Olhos voltados para o futuro. É assim que chega a 1ª Feira Literária Infantojuvenil de Belém, a FLIB, trazendo como tema “Encantamentos, Assombrações e Visagens que Contam Histórias” e homenagens a Walcyr Monteiro, Daniel Munduruku, Lenice Gomes e Gildalti Júnior. Inicia na próxima semana, com ações nos dias 27 e 28, e programação intensa, de 29 a 31 de março, na Livraria da FOX - Trav. Dr. Moraes, 584 - Batista Campos . Entrada gratuita.
Aberta a escritores, ilustradores e artistas de todo o país, com ações e trabalhos voltados para crianças e jovens leitores, a FLIB também surge da observação sobre a produção literária paraense. Além da exposição do acervo de obras voltadas para crianças e adolescentes, a programação conta com bate papo, roda de conversas, contação de histórias e uma oficina, além de render homenagem a escritores que se destacam em suas trajetórias dedicados a este gênero de literatura.
“A produção literária infantil no Pará é farta, muito rica, de excelente qualidade. Teremos incluso na programação, no domingo logo cedo, um bate papo com autores que estão produzindo Literatura Infantil e Juvenil no Pará. Será a Farinhada Literária”, diz Deborah Miranda, uma das curadoras da feira, que contou ainda com Elizabeth Orofino e Andréa Cozzi. Fruto da experiência da Feira Literária do Pará - FliPA, realizada há cinco anos, na FOX, de acordo com a coordenação, a FLIB é o primeiro evento no Estado, voltado especialmente para esse público.
“Os Homenageados são expoentes no tema da FLIB: Encantamentos, Assombrações e Visagens que Contam Histórias. Procuramos também trazer autores que além de ligados ao tema, tem uma produção profundamente ligada às suas raízes”, diz Deborah Miranda. “Gidalti Jr. é publicitário e quadrinhista, ganhou o Jabuti em 2017, na respectiva categoria e Walcyr Monteiro, por exemplo, tem um registro lindo sobre as nossas lendas e assombrações, reeditado inúmeras vezes”, conclui Débora.
Castanha do Pará, de Gidalti Júnior |
Daniel Munduruku é vencedor do Prêmio da Fundação Bunger, em 2018, Lenice Gomes, penrnambucana formada em História e especialista em Literatura Infanto-Juvenil. Pesquisadora e contadora de histórias, é também autora de livros premiados. sendo uma das convidadas especiais da Área Infantil e Juvenil da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada em novembro de 2018.
O desenhista Gidalti Júnior, professor e artista visual, ganhou holofotes com o lançamento do Castanha do Pará, uma 'comédia dramática em quadrinhos sobre a vida de um menino da periferia de Belém'", produzida via campanha de financiamento coletivo, ultrapassando, inclusive o valor de meta. Já Walcyr Monteiro, dispensa maiores apresentações, ele é um dos maiores autoridades quando o assunto é causos e histórias de visagens paraenses, entre outras contações.
Ações também em escola e biblioteca comunitária
Ester Sá Foto: divulgação |
A FLIB também se mostra atenta a duas ações que vem se fortalecendo em escolas e espaços comunitários e leva à Escola Acreditar (Crianças Especiais), no bairro da Pedreira, a contação de histórias com Ester Sá, nos dias 27 e 28.
“Eu vejo isso como uma iniciativa muito legal, de fazer a feira literária para crianças, visando esse publico. Vou participar da feira em ações externas à Livraria da Fox, contando histórias, uma ação que teve um crescente nessa relação com a leitura, e que alcançou vários espaços, como a Fox, fazendo com que esses trabalhos que ocorriam dentro das escolas, ganhem novos públicos”, diz a atriz, diretora, autora e contadora de história, Ester Sá.
“Estou muito feliz em estar participando da FLIB, esse ponto de encontro pra molecada e para os adultos estarem em contato, juntos com as crianças, dessas questões concernentes à literatura infantil”. Ester também chama atenção para essa expansão da contação de histórias na cidade.
“Antigamente a gente não ouvia muito falar nesse tipo de atividade, em palcos da cidade, e isso tá ganhando cada vez mais força. E há muitos motivos pra isso, mas eu percebo que surgem cada vez mais projetos ligados a cultura literária, a essa questão da criança manusear o livro, como o projeto Bambolê, da Marambaia, o espaço Nossa Biblioteca, no Guamá”, lembra ela.
Mestre Apolo, de Caratateua (Outeiro) Foto: página do artista |
O blog lembrei também da Biblioteca do Porto, na Cidade Velha, e de bibliotecas comunitárias que têm buscado caminhos que as afirmem em Belém, como é o exemplo da Tralhoto Leitor, onde a Flib também chegará, no dia 27, com a oficina “Livro de Artista”, de Murilo Nascimento.
A Biblioteca Comunitária Tralhoto Leitor, localizada na Ilha de Caratateua, é organizada e coordenada pelo Mestre Apolo, poeta, carnavalesco, compositor e cordelista, que precisa de apoio para continuar o trabalho desenvolvido com crianças, que envolve também um boi bumbum bumbá, o "Misterioso".
A FLIB conta com a chancela da Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cidadania, uma realização da Namazônia e Livraria FOX, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Movimento dos Contadores de Histórias da Amazônia e Fundação Cultural do Pará.
PROGRAMAÇÃO
Quarta e Quinta, 27 e 28
16h às 16h45h
Contação de Histórias - Ester Sá
Local: Escola Acreditar (Crianças Especiais) - Bairro Pedreira
Quarta, 27
9h às 11h/14h às 16h
Oficina Livro de Artista - Murilo Nascimento
Local: Biblioteca Comunitária Tralhoto Leitor Mestre Apolo
Sargento Bastos 143,/ Ilha de Caratateua
NA LIVRARIA DA FOX
Sexta, 29
9h às 10h - Abertura
Boas vindas aos homenageados
Performance Teatral: Grupo LiterArt (com os personagens Dona Carochinha, Menino Maluquinho, Matinta Perera e Curupira)
10h às 11h30
- Roda de conversa com os homenageados e sessão de autógrafos
Mediação: Salomão Larêdo, Edyr Augusto e Elizabeth Orofino
13h30 às 15h30
- Oficina de Iniciação ao Desenho Grupo Argonautas, representado por Mário Zani
16h às 16h30
- Espetáculo Teatral: O Jardim de Alice Projeto Camapu
17h às 18h
- Sarau Palavra de Poetinha Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia
18h30 às 20h
- As Encantarias pedem Passagem Bate-papo com: Bel Fares, Juraci Siqueira e Carlos Aldemir Mediação: Paes Loureiro
Sábado, 30
9h às 10h30
- Alfabetizar letrando com a Tradição Oral Oficina com: Lenice Gomes e Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia
11h às 12h30
- Oficina Síntese na Aquarela Gidalti Júnior
14h às 15h30
- Fantasia e Suspense na Literatura Infantojuvenil
Andrei Simões e Roberta Spindler
Mediação: Francisco Neto (Sooda Blog)
17h30 às 19h
- Bate papo sobre o Universo Geek + GEEK Pará: RPG, Cosplay, Games, HO
18h às 20h30
- Romaria das Palavras – Cortejo (Livraria da FOX à Fundação Cultural do Pará) - Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia e Instituto Ocara.
Domingo, 31
9h às 10h30
- Farinhada Literária: Conversa com autores paraenses: Andersen Medeiros, Alfredo Garcia, Heliana Barriga, Daniel Leite, Telma Cunha, Paulo Maués, Juraci Siqueira, Rosinaldo Pinheiro, Joécio Carvalho, Alda de Cássia, Miriam Daher, Rita Melem, Nazaré Mello
Mediação: Prof. Dra. Elizabeth Orofino (professora do Laboratório Sertão das Águas- Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará-UFPA/IEMCI)
11h às 12h
- Show Pirulítero Heliana Barriga
14h30 às 16h
- Oficina HQ Turma do Açai, representado por Rosinaldo Pinheiro
16h30 às 17h15
- Show Musical: Cantando e Aprendendo Eudes Fraga
18h às 19h
- Espetáculo Infantil: Passeando em Outeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário