21.10.15

Pedro Vianna lança a quarta coletânea de poemas

"Identidade Solar" sai com tiragem inicial de 1000 exemplares, pela Editora Resistência. O lançamento é nesta quinta, 22, na Livraria da Fox, com entrada franca.

Trazendo a intertextualidade como experimentação poética, Identidade Solar  reúne poemas que dialogam explicitamente com a obra de outros autores paraenses, e alguns são dedicados a escritores como Age de Carvalho, Vicente Cecim, Benedito Nunes, Max Martins e Mário Faustino.

"Identidade Solar" começou a ser escrito em 2010, a partir da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Literatura do (extinto) Instituto de Artes do Pará, quando teve sua primeira versão, mas só agora, passando por novos tratamentos chegou à versão final que o autor agora apresenta ao público. 

Para Pedro, esse processo é natural. "O texto deve ser deixado de lado um pouco, pra esfriar mesmo; assim é possível um certo distanciamento para que a leitura seja possível, e a partir dela novas possibilidades surjam", diz.

Para o poeta e performer carioca Márcio André, que assina o prefácio da obra, "Pedro Vi­ana é um adepto dessa tradição que aprimora e impulsiona o que poderíamos chamar da poesia em 3D. Esta que não é con­struída somente com o aspecto bidimensional da palavra, bus­cando se desenvolver através de múltiplas dimensões e mantendo a linearidade narrativa como apenas um de seus 'volumes' de leitura."

Já de acordo com o poeta e filósofo brasileiro Herbert Emanuel, "Vianna é um poeta que tem a consciência de que o poema é duro artefato. É coisa - res - em que se abre e se transforma o caos da vida ordinária, a matéria do existir, em existência poética, que vibra/ como uma /segunda vida.", escreveu.

Sobre o autor - Também músico e produtor cultural, nascido em Belém do Pará, Pedro Vianna publicou os primeiros poemas em 2003, na coletânea "Esses Poetas", organizada pela  Universidade Federal do Pará. 

No mesmo ano lançou seu primeiro livro de poemas intitulado "Realidade Experimental" (Edição do Autor). Em 2007, publicou o livro-poema "Itinerário Interno" (Edição do Autor). 

Em 2008 recebeu o Prêmio de Poesia da Fundação Ipiranga com o livro "Sementes da Revolta" (Fundação Ipiranga)  e em 2010 foi contemplado com a Bolsa de Pesquisa e Experimentação  em Literatura do Instituto de Artes do Pará, com o projeto de livro Identidade Solar.  Em 2014 foi novamente bolsista do IAP com o projeto de tradução dos poemas do poeta norte americano Robert Stock, que resultou no livro "Poesia de Robert Stock", e que será lançado pela Editora Resistência, ainda em 2015.

Pedro Vianna também possui poemas, contos e artigos publicados nas revistas Bravo!, Cult, Polichinello e PZZ , entre outras. É idealizador e coordenador do Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará desde 2012.

Serviço
Lançamento do livro "Identidade Solar" (Editora Resistência), de Pedro Vianna. Nesta quinta-feira, 22, das 18h30 às 21h, na Livraria da Fox -  Travessa Doutor Moraes, 584, no bairro de Nazaré. Apoio da Rede Cultura de Comunicação. Entrada franca.

Nenhum comentário: