26.3.19

1a Mostra Nilza Maria celebra o teatro em Belém

Nilza Maria recebe bela e justa homenagem
Fotos: Joyce Curcino
O Dia Mundial do Teatro, nesta quarta-feira, 27, será celebrado, com muitas homenagens, na abertura da 1ª  Mostra de Teatro Nilza Maria. A programação, extensa, conta com 16 apresentações, em espaços do Parque da Residência e Teatro Waldemar Henrique, e vai até o dia 31 de março, com entrada gratuita.

Nilza Maria, atriz paraense de 96 anos de idade, 70 deles dedicados à arte de interpretar, recebe a justa e merecida homenagem por sua trajetória artística, que inicia pelas tradicionais novelas de rádio, veículo de comunicação mais popular do país entre os anos 40 e 50. Enquanto os folhetins radiofônicos faziam sucesso no Brasil, em Belém não era diferente e Nilza Maria estava lá, como intérprete pioneira na arte dramática daqui. Depois do rádio, ela se apaixonou pelo cinema e pelo teatro e chegou ao século XXI como ícone dos palcos no Pará. 

Os 16 espetáculos foram selecionados pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio de um edital lançado há poucas semanas para todo o Estado, mas a maioria dos espetáculos que entraram na programação é de Belém. E um dos motivos para que grupos de outros municípios não tenham se aventurado até aqui é logístico. Todo mundo já ouviu falar do custo amazônico, não é verdade? 

Mesmo assim há espetáculos de Castanhal e de Ananindeua. Os selecionados receberão uma remuneração, a nível estritamente de ajuda de custo, para a montagem do espetáculo no valor de R$ 1.500,00, mas a Secult espera que a iniciativa traga de volta a efervescência das mostras de teatro que a cidade já teve nos anos 80 e início da década de 90, como reforça o Diretor de Artes Cênicas, Adriano Barroso.

"Ver a produção de outros artistas é extremamente importante para o aprimoramento da classe e deleite do público. A ideia é que todos os anos essa mostra seja, assim, voltemos a comemorar o Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março”.

Os grupos de Belém vêm de diversos bairros. "Um Homem sem Título", da Cabanagem - "Eu Mulheres", Terra Firme - "Menina Que Dá Com a Cara Na Parede", Sacramenta - "A Mário Quintana Com Ternura", Telégrafo - "A Pena e a Lei", Marco - "Sorteio De Contos", Canudos "Marahu", Pedreira - "Cada Qual No Seu Barril". Ananindeua chega com "Mukt Paier"; e Castanhal, com os espetáculos "Kaik Internamente", "Tremilikes, a Bruxa do futuro", "Guerra ao Terror" e "Viva o Circo".

Além da programação intensa, a 1a Mostra de Teatro Nilza Maria representa um dos primeiros passos da secretaria em direção a uma política de cultura para o Estado. Houve polêmica nos bastidores quanto ao edital, previsto inicialmente para encerrar dia 25 de março. O engano gerou uma errata publicada no Diário Oficial do Estado, mas nem todos os artistas interessados em participar, viram, o que causou ruídos e desconforto da classe nas redes sociais. Tudo resolvido, o que fica é a vontade de realizar e devolver à cidade algo que lhe é tão caro, o encontro do fazer teatral com o público. 

De acordo com a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, durante a 1ª Mostra, também será lançado um edital de pauta livre e salas de ensaio, abrindo, gratuitamente, os espaços da Secult aos artistas. "Nossa intenção é lançar em 2020 um edital de fomento – para montagens e circulação – e um edital para quem mantém seu próprio espaço, envolvendo todas as linguagens e todas as regiões do Estado".

"Estamos fazendo escutas da área cultural em Santarém e em abril chegaremos a Marabá e Breves, com o Governo Por Todo Pará. Precisamos ouvir esses fazedores de cultura que, por tanto tempo, foram invisibilizados por uma política de governo que não os contemplava. A gente quer construir juntos e transformar a resistência de muitos, na existência de todos".

PREMIAÇÕES E HOMENAGENS 

A jornada cênica que vai até domingo prevê outras homenagens. A Secult também irá premiar com troféus, 20 artistas que estão na luta pelo teatro há muitos anos, nas seguintes categorias:

Conjunto da Obra
Natal Silva
Geraldo Salles 
Henrique da Paz
Paulo Santana
Alberto Silva Neto
Salustiano Vilhena
Anibal Pacha
Astrea Lucena
Otavio Freire
Prêmio Especial Nilza Maria

Espaços de Resistência
Casa da Atriz
Casa Cuíra
Casarão dos Bonecos
Casa dos Palhaços
Espaço das Artes
Reator
Projeto Camapu
Espaço Ribalta
Espaço Atores em Cena
Teatro de Apartamento

HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA

Nesta onda de celebração e reconhecimento, fui vasculhar a memória do blog. Para quem estiver interessado na leitura, selecionei algumas das matérias publicadas ao longo dessa década de cobertura da produção cultural e o fazer teatral nesta cidade:

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 27 
19h “Viva O Circo” (Cia. Foskaluz). 
Local: Teatro Gasômetro
20h30 – “A menina que dá com a cara nas paredes”, com Gláucia Pinto. 
Local: Teatro Waldemar Henrique.

QUINTA-FEIRA, 28
17h – “Guerra ao Horror” (Grupo Teatro Variete)
19h – “Mukt Paier- Pés Livres” (Direção: Ysmaille Ferreira)
20h30 – “Kaik, internamente” (Teatro ATorres).
Local: Teatro Gasômetro

SEXTA-FEIRA, 29
17h – “A Mário Quintana com ternura” (Gilberto de Andrade). Local: Teatro Gasômetro
19h – “Um Homem Sem Títulos” (Leonel Ferreira). Local: Teatro Waldemar Henrique
20h30 – “Eu mulheres” (Coletivo Jambuzada). Local: Teatro Waldemar Henrique

SÁBADO, 30
10h – “O jardim de Alice” (Projeto Camapú). Local: Teatro Gasômetro
11h30 – “Sorteio de contos” (Cia. Sorteio de Contos). Local: Anfiteatro Gasômetro
20h30 – “A pena e a lei” (Troupe Vira Rumos). Local: Teatro Waldemar Henrique

DOMINGO, 31
10h – “Tremilikes, a bruxa do futuro” (Cia. Sete da Arte). Local: Anfiteatro Gasômetro
11h – “Cada qual no seu barril” (Cia. dos Notáveis Clowns). Local: Teatro Gasômetro
19h – “Marahu” (Cia. de Teatro Madalenas). Teatro Waldemar Henrique
20h – Entrega de prêmios aos homenageados e lançamento oficial dos editais de Pautas Livres e salas de Ensaios. Local: Teatro Waldemar Henrique.

(Holofote Virtual com Assessoria de Imprensa da Secult)

Nenhum comentário: