19.10.18

Se Rasgum: inscrições para o Music On The Table

Carol Alzuguir, gerente de gravadoras e artistas. 
10 atividades, de 30 de outubro e 2 novembro, no Casarão Floresta Sonora e loja Na Figueredo. As inscrições para os workshops devem ser feitas no site do Festival. As demais programações são livres. O Festival Se Rasgum tem patrocínio máster da Natura Musical e Oi, através da Lei Semear, do Governo do Estado do Pará.

A programação do MOTT é paralela aos shows da 13ª edição do Festival Se Rasgum, que este ano ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro, no Ziggy Club, e entre os dias 1 a 3 de novembro, no Insano Marina Club. De acordo com Marcelo Damaso, um dos organizadores do Festival, o MOTT tem o objetivo primário de fomentar o mercado de música local. “Nossa missão enquanto Festival não é só colocar show em cima do palco. Essa programação é importante tanto para a formação como o aprimoramento de profissionais da música já inseridos na área”, ressalta. 

Um dos destaques da programação é o workshop “Minas no Estúdio”, ministrado por Alejandra Luciani, engenheira de som do Red Bull Station Music Studios. Voltado exclusivamente para mulheres, o workshop tem como objetivo abordar os processos de gravação e mixagem dentro de um estúdio, de princípios teóricos dos fundamentos do som até o processamento dessas técnicas. Alejandra, que já ministra a oficina Brasil afora, procura com ela equilibrar a participação feminina dentro de um meio onde homens têm presença majoritária.

Alejandra Luciani, do Red Bull Station Music Studios.
Outra programação imperdível dentro do Music On The Table é a masterclass “Melhorando sua performance no Spotify”, com Carol Alzuguir, gerente de Gravadoras e Artistas da Spofity Brasil. 

O público terá a chance de aprender melhor sobre o funcionamento da plataforma e também os caminhos a seguir para melhorar sua performance no streaming de música e atingir mais público. O Spotify é hoje a plataforma de distribuição de música, podcasts e vídeos mais popular do mundo e um dos principais meios digitais de divulgação de artistas.

Entre as palestras para o grande público está o painel “Reino Unido em Terras Brasileiras: apresentando intercâmbio do programa Pontes”, sobre a parceria entre os institutos Oi Futuro e British Council que está trazendo a festivais brasileiros atrações britânicas para residência artística no Brasil, a fim de gerar troca de experiência profissional. É o caso da banda AK/DK, uma das atrações internacionais do Festival Se Rasgum este ano. 

O grupo se apresentará e entrará em estúdio com o duo audiovisual paraense Uaná System. Durante o painel, o público conhecerá o programa e saberá como participar do edital de seleção de novos festivais para sediar os artistas. Os participantes do painel serão Luciana Adão (Oi Futuro), Sabrina Candido (British Council) e Marcelo Damaso. 

O mercado do vinil também será tema da programação com a mesa “Brasil Long Play: o mercado de vinil no Brasil”, com a participação de representantes de selos de vinil pelo país como Michel Nath (Vinil Brasil), Ariel Fagundes (Noize Club), Leo Bitar (Discosaoleo) e Ná Figueredo. Os participantes irão discutir as dificuldades e os novos rumos da produção da mídia em vinil, que vem se mostrando resistente mesmo com o consumo em massa de música por streaming.  

Music On The Table (MOTT):

Terça (30/10)
Workshop “Minas no Estúdio”, com Alejandra Luciani (Red Bull Music Studios). Local: Casarão Floresta Sonora. Dias 30 e 31/10. De 14h às 18h. Inscrição prévia.

Painel “Desenrolando a Música Autoral: empreendedorismo na carreira musical independente”, com Arthur Espíndola. Local: Na Figueredo. Às 17h. Entrada franca.

Workshop “Marketing Digital para desenvolvimento de carreira”, com Fil Alencar e Gus Aguiar (Urtiga). Local: Na Figueredo. Às 19h. Inscrição prévia.

Quarta (31/10)
Masterclass “Melhorando sua performance no Spotify”, com Carol Alzuguir (Head Labels & Artists Brasil). Local: Na Figueredo. Às 14h. Inscrição prévia. 

Rodada de Negócios da Música Paraense com Mancha (Casa do Mancha e Festival Fora da Casinha - SP), Bina Zanetti (Festival Psicodália - RS), Camila Rodrigues e Márcio Caetano (Centro Cultural Dragão do Mar - CE), Toni Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos), Mari Martinez (Festival Morrostock - RS) e Ariel Fagundes (Revista Noize). Local: Na Figueredo. Às 17h. Entrada franca.

Palestra “Tecnologia aliada ao Entretenimento: Uso de dados na gestão de eventos”, com Karla Megda (Sympla). Local: Na Figueredo. Às 19h. Entrada franca.

Quinta (01/11)
Painel “Reino Unido em Terras Brasileiras: apresentando o intercâmbio do programa Pontes”, com Sabrina Candido (British Council), Luciana Adão (Oi Futuro) e Marcelo Damaso (Festival Se Rasgum). Local: Na Figueredo. Às 15h. Entrada franca. 

Mesa “Novos caminhos da música: os editais da Natura Musical e Oi Futuro”, com Luciana Adão (Oi Futuro) e Beatriz Araújo (Natura Musical). Local: Na Figueredo. Às 17h. Entrada franca. 

Sexta (02/11)
Mesa “Play, Like anda Share: a música em novos canais da internet”, com Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola), Toni Aiex (Tenho Mais Discos Que Amigos) e Carol Pascoal (Trovoa Comunicação. Local: Na Figueredo. Às 15h. Entrada franca. 

Mesa “Brasil Long Play: o mercado de vinil no Brasil”, com Michel Nath (Vinil Brasil), Ariel Fagundes (Noize Club), Leo Bittar (Discosaoleo) e Ná Figueredo. Local: Na Figueredo. Às 17h. Entrada franca. 

Nenhum comentário: