6.3.19

Amostraí de março traz 2 histórias e 1 espetáculo

Leonel Ferreira abre a programação
O evento é realizado sempre no segundo sábado de cada mês no Casarão do Boneco. Desta vez, a programação conta com Leonel Ferreira, Cia.  Girândola de Contadores de Histórias e In Bust Teatro com Boneco. Tudo neste sábado, 9 de março, às 18h. Pague quanto puder, na saída.

O Amostraí existe desde 2015, menos em fevereiro, quando tem a Festa de Carnaval, nem em julho, por causa da Festa Julhina e outubro, quando rola a Festa de Brincadeira.

Um dos principais propósitos é dispor de momentos de convívios criativos pelo acontecimento das artes cênicas e de forma a não excluir ninguém. Realizado colaborativamente por integrantes do coletivo, desde o contato com os grupos, comunicação, divulgação, limpeza e organização dos espaços de apresentação, Jardinagem, cenotécnica e a pós produção. Todo esse trabalho é voluntário.  

O encontro deste sábado conta com Leonel Ferreira, entre outras atrações. O ator e contador de histórias traz para o anfiteatro do Casarão "Histórias de rio ou O Dia que a Terra virou mar". Utilizando bonecos que interagem com o público, dura 30 minutos e é pra todo mundo.

“Valendo-me de causos, lendas, mitos e outras histórias sobre os mistérios e encantamentos das águas dos rios, abordo, de forma lúdica e interativa, a importância da preservação das espécies ameaçadas de extinção, principalmente mamíferos aquáticos, bem como o saber tradicional dos povos das florestas e das beiras de rio”, diz Leonel.

Cia Girândola de Contadores e In Bust

Cia Girândola de Contadores de Histórias
Em seguida, entra em cena “Que caboclo falador...”, com a CIA. Girândola de Contadores de Histórias. Alci Santos (azul), Evanildo Mercês (vermelho) e Katulo Gutierrez (verde) apresentam a sessão embalada pela clássica canção do Maestro Waldemar Henrique, ‘Uirapuru’.

“O trio entra cantando e tocando e será ‘acordado’ com o público, que ao final de cada narrativa dirá em uníssono, uma parte do refrão da canção: ‘Que caboclo falador…’ como se estivessem a duvidar do que conta cada ‘cumpadre’”, explica Alci.

Já O Conto que eu vim contar, do grupo In Bust Teatro com Bonecos, se passa numa fazenda no Marajó. É um dos espetáculos mais festejados do repertório do grupo. Na história, Seu Bastião, um homem muito brabo, é o dono desse lugar. Ele tem uma filha linda, Hosana, que sonha ser chamada de mãe. Desde que a mãe de Hosana se foi, o Bastião nunca mais sorriu. 

In Bust Teatro de Bonecos
Ele tem medo de perder a filha, por isso não deixa a menina sair de jeito nenhum! Mas esse lugar é banhado por um rio cheio de segredos, guardado pela Mãe D’água, onde vivem muitas criaturas, inclusive… O Boto. 

A encenação traz moradores do Marajó, contando o causo com bonecos moldados com patchouli e manipulados por varas, ora na fazenda, ora no fundo do rio.

O texto é de Adriana Cruz, inspirado no roteiro para televisão Um Conto de Natal, de David Matos. A Direção é do Anibal Pacha. Em cena Atores-manipuladores: Adriana Cruz, Paulo Ricardo Nascimento e Lucas Alberto. A Produção é da Cristina Costa.

Casarão funciona de forma colaborativa

Integrantes do coletivo e público no Casarão do Boneco
Foto: Cláudio Ferreira (@circularcampinacidadevelha)
O Casarão do Boneco é uma edificação de 1903. Foi residência por muitos anos e em 2004 abriu as portas como espaço artístico da cidade. Foi sede do In Bust Teatro com Bonecos e, hoje além do grupo bonequeiro, é habitado por artistas de várias linguagens cênicas e distintos coletivos, e funciona em gestão compartilhada. Por sua constituição, ainda não atende alguns critérios de acessibilidade, mas preza por apresentações sem restrição de público. 

O prédio está cada vez mais marcado pelo tempo. Os integrantes desse coletivo procura mante-lo em funcionamento e aberto à cidade, promovendo vários tipos de eventos e até campanhas colaborativas. Nesta  edição do Amostraí, o Casarão do Boneco conta com a produção da Nanan Falcão e Leonel Ferreira. A montagem e operação técnica será de Thiago Ferradaes. O evento tem, ainda, o propósito de arrecadar dinheiro em contribuições espontâneas, maneira acessível de gerar recursos para que ele mesmo se mantenha funcionando. Daí, o formato Pague quanto puder.

Cada pessoa ou grupo de frequentadores, enquanto permanece pelo casarão, aprecia as salas, passeia pelo jardim para participar das contações e dos espetáculos, vai valorando, dentro das suas possibilidades, a contribuição que fará ao sair. Além disso, de tudo que é vendido, de lanches e da lojinha Dell'arte, que estará funcionando, também tem partes que somam doações para a casa. Do arrecadado no evento, partes iguais ficam para o casarão e para os que apresentam suas cenas.

PROGRAMAÇÃO

Histórias de rio ou O Dia que a Terra virou mar - Leonel Ferreira 
Que Caboclo Falador… - Cia. Girândola De Contadores De Histórias.
O Conto que eu vim contar - In Bust Teatro com Bonecos.

Serviço
AMOSTRAÍ  - Casarão do Boneco (Av 16 de novembro, 815. Batista Campos. Belém-PA). Neste sábado, 09 de Março de 2019, às 18h. Ao sair, PAGUE QUANTO PUDER. Fone: (91) 32418981/ siga no facebook: facebook.com/casaraodoboneco / Mais informações: salvecasarao@inbust.com.br

Nenhum comentário: