15.10.18

Festival traz filmes da animação francesa a Belém

Evento internacional da Associação Francesa do Cinema de Animação, a 17ª Festa do Cinema de Animação traz filmes contemporâneos da arte cinematográfica animada. A programação é aberta ao público, dias 17 e 27 no Sesc Boulevard, e 30 de outubro, na sede da AF. Entrada gratuita.

Este ano o festival tem como temática “A Criação e o Artista”, que aborda a criação artística e a vida de artistas e suas obras, com destaque para o poeta francês Paul Éluard (1895-1952). Produzido pela Association du Cinéma d’Animation (França), o festival chega a Belém em parceria com o Instituto Francês e Aliança Francesa.

“O festival mostra a criatividade e a primazia do cinema de animação da França, onde há uma tradição neste gênero, e tem o objetivo de criar públicos para este tipo de filmes e apresentar novos títulos e seus diretores a espectadores de outros países. As temáticas servem como quatro pretextos para descobrir curtas e longas de animação indispensáveis a quem gosta de cinema”, explica a diretora da AF Belém, Maiwenn Le Nedellec. 

Além das exibições, o festival reúne ainda convidados no meio do cinema paraense comentando sobre a exibição, com a mediação da jornalista e realizadora audiovisual Lorenna Montenegro, na quarta-feira (17), a partir das 18h, no Sesc Boulevard. Serão exibidos três filmes de produção francesa com a temática “O lugar do artista”: “Le Bucheron des mots” (2009), de Izu Troin; “Le Sens du toucher” (2014), de Jean-Charles Mbotti Malolo; e o longa “Le Tableau” (2011), de Jean-François Laguionie.

No sábado, dia 27/10, também no Sesc Boulevard, o evento terá o programa televisivo “Petits malins” realizado especialmente para o público infantil om a exibição do filme “Ernest Celestine en Hiver” (2016), de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger e mais dois curtas metragens de surpresa, todos com faixa etária livre. São filmes mudos ou com legenda em português. 

Para encerrar, no dia 30/10, a programação mensal do “Rendez-vous Cinéma”, que faz parte do calendário da AF, integrará a Festa do Cinema de Animação, vai convidar o público a descobrir um célebre poeta francês, Paul Éluard, por meio de 13 vídeo-poemas de três minutos cada, comentados pelos alunos da AF, com mediação dos professores e da jornalista Lorenna Montenegro. Os vídeos fazem parte do programa “En sortant de l’école - Épisode Paul Eluard” que apresentam, com liberdade artística, o universo gráfico de jovens realizadores que se formaram em escolas francesas de animação.

A ligação entre a cultura francesa e o cinema é antiga e data desde o final do século XIX, por ocasião da invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière, considerados os pais do cinema. No gênero da animação, a França também possui uma longa trajetória, mas foi a partir do lançamento do filme “Kirikou et la Sorcière”, de Michel Ocelot, em 1998, que a animação francesa ganhou grande reconhecimento nas salas internacionais. 

Este sucesso se deve notoriamente pela excelência das escolas francesas, dentre as quais se destaca a Escola de Gobelins, que atua na área desde os anos 70. No país, as escolas fazem parte de uma rede, a RECA (Rede das Escolas de Cinema de Animação), que reúne cerca de 21 escolas na área.

PROGRAMAÇÃO

Sessões
17/10, às 18h, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina)
Sessão projeção e debate: “Place à l’artiste/O Lugar do Artista”
- “Le Bucheron des mots” (2009), de Izu Troin (11min)
- “Le Sens du toucher” (2014), de Jean-Charles Mbotti Malolo (14min30)
- “Le Tableau” (2011), de Jean-François Laguionie (76 min)
+ Debate com mediação de Lorenna Montenegro 

27/10, às 16h, no Sesc Boulevard (Boulevard Castilhos França, 522/523 – Campina)
Sessão infantil (faixa etária livre):
- 2 curta-mentragens de surpresa
- “Ernest et Célestine en hiver”, de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger (44min)

“Rendez-vous Cinéma” 
30/10, às 18h30, na Aliança Francesa Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)
Le Rendez-vous Cinéma & La Fête du Cinéma d’Animation.

13 vídeo-poemas de Paul Éluard de três minutos cada, comentados pelos alunos da AF com mediação dos professores e da jornalista Lorenna Montenegro.

“En sortant de l’école - Épisode Paul Eluard” (39 min)
- L'Alliance, d'Eugène Boitsov
- Matines, d'Axel de Laforest
- Air vif, de Pierre Grillère
- Le chat, de Johanna Huck
- Même quand nous dormons, de Camille Monnier
- Tu te lèves l'eau se déplie, de Robin Vouters
- Le front aux vitres, comme font les veilleurs de chagrin, de Clélia Nguyen
- Liberté, de Jon Boutin
- Poisson, d'Arthur Sotto
- Animal rit, d'Aurore Peuffier
- Homme utile, d'Amaury Brun
- L'amoureuse, de Léa Krawczyk
- La courbe de tes yeux fait le tour de mon coeur,de Nicolas Rolland

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: