e Max Kelvin Vasconcelos
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário