29.10.15

Cinema Olympia recebe a terceira edição do FAB

O Festival de Audiovisual de Belém abre às 19h, nesta quinta-feira, 29, com lançamentos e novidades na tela do histórico Cinema Olympia. A programação conta com mostra Mostra Oficial, de Cinema Infanto-juvenil e Cinema Latino, e ainda a sua tradicional Mostra de Videoclipes, Videoartes, Vídeos Publicitários e Bate-Papo sobre Crítica de Cinema. Vai até domingo, 1º, de novembro, sempre com entrada franca. 

A abertura do FAB conta com a apresentação especial do primeiro episódio da série “Diz Aí Amazônida”, estreia do Canal Futura, com direção de Fernando Segtowick, direção de Fotografia do Thiago Pelaes e montagem do Alexandre Nogueira. 

O trabalho é resultado de entrevista com cerca de 40 jovens do Pará e do Amazonas, que falam sobre identidade pessoal e cultural, movimentos sociais e artísticos, entre outras questões relacionadas à juventude na região.  

No primeiro dia, o público vai conferir também “Fisionomia Belém”, resultado de um projeto de pesquisa sobre estética e experiência na comunicação visual, audiovisual e literária urbana da contemporaneidade de Belém do Pará, coordenado por Relivaldo Pinho, professor doutor em Antropologia, que também assina a direção. A produção é de Yasmin Pires, também responsável pela edição. Já falamos do filme aqui no blog esta semana.

Ah, e uma novidade deste ano é a Mostra de Vídeos de um minuto e experimentais, um dos primeiros passos para quem quer investir ou mesmo “testar” novas possibilidades na produção audiovisual.

Aumentou o número de inscrições 


Embora não possua mostras competitivas, este ano o FAB teve número recorde de inscrições: ao todo, foram recebidos 270 curtas metragens, 42 videoclipes, 33 videoartes, 23 vídeos minuto e experimentais, 3 vídeos publicitários e 6 críticas de cinema.


No total, foram recebidas obras de 22 estados e o Distrito Federal e, indo além, de outros seis países: República Tcheca, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Argentina e México, mostrando o alcance e abrangência do festival.

“O crescimento da abrangência do FAB foi surpreendente, o que mostra que vários produtores não estão interessados somente em premiação, mas em circular, em apresentar suas obras em todos os lugares possíveis. Isso fortalece não somente os festivais da Amazônia e do Brasil, mas a própria produção audiovisual contemporânea”, destaca o idealizador e coordenador geral do evento, Enderson Oliveira.

Ainda de acordo com ele, apesar de não ter premiações, o Festival concederá menções honrosas a obras que se destacaram na análise dos curadores e da comissão organizadora. Os nomes dos homenageados serão conhecidos no dia 1º de novembro, durante a cerimônia de encerramento do evento.

Mostra latina trará filmes exclusivos a Belém

Curta "Invisibles"(Colômbia)
Evidenciando a internacionalização do Festival de Audiovisual de Belém, o evento, que recebeu obras de outros países em todos os anos e realizou em 2014 a Mostra Novo Cinema Português, apresenta agora a Mostra de Cinema Latino, neste domingo, 1º de novembro.

A Mostra contará com os mexicanos Catrina (Guadalajara, 2015) e Lucha, Azteca!, (Brasil/México, 2015) e o argentino Frente Fria (Buenos Aires, 2014), exibido no Festival de Cannes este ano. Os três foram inscritos no FAB.

Como convidados, o premiadíssimo The Gift (Chile, 2013), já apresentado em 106 festivais em 34 países, o colombiano The Invisibles (2014), vencedor em festivais como os de Los Angeles e Nova York e La Solitude (México, 2014), selecionado para mostras na Europa, África e América Latina.

Por fim, a mostra traz ainda a animação argentina Yo te quiero (2014), exibida em diversos festivais mundo afora e o cubano brasileiro “Estação Bahia”, um documentário experimental de 2012, que volta a ser exibido no FAB após ser premiado na primeira edição do festival.

O FAB 2015 é uma iniciativa do empreendimento sócio-cultural CLIC e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Belém, através da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Cinema Olympia e também parcerias da Fóton Filmes, Faculdade Pan Amazônica (Fapan), Faculdade Paraense de Ensino (Fapen), Yesbil Consultoria e Marketing Digital, Açaizal, Hotel Princesa Louçã, Maycon Nunes Fotografia e Línea3 Produtora.

Serviço
De 29 de outubro a 1º de novembro, no Cinema Olympia. Entrada franca. Censura nas Mostras (exceto Mostra Infantil): 18 anos.

Mais informações: falecomfab@gmail.com

Nenhum comentário: