31.3.19

Pedro Luis em Belém com homenagem a Melodia

Pedro Luis
Fotos: Nana Moares
“Vale Quanto Pesa” chega ao Teatro do Sesi, nesta semana, com duas apresentações, nos dias 4 e 5 de abril. Trazendo no repertório canções do disco Pérola Negra, entre outras, o show é uma super homenagem ao cantor e compositor Luiz Melodia, uma das inspirações e referências musicais de Pedro Luis.

No show há músicas de outros discos, como "Congênito", "Cara a Cara" e "Fadas", gravadas no CD, e outras como "Negro Gato" (de Getúlio Côrtes), "Farrapo Humano" e "Forró de Janeiro", ambas de Pérola Negra, mas que ficaram de fora do álbum. Delícia a emenda de “Estácio, Eu e Você", "Pérola Negra" e "Magrelinha", que se tornaram uma suíte. Os arranjos são bem diferentes dos originais, tendo como base a guitarra, piano/teclados, baixo e bateria. Também há percussões e cordas. Pedro Luís, aliás, toca banjo! 

“Não é que eu toque como um mestre da guitarrada”, brinca ele. “Eu fico batucando naquela pele também, fazendo percussão, gravei no disco”, complementa ele que encomendou o instrumento a um luthier de Belém, em ocasião que ele estava aqui produzindo o disco de Lia Sophia.

Pedro Luis sempre foi apaixonado pela obra de Melodia, desde que a conheceu, aos 12 anos, ouvindo pela primeira vez “Pérola Negra”. Era 1973. A música-título já tinha sido interpretada por Gal Costa e "Estácio, Holly Estácio", por Maria Bethânia, mas o LP ainda trazia outras oito músicas que também impressionaram por ser diferentes de tudo que se conhecia. E a interpretação também ímpar de Melodia.

“Melodia é um músico muito importante pra mim. Quando esse disco chegou em minha casa eu tinha só 12 anos, em 1973, e fiquei super apaixonado, comecei a aprender as canções que me acompanharam a vida toda. Melodia foi escola de violão, e escola vocal também”, diz o músico.

Em 2017, Pedro teve a ideia de levar ao palco o LP de 1973 e consultou o músico, ligou para sua esposa Jane Reis, que consultou o marido. "O Luiz está perguntando o que você está esperando", teria dito ela a Pedro Luis. O projeto seguiu e Pedro encontrou o produtor Rafael Ramos, que se animou com o projeto e, logo em seguida, os dois começaram a trabalhar no estúdio, mas não houve tempo de Luiz Melodia ver o trabalho. O músico morreu em 4 de agosto daquele ano, de câncer.

Luiz Melodia nasceu no morro de São Carlos, no bairro de Estácio, no Rio de Janeiro, o ator, cantor e compositor mesclou ritmos como MPB, rock, blues, soul e samba. Assim, criou um estilo único e se tornou um dos mais renomados artistas brasileiros pela criatividade e sensibilidade nas composições musicais. O álbum, batizado de "Vale Quanto Pesa – Pérolas de Luiz Melodia", saiu em dezembro de 2018, em todos os aplicativos de música e, em janeiro, em CD e em compacto duplo. 

Serviço
04 e 05 de abril. No Teatro do Sesi - Av. Almirante Barroso, 2540. Às 20h -abertura dos portões: 19h. Classificação etária: Livre. Setor 1: R$ 40,00 e  Setor 2 e 3: R$ 20,00. Ingressos on line: Bilheteria Oficial do Sesi.

Nenhum comentário: