9.10.18

Animação: guitarrada de Mestre Vieira na TV Brasil

A TV Brasil começa a exibir nesta sexta-feira, 12, Dia das Crianças, a série de animação “Os Dinâmicos”, inspirada nas músicas e trajetória do grupo Vieira e Seu Conjunto, formado no final dos anos 1970, por Mestre Vieira, o criador da guitarrada paraense. A exibição segue de 15 a 19, às 13h10, e no domingo, 21, às 15h15..

Produzida com equipe de profissionais paraenses, a obra é inspirada nas músicas e trajetória do grupo Vieira e Seu Conjunto, formado no final dos anos 1970, por Mestre Vieira, o criador da guitarrada paraense. Na animação eles tocam um ritmo original e contagiante, animam festas e também guardam um segredo. Possuem super poderes e se transformam em Os Dinâmicos com a missão de cuidar das crianças, da floresta e da cidade em que vivem. 

Os personagens foram inspirados nos músicos reais e além de Mestre Vieira, que faz a Milagrosa, a guitarra mágica funcionar, temos Dejacir Magno (vocal), Lauro Honório (guitarra base),Idalgino Cabral (baixo) e Luis Poça (tecladista). Na vida real, o grupo estava há 37 anos sem tocar juntos, quando se reencontram em 2011 e resolvem fazer shows, desta vez como Mestre Vieira e Os Dinâmicos, o nome antigo do grupo.

Nesta sexta e no domingo serão exibidos os 2 primeiros episódios. "Esse Bode dá Bode" é inspirado na música Melô do Bode, sucesso do segundo LP de Vieira e Seu Conjunto que estourou nas paradas de sucesso no nordeste, vendendo mais de 300 mil cópias.

Na história animada, o grupo é chamado para fazer um show no Ceará, mas chegando lá se descobre que não havia show e que na verdade fora uma criança  que estava sendo assombrada pelo terrível Cabra Cabriola, quem os chamou para salvá-la. Os Dinâmicos enfrentam o encantado e resolvem o problema. 

No segundo episódio navegamos pelo universo das nossas lendas, mas trouxemos à tona "A Impostora", uma bruxa americana travestida de Matinta Pereira que vem para Amazônia praticar suas bruxarias. E ainda prendeu uma criança para lhe servir de escravo. Os Dinâmicos chegam e botam ela para correr. A Matinta agradece. 

Costumes e questões da Amazônia

No episódio "Pernas pra que te quero", temos uma questão com a derrubada da floresta. Já o  tráfico de animais silvestres é tratado no episódio "Uma Boquinha", e ainda o hilário episódio da 'goumertização' do nosso açaí, no episódio "Dragão Engolidor de Açaí". E por aí vai.

O mote, de modo geral, é uma criança em perigo, que chama Os Dinâmicos para ajudá-la. Na casa da árvore, onde estão ensaiando, o sonar toca e a guitarra Milagrosa é acionada transformando-os em super-heróis. Guitarreiro (Mestre Vieira), Spectro (Idalgino), Ciclone (Lauro), Alado (Dejacir), Trakitana (Poça) e Aprendiz (Batera), que se envolvem em aventuras que revelam, através do mágico universo da animação, as características, o linguajar, costumes e lendas da Amazônia.

"Não está retratado na série um personagem real importante da história da guitarrada que é Cassiano Pereira, o baterista, o cara que inventou 'o molho da guitarrada'. Não cheguei a conhecê-lo. Nos mais de 10 anos de carreira do grupo, foram 14 LPs gravados e um sucesso estrondoso no nordeste, na década de 1980, com guitarradas que traziam letras, como as lambadas da Baleia, do Curupira, do Mapinguari, todas elas inspiradoras para a nossa série, como você verão", diz Luciana Medeiros, da produção da série.

Equipe de profissionais paraenses

Elenco principal (Apce Stúdio, 2016)
Trazendo ainda como referência as animações dos anos 1970 e 1980, com séries animadas de aventura de heróis e suas bandas musicais, Os Dinâmicos foi toda produzida em Belém, com exceção do serviço de acessibilidade, feito por um estúdio no Rio de Janeiro.

O projeto de financiamento da série foi aprovado pelo Edital Prodav-8/2014 – TVs Públicas, com realização da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. A Direção de Arte conta com a experiência de Cássio Tavernard (A Turma da Pororoca) e na equipe e direção de animação, Gustavo Medeiros, Eliezer Aido e todos os demais animadores que fizeram parte do processo, pelo Muirak Studio.

A direção é de Afonso Gallindo e Luciana Medeiros, que também assina o argumento e a pesquisa. O roteiro é de Adriano Barroso, com a colaboração de Mariana Paz. A gravação dos diálogos foi feita no Ápice Stúdio. O desenho e finalização de som é de Victor Jaramillo, na primeira fase, e de Leo Chermont e Dan Bordallo - Estúdio Floresta Sonora-, na segunda e na fase final.

No elenco grandes atores paraenses, como Marton Maués, Henrique da Paz, Lucas Alberto Cunha, Mário Filé e Leoci Medeiros, que fazem respectivamente as vozes de Mestre Vieira (Guitarreiro), o mentor da turma, Lauro (Ciclone), o guitarra base da banda, Poça (Trakitana), o tecladista; Batera (Aprendiz), o baterista; e Dejacir (Alado), o vocal; além do baterista e produtor Carlos Canhão Brito, que faz as vozes de Idalgino (Spectro), o baixista.

A série também contou com Adriana Cruz, Ester Sá e Astrea Lucena, que fizeram vozes de personagens que contracenam com no elenco principal, além de Luan Medeiros Weyl, Lucas Tavernard e João Pedro Pinheiro Bittencourt, que gravaram as falas das crianças da série.

"Houve outras pequenas participações também de voz do restante da equipe, como a voz de Cássio Tavernard, no episódio "Monstrinho de Estimação", enquanto Carlos Brito além de ser voz de Idalgino/Spectro, também gravou todas as 13 aberturas. Eu gravei a fala de uma menina. Todos nós nos divertimos de certa forma fazendo a série, principalmente nestes momentos em que estivemos com os atores. Cada fase é interessante. Nunca havia feito nada com animação. Aprendi muito e gostei, queremos muito que as pessoas assistam e torcemos para que gostem", finaliza Luciana.

Como ver na TV Brasil

Nas regiões onde não é exbida no mesmo horário ou período a programação da Tv Brasil pode ser vista pelas operadoras de TV por assinatura – SKY (Canal 23 - DTH), CLARO TV (canal 9 - DTH), GVT (canal 234) e NET ( canal 531 - em HD). 

FICHA TÉCNICA
Série Os Dinâmicos
13 episódios - 5 minutos

Elenco de vozes principais
Carlos Brito Jr.  - Idalgino - Spectro
Henrique da Paz - Lauro - Ciclone
Leoci Medeiros - Dejacir - Alado
Lucas Alberto Cunha - Poça 
Mário Filé - Batera - Aprendiz 
Marton Maués - Mestre Vieira - Guitarreiro

Elenco de vozes secundárias (fundamentais)
Astrea Lucena
Ester Sá
Luan Weyl
Lucas Tavernard
João Pedro Pinheiro Bittencourt
Argumento
Luciana Medeiros
Roteiro
Adriano Barroso
Colaboração: Mariana Barroso (colaboração)

Direção
Afonso Gallindo
Luciana Medeiros

Direção de Animação
Cássio Tavernard

Estúdio de Animação
Muirak Studio LTDA

Finalização de Som e Desenho Sonoro
Victor Jaramillo + Leo Chermont, Dan Bordallo (Estúdio Floresta Sonora)

Produção Executiva
Luciana Medeiros

Realização
Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia

Contato:  91 98134.7719

Nenhum comentário: