19.7.21

Rádio Margarida festeja 30 anos com cortejo e live

A Rádio Margarida está completando este ano, 30 anos de atuação na defesa dos direitos humanos na Amazônia. Para celebrar a data, a ONG realizará uma programação especial com live artística, nesta terça-feira, 20 de julho. Haverá cortejo cultural e uma live!

A circulação pelas ruas de Belém vai contar com  um dos seus maiores símbolos: o Margaridinha, ônibus histórico da 2ª Guerra Mundial que esteve presente na primeira aparição pública da Rádio, em julho de 1991. Toda a programação respeitará os protocolos de segurança em saúde, em virtude da pandemia.

Para relembrar a primeira saída em 1991, no dia 20 de julho, o ônibus Margaridinha circulará pelo complexo do Ver-o-Peso, com participação de arte-educadores, dançarinos e bonecão mascote, uma trupe semelhante à que estava na primeira apresentação da ONG. Parte do elenco irá dentro do ônibus, e outra parte irá acompanhando do lado de fora. O cortejo não fará apresentações fixas para não provocar aglomerações. 

Além disso, será realizada também no dia 20 uma live com programação artística, incluindo apresentação teatral, teatro de bonecos, música e depoimentos de pessoas que fazem parte da história da Rádio Margarida. O evento será transmitido pelo canal da ONG no YouTube.

Para Osmar Pancera, fundador da Rádio Margarida, o objetivo da programação é dar visibilidade ao trabalho da ONG, importante para a garantia dos direitos humanos na nossa região, e marcar esta data em que foi feita a sua primeira ação, quando o ônibus Margaridinha circulou de Belém até a ilha de Mosqueiro levando uma concepção artística de um radioteatro ambulante. 

Ao longo dessas 3 décadas de história, a ONG realizou dezenas de projetos e produziu centenas de conteúdos educativos, a maior parte deles disponíveis no seu portal e canal do YouTube. Entre 2018 e 2019, visitou mais de 100 municípios no Estado do Pará. 

Agora, em 2021, realizou uma campanha para o município de Tucumã-PA voltada para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, um dos temas mais trabalhados pela ONG. E também realiza no Marajó, em parceria com o UNICEF, o projeto Awuré Ubuntu, que tem como objetivo criar subsídios para o enfrentamento da violência sexual e do trabalho infantil nas cidades de Curralinho, Melgaço e Breves. 

Sobre a Rádio Margarida

Com o objetivo de promover os direitos humanos e, de maneira especial, o de crianças e adolescentes na Amazônia, a ONG busca levar informação, cultura e cidadania para as diferentes comunidades da nossa região. 

Com uma técnica própria de trabalho, o Método de Educação Popular – Rádio Ação, a Rádio utiliza as linguagens artísticas (teatro, teatro de bonecos, palhaço, brincadeiras, música) e os meios de comunicação social (audiovisual, impresso e digital) para sensibilizar e educar crianças, adolescentes e adultos de forma lúdica e acessível.

Alguns dos temas trabalhados pela ONG são: violência sexual contra crianças e adolescentes, trabalho infantil, violência doméstica contra crianças e adolescentes, bullying, drogas, educação, saúde, cultura e meio ambiente. Alguns dos conteúdos educativos produzidos já tiveram circulação nacional, como a série de vídeos produzidos em parceria com o MEC em 2008.

Ônibus “Margaridinha”

O “Margaridinha” é um veículo que remonta à 2ª Guerra Mundial e fazia parte de uma frota doada pelo exército suíço para instituições religiosas. Ele pertencia à República do Pequeno Vendedor (que deu origem ao Movimento de Emaús) e serviu, durante anos, como meio de transporte a muitos meninos e meninas em situação de rua.

Adquirido posteriormente pela Rádio Margarida, o ônibus foi todo reformado e esteve presente na primeira aparição pública da ONG, realizada no dia 20 de julho de 1991, num percurso que foi de Belém a Mosqueiro. Desde então, sempre levou arte, cultura, informação e educação para a capital e o interior do Estado do Pará. Durante algum tempo, esteve parado por problemas técnicos e falta de recursos para restauro. Mas no Círio de 2020, o veículo retornou às ruas de Belém numa ação que levou teatro e música pelas ruas da capital paraense.

Programação

Dia 20 de julho – Terça-feira

12h – Cortejo Artístico Cultural no Ver-o-Peso

Concentração: 11h em frente ao Sesc Boulevard

Após cortejo no Ver-o-Peso, o ônibus circulará por algumas ruas e avenidas de Belém.

19h – Live Comemorativa

19h00 – Abertura: Palhaço Claustrofóbico + Boneco Padre Bruno

19h05 – Videoclipe 30 anos (Asas da imaginação) 

19h10 – Depoimento Osmar Pancera (fundador da Rádio Margarida) - o início da história

19h20 – Espetáculo teatral “Domador e seus animais nada abestados” (teatro de bonecos)

19h30 – Apresentação musical com Renato Torres (música “Sorriso”)

19h35 – Apresentação do palhaço Claustrofóbico e do personagem Super ECA

19h40 – Depoimentos Carmen Chaves e Eugênia Melo (cofundadoras da Rádio Margarida) - projetos e prêmios

19h50 – Apresentação musical com Melyssa Albuquerque e Luciano Lira (música “Redução da maioridade penal”)

20h00 – Vídeo com depoimentos sobre a Rádio Margarida

20h05 – Espetáculo teatral “Árvore” (teatro de bonecos)

20h10 – Apresentação do palhaço Claustrofóbico e do boneco Vovô Osvaldinho 

20h15 – Depoimento Nayara Lima - O que nos move a continuar?

20h20 – Encerramento – Agradecimento com participação da bonecona Olímpia

Para saber mais:

Site: www.radiomargarida.org.br

Instagram: @radiomargarida

Facebook: facebook.com/radiomargaridaong

Youtube: youtube.com/radiomargaridaong


Nenhum comentário: