20.3.19

Abujamra e Marisa Brito lançam versões de "Falas"

Foto: Fernanda Brito Gaia
O lado sombrio e a leveza da poesia da cantora e compositora foram explorados pelo músico André Abujamra. Eles lançam juntos na próxima sexta-feira, 22, o single-duplo que traz remixes da música “Falas”, escrita por Marisa e que está presente em seu EP homônimo. 

São duas faixas que trazem visões diferentes sobre a estética musical de Marisa Brito,  e mostram a profundeza das referências experimentais e do formato pop de suas canções. O single será lançado pelo selo paraense Urtiga.Uma faixa traz à tona o labirinto sonoro que é a mente de Abujamra, desafiando o público a acompanhar seu raciocínio e a visão quase que caótica sobre o experimentalismo. Já a outra, explora o potencial dançante e pop do som de Marisa Brito, que traz sempre refrãos para cantar alto e espantar demônios e energias ruins que podem estar presentes. 

“A diferença entre os dois remixes é que um é bem “fora da casinha” mesmo. Eu fui pra um lugar que eu adoro ir, que é um lugar desconhecido, até pra mim. E outro foi uma versão um pouco mais dançante, mais pop. Se bem que isso não existe mais, o que é pop e o que é dançante, né? Mas eu fiz um pouco mais “dentro da casinha”, se bem que meu lado “de dentro” da casinha já é bem “de fora”, explica André Abujamra sobre o processo de produção dos singles.

A parceria entre a cantora e compositora Marisa Brito e o músico, produtor e multi-instrumentista André Abujamra nasceu com o acaso, no meio da caótica e pulsante São Paulo. A partir de uma amizade unida pela música, surgiram diversas ideias de parcerias entre André, um dos maiores produtores e compositores da música paulistana (que criou, ao lado de Maurício Pereira, a lendária “Os Mulheres Negras”), e Marisa Brito, cantora e compositora que traz um frescor no trabalho solo, apesar de somar 20 anos de carreira entre São Paulo e Belém do Pará. 

"Quem sou eu pra não dizer o que se cala"

“'Falas’ eu fiz num momento que tava refletindo muito sobre um lado que a gente esconde mais, que são as sombras. Só que, ao mesmo tempo, ela fala de libertação, de olhar pra essa sombra e aceitar ela como algo libertador também, de você se aceitar como é, de não ter medo de mostrar quem é. Quando eu digo na música ‘quem sou eu pra não dizer o que se cala’, é como se perguntasse ‘por que você tá guardando tanta coisa aí dentro, guardando quem realmente você é?’ Tem essa dualidade, é uma letra sombria mas ao mesmo tempo é libertadora e traz uma leveza", explica a cantora. 

Além do single-duplo, André Abujamra está produzindo o primeiro disco solo de Marisa Brito, dividindo a produção com o instrumentista carioca Marco Suzano e a própria cantora. Nessa produção a seis mãos, eles estão explorando a originalidade e a potência pop nas canções de Marisa, que sempre surgem de um processo experimental. 

“É muito fácil e maravilhoso trabalhar com o Suzano e o André. Primeiro, porque a gente pensa muito parecido e sente muito parecido sobre música e sobre arte. E o legal é que é tudo muito fluido, natural e sem hierarquia. Realmente é uma troca artística e uma coisa muito prazerosa e gostosa de fazer. Eu posso dizer que eu tô vivendo o momento mais incrível e delicioso da minha vida artística”, conta Marisa.

O disco novo tem previsão de lançamento ainda para 2019. “Mesmo que a gente coloque referências portishead, ou o Marco Suzano coloque outras coisas e a própria Marisa coloque outras coisas, o trabalho dela é muito original, com certeza vai ser um trabalho que não tem cara de nada que tem por aí”, avisa André.

Lançamento
Acesse o single-duplo “Falas”, a partir de sexta-feira, 22 de março:
INSTAGRAM - http://instagram.com/cantamarisa 

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa).

Nenhum comentário: