14.8.10

Sessão Cult exibe “Música e Fantasia”, obra irônica da animação italiana

A programação da Associação dos Críticos de Cinema do Pará - ACCPA - está imperdível neste sábado, 14, em sua Sessão Cult. E põe cult nisso.

Allegro non Troppo (em cor, 85 min - 16 anos), com direção de Bruno Bozzetto é um dos filmes mais chapantes que eu já assisti, ainda na década de 90, numa cópia em VHS que nem lembro mais como veio parar nas minhas mãos e sob meus olhos.

Embora já esteja disponível em DVD, quem puder, não perca a oportunidade de ver esta grande obra numa tela cinema.

Trata-se de uma produção italiana, parceria entre a Bozzetto Film e o Ministero del Turismo e dello Spettacolo, realizada em 1977, e agora também disponível em DVD. Misturando três estilos: animação, musical e comédia, o filme tem roteiro assinado por Bruno Bozzetto, Guido Manuli e Maurizio Nichetti.

Na tela, o personagem principal é um cineasta que pensa ter tido uma brilhante idéia: fazer uma animação que introduz a música clássica. Entra na trilha, Debussy, Dvorák, Ravel, Sibelius, Vivaldi e Stravinsky. Mas ele fica sabendo que um tal de Prisney, ou algo como isso, já fez o mesmo nos Estados Unidos.

Ora, isso nada mais é do que uma sátira da animação Fantasia, realizada por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro.

Em Bolero, de Ravel, um dos momentos mais mágicos e críticos, o filme mostra que, a partir de um resto de Coca-cola abandonado por uma nave espacial, se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem.

Já durante Pássaro de Fogo, de Stravinsky, o diretor satiriza a gênese bíblica de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade.

No elenco, o engraçadíssimo Maurizio Nichetti, além de Marialuisa Giovannini, Néstor Garay, Maurizio Micheli, Mirella Falco, Osvaldo Salvi, Jolanda Cappi e Franca Mantelli.

A sessão começa às 16h, com entrada franca, no Cine Líbero Luxardo - Fundação Tancredo Neves - Centur Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo Tel (91) 3202-4321 cinelibero@gmail.com

2 comentários:

Bárbara (Babi) disse...

Interessante, vou procurar. Você conhece uma animação, que talvez seja italiana, o nome não lembro bem, era algo parecido com "Di Napoli" ou "menino de napoli", já ouviu falar? A história é sobre a vida das pessoas que vivem em Napolis, Itália, e um homem mau que vende mingau(é o alimento dessas pessoas), até que um dia uma menina faz mingau (não lembro direito, mas acho que havia uma fórmula mágica)e o mingau cresce transformando-se num rio e assim mata a fome de todos os miseráveis. Quando isso acontece o homem mau tenta prender a menina, tenta impedir as pessoas de tomarem o mingau. Não lembro o final e não consigo achar essa animação em lugar nenhum.

Holofote Virtual disse...

Oi Bárbara, não conheço, mas fiquei curiosa! Se descobrir algo te digo e vice versa, combinado? bj