21.10.15

Mostra Latina de Teatro de Grupo em São Paulo

Ledores no Breu (Cia do Tijolo) 
(Foto: Alécio César)
A Cooperativa Paulista de Teatro realiza a X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, com maior número de atividades e locais de apresentações. Abertura, dia 30 de outubro, no CCSP - Centro Cultural São Paulo, com a apresentação de Ledores no Breu, da Cia do Tijolo. A programação vai  até dia 8 de novembro.

Este ano serão 12 espetáculos, de quatro companhias internacionais e oito nacionais, que serão apresentados em 11 locais diferentes, em um total de 52 interações com o público, todas gratuitas.

Para fazer um recorte do que existe de contemporâneo nas artes cênicas no continente, em especial dentro do modo de produção de teatro de grupo, a Mostra convidou representantes da Argentina, como Fidel-Fidel. Conflicto en La Prensa (El Bachin Teatro), do Chile, La Expulsión de Los Jesuitas (Tryo Teatro Banda), do Equador Instrucciones para Abrazar El Aire (Grupo de Teatro Malayerba) e de Cuba La Virgen Triste (Compañia Galiano 108). 

Do Brasil há companhias de Natal/RN (Grupo Carmin com Jacy), Ribeirão Preto/SP (Grupo Engasga Gato com Página 469) e, de São Paulo, o Coletivo Estopô Balaio de criação, memória e narrativa com A Cidade dos Rios Invisíveis; Motosserra Perfumada com Aquilo que me arrancaram foi a única coisa que me restou; OPOVOEMPÉ com Arqueologia do Presente - A Batalha da Maria Antônia; Cia Nova de Teatro com Caminos Invisibles... La Partida, A Digna Companhia com Condomínio Nova Era e Cia do Tijolo com Ledores no Breu, que abre a mostra no Centro Cultural São Paulo.

Condominio Nova Era (A digna Companhia)
Se no ano passado já havia a intenção de “capilarizar” a mostra pela cidade, em 2015 o desejo torna-se mais concreto com a inclusão de vários locais que saem do eixo central da cidade: além do CCSP - Centro Cultural São Paulo, do Espaço Sobrevento, da Praça Roosevelt e da SP Escola de Teatro, haverá sessões em trens da CPTM, em quatro CEUS (Perus, Inácio Monteiro, Azul da Cor do Mar e Casablanca), no Instituto Pombas Urbanas e no CCJ - Centro Cultural da Juventude.

O Artivismo como eixo temático - Um eixo temático percorre o veio central dessa edição comemorativa da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo: o Artivismo Latino - Resistências Poéticas. Na conceituação dos antropólogos da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Raposo e John Dawsey, o termo que mescla arte e política “[diz respeito a] ... intervenções sociais e políticas, produzidas por pessoas ou coletivos, através de estratégias poéticas e performativas. 

A natureza estética e simbólica do artivismo propõe-se amplificar, sensibilizar, refletir e  interrogar temas e situações num dado contexto histórico e social, visando a mudança ou a resistência. Artivismo consolida-se assim como causa e reivindicação social e simultaneamente como ruptura artística - nomeadamente, pela proposição de cenários, paisagens e ecologias alternativas de fruição, de participação e de criação artística.”

Fidel Fidel (Foto Nicolás. F. Blanco)
Com a intenção de colocar foco em tais questões, a Cooperativa Paulista de Teatro buscou nesse conceito uma forma de propiciar um campo de reflexão e experiência sobre os atuais desdobramentos estéticos e éticos na relação entre arte e contexto social.

Haverá ainda intercâmbio entre as companhias nacionais e internacionais, a Plataforma Crepúsculo da Terra Guarani (coordenada por Francisco Carlos), a leitura cênica de Papa Highirte (dirigida por Marco Antônio Rodrigues) e o lançamento do projeto Placca (Plataforma de Cooperação Cultural e Artística) na capital paulista. A abertura da X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo será no dia 30 de outubro de 2015, no CCSP - Centro Cultural São Paulo com a apresentação de Ledores no Breu, da Cia do Tijolo.

O evento conta com o apoio da Petrobras, Secretaria Municipal de Cultura e PROAC-Editais,  é responsável pelo evento que há uma década está inserido como um dos mais importantes no panorama de festivais do Brasil.

Nenhum comentário: