23.10.18

Mais "Sinfonias de Inclusão" para a melhor idade

O “Sinfonias de Inclusão” realiza mais uma ação na terça-feira, 30,  no Theatro da Paz. Na semana passada, participaram  90 pessoas vindas do Centro Especializado para a População de Rua - Centro Pop,  destinado à população que mora ou sobrevive na rua, e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Barreiro e do Aurá, em Ananindeua. 

"Foi uma grande surpresa ver o entusiasmo dessas pessoas. Percebemos o quanto essa camada da população esta carente e precisa de acesso a cultura", diz Carmane Ribas, que coordena a ação. Na próxima semana, terça-feira, dia 30, o “Sinfonias de Inclusão” vai receber mais 90 pessoas idosas, para assistir a uma contação de histórias sobre o teatro e a um ensaio da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. 

O projeto, que tem apoio do Banco da Amazônia e Governo do Estado, iniciou em maio deste ano e já recebeu turmas de alunos do Instituto Felippe Smaldone, da Unidade Técnica José Álvares de Azevedo, como uma iniciativa  de levar públicos que comumente não têm acesso à espaços públicos de cultura , alguns nunca tendo antes sequer entrado no Theatro da Paz. Na ultima terça-feira, Maria Rodrigues, 50, do Aurá, ficou emocionada. 

“Sou de Fortaleza e moro há 20 anos em Belém e por incrível que pareça é minha primeira vez no Theatro da Paz, gostei muito da orquestra, e o espaço, o prédio, foi o que mais me chamou atenção”, contou. José Viana Rodrigues, 83, também pisou pela primeira na casa de espetáculos. 

“Nunca tinha visitado o Theatro da Paz, fiquei impressionado com a orquestra e com a quantidade de músicos, gostei bastante da experiência de estar aqui”, revelou, durante visita coordenada pela produtora cultural, Carmen Ribas, idealizadora do projeto.

Em ambos os Centros de Referência de Assistência Social, que são unidades da Prefeitura de Belém são desenvolvidas atividades de educação social e arte educação, com o objetivo de fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

Por meio de uma metodologia de visitação inclusiva própria, o "Sinfonias de Inclusão", realização é do Governo do Pará, por meio da Secult e Academia Paraense de Música, com apoio do Banco da Amazônia,  vai funcionar este ano como um projeto piloto que pretende estabelecer e oferecer um ambiente de musicalização e arte acessível, capaz de estimular e aguçar diferentes experiências sensoriais.

Serviço
Sinfonias de Inclusão. Na próxima terça-feira, 30, das 9h às 11h, no Theatro da Paz. 

Nenhum comentário: