10.10.18

Mestres Urbanos de Icoaraci no palco do Waldemar

Identidade visual/Vilson Vicente
Jaci (Os Caçulas da Vila), Lourival Igarapé (Tamaruteua e Carimbó de Icoaraci), Ney Lima e Thomaz Cruz (Os Africanos de Icoaraci) aportam no Teatro Waldemar Henrique. nesta quinta-feira, 11, às 19h. Ingressos: R$ 20,00.

“Quando chega outubro, alegria bate no meu coração, é a festa do Círio de Nazaré trazendo emoção”, canta Mestre Thomaz Cruz. É o que vamos ouvir ecoar entre outras canções a pau e corda que fogem da forma tradicional de confecção. Enquanto o natural é utilizar a matéria-prima na fartura da natureza: troncos, sementes, bambus etc, trabalha-se com a natureza da cidade, tendo o lixo como matéria-prima transformada em instrumentos de carimbó. 

São banjos com corte de panela de pressão, capacete de motociclista, paletes, tambor de cano de PVC, flauta de cerâmica etc. Carimbó autoral, poesia marcada entre o urbano e o imaginário ribeirinho, ‘caboclo’, são alguns dos atrativos do show da próxima quinta. Tudo isso faz parte da sabedoria popular dos mestres urbanos, reconhecida e fortalecida com o projeto ‘Mestres Urbanos’.

Foto: Uirandê Gomes
A ideia surgiu de uma vivência de quase três anos no Distrito de Icoaraci, na interação entre Hugo Caetano e Priscila Duque, ambos do grupo Cobra Venenosa, com o cotidiano dos mestres, com as rodas de carimbó, ‘levando carimbó de bike’, ‘mangueando’ nos ônibus da cidade, tocando nos batuques, nas ruas e praças. 

"O show ‘Mestres Urbanos’ é parte de um projeto que tem por objetivo produzir, difundir e valorizar a Cultura do Carimbó, suas mestras e mestres, estimulando a troca de saberes e a aproximação do carimbó pau e corda com as novas gerações”, afirma Priscila Duque.

Esta será também a primeira vez da comunidade carimbozeira da Vila Sorriso nas galerias deste teatro, contemplado pelo Prêmio Pauta Livre, da Fundação Cultural do Pará. Marcará um reencontro desses mestres e músicos, que já haviam realizado uma temporada com shows e vivências em 2017. O show também contará com a participação do grupo “Cobra Venenosa”, que apresentará canções autorais que fazem parte do primeiro álbum do grupo, o qual está em etapa de gravação em estúdio e será lançando no início do próximo ano.

Serviço
Show ‘Mestres Urbanos da Vila de Icoaraci’, 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique - Praça da República. Ingresso: R$ 20,0 – meia entrada para estudante.

(Holofote Virtua com informações da assessoria de imprensa - Pricila Duque).

Nenhum comentário: