16.10.18

Direitos autoriais e muito tecnobrega na Alemanha

A Gang do ELetro com nanna Reis.
Fotos: Marcel Arêde.
A Gang do Eletro faz show especial, com Nanna Reis, neste sábado (20), no festival “100 years of Copyright”, alusivo aos 100 anos de direitos autorais, em Berlim, na Alemanha. O repertório traz versões de canções do Daft Punk, duo gringo de música eletrônica, com a peculiar sonoridade das batidas eletrizantes do tecnobrega.

O show exclusivo, montado sob encomenda para o festival alemão, faz uma releitura com a pegada única e regional da Gang. Sucessos dos DJs franceses, tais como “Get Lucky” e “Lose Yourself to Dance” e “One More Time”, por exemplo, foram escolhidos para compor o repertório. A boa notícia para quem curtiu a proposta é que após apresentação no evento alemão, a primeira apresentação desse show no Brasil será no dia 2 novembro, no Festival Se Rasgum, em Belém.

Com a nova formação da Gang, o DJ Waldo Squash e os cantores Will Love e Marcos Maderito convidam uma vocalista para somar nos shows. Desta vez, a cantora Nanna Reis foi a convocada para a apresentação especial na Europa. “Convidamos Nanna para esse projeto pelo talento e por sua performance nos palcos. Conversamos e concluímos que ela é a cantora ideal pra fazer esse show com a gente”, conta Squash.

Foram poucos meses de ensaios para escolher as canções da dupla francesa que mais se encaixam com as batidas do Tecnobrega. Um figurino foi produzido especialmente para o show. “Daqui a pouco o Daft Punk vai tocar as músicas da Gang do Eletro”, brinca Maderito.

O Daft Punk é um dos grandes influenciadores para o som que a Gang faz. Em sua música, os paraenses utilizam a referência da dupla de DJs para compor alguns timbres do Tecnobrega. Além deles, há influência de outros nomes, como Benny Benassi. E esta não é a primeira vez que a Gang do Eletro pisa em território alemão. 

A primeira experiência, em 2012, Waldo foi convidado para discotecar em um festival a convite do DJ italiano Daniel Haaksman. Radicado em Berlim, ele atua como produtor musical e pesquisador da música da periferia pelo mundo. “Esta já é a terceira vez que a Gang se apresenta na Alemanha. Recebemos o convite do Daniel pelo Facebook, trocamos várias mensagens e aceitamos o desafio. Estamos bem felizes em, mais uma vez, levar o Tecnobrega para o mundo”, diz Waldo.

Gang do Eletro – Formada em 2008 com o intuito de se apresentar em festas de aparelhagem, a Gang foi além e conquistou as pistas da cena alternativa do Brasil e do mundo. Com batidas que não deixam ninguém ficar parado, com figurinos que chamam atenção do público e das performances no palco, eles participaram de importantes eventos nacionais e internacionais, tal como a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

Nanna Reis – Cantora e compositora, Nanna Reis é umas das vozes mais representativas da nova música feita no Pará. Estreou nos palcos em 2010 e já coleciona prêmios em festivais dentro e fora do Estado. Atualmente, a paraense trabalha no seu novo projeto autoral, onde apresenta suas composições imersas na ancestralidade, misticismo e tambores amazônicos. O CD “Mestiça” traz canções que falam sobre ser mulher, ser nortista, ser artista na Amazônia e empoderamento.

Serviço
O Festival “100 years of Copyright” ocorre de 18 a 21 de outubro, na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim, na Alemanha. Acesse a programação completa no site: www.hkw.de/en/copyright

Nenhum comentário: