15.10.15

"Rock Rio Guamá" lança programação itinerante

O Festival “Rock Rio Guamá”, sai da UFPA e se estende para a periferia de Belém e, outros municípios do estado. O lançamento do Circuito “Rock Rio Guamá” é neste sábado (17), às 17h, no Tábuas de Maré. Não serão cobrados ingressos, o público pagará quando puder. Em outubro, o lançamento foi realizado nos municípios de Capanema e Bragança.

O “Rock Rio Guamá” era realizado no Ginásio e no chamado Vadião do campus báscio da UFPA, uma iniciativa de discentes e artistas locais paraenses. O Holofote Virtual ainda não existia, mas eu posso dizer que vi este projeto nascer na década de 1980, quando o rock brasileiro se projetava e fazendo alusão ao Rock in Rio, cuja primeira edição em 1985, aflorava impulsos roqueiros em todo o país. Ele chegou forte trazendo uma turma roqueira e cheia de vontade de fazer acontecer nesta cidade, como alías, continua fazendo.

Surgiu dentro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com o objetivo de oportunizar às bandas de rock compostas por alunos da UFPA, a possibilidade de estarem na cena musical da cidade, se apresentando dentro do Campus Guamá, para a comunidade universitária e interagindo com artistas e bandas convidadas. Por ter surgido como parte do movimento estudantil, sempre teve como marca registrada a música autoral, a autonomia e a cultura de resistência. Passaram por lá inúmeras bandas que permancem, até hoje no cenário do rock paraense.

Zimba Trio, no lançamento do Circuito
Hoje, o festival caminha para a sua 8ª Edição, estando neste ano com uma nova roupagem e sob uma nova organização, o Coletivo Rock Rio Guamá 2015. 

Composto por alunos de graduação e pós-graduação da UFPA, o coletivo, apresenta a proposta de incentivar o intercâmbio e profissionalização de novos e antigos artistas, alunos, técnicos e professores, com oficinas e mesas de debate, além da troca cultural proporcionada pelas atividades realizadas ao longo do Circuito.

“A proposta de transformar a 8ª Edição do Rock Rio Guamá em um Circuito Cultural, se deu pela necessidade de estender as atividades e criar uma permuta entre os espaços de Belém, Capanema e Bragança, junto com a comunidade”, conta o organizador do circuito, Geovane Máximo.

O lançamento do circuito, neste sábado, 17, contará com várias participações: banda Zimba Groove, Cindy Tunner, KID FROM AMAZON, Cheese, A Coisa, Djs Ondas Tropicais Onça com K e Luancito. Haverá também Feira Gráfica, com exposição/venda de artes impressas e fotografias.

Circuito - A circulação começa por Belém, dia 29 de outubro, na Praça Benedito Monteiro (Rua Barão de Igarapé Miri - Guamá) e segue depois para Capanema, dia  6 de novembro, na Praça da 3 de Maio / Bairro Dom João XI e Bragança, no dia  07, com programação no Coreto em Frente à Igreja de São Bendito. É sempre a partir das 17h, com entrada gratuita.

A proposta do Coletivo Rock Rio Guamá 2015 é, por meio da integração de discentes e artistas locais, produzir na UFPA uma programação musical diversificada e alternativa, principalmente baseada no trabalho dos novos e antigos grupos culturais da cidade de Belém e do interior do estado. 

Atitude no palco e na plateia
O evento reforça sua identidade de festival de música independente que abriga diversos gêneros musicais: rock, reggae, hip hop, carimbó, samba, chorinho, música eletrônica e muito mais. 

Uma programação vasta para todos os gostos. Além disso, serão agregadas outras atividades como exibições de filmes, exposição fotográfica, performances transmidias, feira gráfica e oficinas.

A ideia é contribuir para a formação e qualificação do público, sendo uma oportunidade de democratização do acesso à arte e cultura, para comunidades dos bairros periféricos de Belém e do interior do estado. 

Serviço
Lançamento do Circuito "Rock Rio Guamá". Neste sábado, 17, no Tábuas de Maré / Rua São Boa Ventura, 156 - Cidade Velha. Hora: 17h. Ingresso: Pague quanto puder.

Nenhum comentário: