13.3.19

Criatividade movida a fotografia, bordado e papel

Luiza Cavalcante, artista visual graduada pela Unama, com especialização em fotografia, ministra, neste sábado, 16 de março, das 14h às 19h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, a oficina "Intensivo Bordado", que tem como suporte a fotografia, com interferência direta na imagem fotografada, ou a imagem servindo de base para uma criação artística com material específico para bordaduras.

A oficina é direcionada a artistas, fotógrafxs, curiosxs, estudantes, profissionais, interessadxs em aprender a bordar, maiores de 12 anos. Não precisa saber nenhuma técnica anteriormente. Na oficina são oferecidos um Kit artesanal contendo todas as ferramentas necessárias para criar com a técnica do bordado nos suportes: papel e tecido.

Para bordar o papel, cada participante inscrito deverá trazer suas próprias memórias em papel, sejam elas em forma de fotografia, de carta, de páginas de livro, imagens, etc. O tipo do papel solicitado é qualquer um que não seja extremamente fino e frágil. Para bordar tecido, nenhum material será solicitado aos participantes, pois será entregue a cada um todas as ferramentas necessárias para esta técnica. Os participantes levarão à casa todos os materiais presenteados no início da classe e mais suas próprias memórias bordadas, além da experiência, das trocas, aprendizado e novas técnicas.

Luiza Cavalcante estuda e exerce fotografia desde 2007. Brasileira, 29 anos, mora na Argentina faz 7 anos e em Buenos Aires realizou diversos cursos, como: "Direção de Foto para Cinema" (ECA), "Laboratório Preto e Branco" (IFA), "Fotografia Contemporânea Latinoamericana" (MOTIVARTE), "Fotografia Documental" (com Daniel Merle), etc. Fotografia analógica, artesanal, collage, bordado em papel, são algumas das técnicas adquiridas e apresentadas no trabalho da artista.

Participou de mais de 10 exposições coletivas, em Belém, Rio de Janeiro e Buenos Aires. Teve duas exposições individuais, sendo uma em sua terra natal, "Mirada", no MABEU – Museu de Arte Brasil Estados Unidos", em Belém (2013); e outra em Buenos Aires, capital argentina, em (2016).

Fotografia analógica, artesanal, collage, bordado em papel, são algumas das técnicas adquiridas e apresentadas no trabalho da artista. 

Exposição: Quem quiser conhecer um pouco desse trabalho e da técnica utilizada pela Luiza Cavalcante, poderá ter acesso a ele visitando a exposição Na Pele Delas, que juntamente com a artista visual Elieni Tenorio, expõe no Núcleo de Conexões Na Figueredo, aqui em Belém do Pará. Esta exposição estará aberta para visitas até o dia 08 de abril, de segunda a sábado, no horário de 10:00 às 22:00

Intensivo Bordado:
Sobre Tecido + Papel + Fotografia 
Oficina com Luiza Cavalcante

Dia 16/03 (sábado), das 14h às 19h:
Investimento já com material Incluso
R$ 120,00 (metade antecipado e
metade no final da oficina)

Inscrições em:
luizamcavalcante@gmail.com
(Reservas até o dia 14/03, ou 
o preenchimento das vagas)
.
Local da Oficina:
Núcleo de Conexões 
Na Figueredo
Av. Gentil Bittencourt, 449 
(entre Dr. Moraes e Benjamim)
Nazaré — Belém/PA 
Tel. (91) 3224-8948

Nenhum comentário: