27.3.19

Maxime Rovere bate papo e lança livro em Belém

No "Mês da Francofonia", a Aliança Francesa traz a Belém Maxime Rovere, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), para duas atividades, com apoio da Delegação Geral das Alianças Francesa do Brasil e parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. Entrada gratuita.

Na sexta-feira, 29, ele bate um papo sobre “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas”, às 19h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, e no sábado, 30, lança seu novo livro “Que faire des cons? Pour ne pas en rester un soi-même” (Editora Flammarion), às 11h30, no salão cultural da AF Belém.

O evento de sexta-feira gira em torno de uma obra lançada em setembro de 2018, de mesmo nome da palestra, e que tem o objetivo de reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia. Trata-se de uma coleção de textos escritos por mulheres filósofas (Marie de Gournay, Olympe de Gouges) e pensadoras feministas (Poulain de la Barre, Choderlos Laclos), que busca reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia.

“A filosofia nunca teria sido possível durante dois ou três milênios sem as mulheres. O livro traz então textos dessas pensadoras, muitas vezes curtos e enérgicos, que geralmente lidam com os direitos das mulheres, mas também testemunham grandes questões filosóficas”, explica Maxime Rovere.

O bate papo conta com a participação de Lívia Noronha e Natasha Vasconcelos. A primeira é professora de Filosofia e Consultora Acadêmica, Bacharela em Filosofia (UFPA) e Mestra em Filosofia Contemporânea (UFPA), com pesquisa atual sobre Filosofias Feministas e Afrodiaspóricas. A segunda é feminista, ativista, mestranda em ciência política PPGCP/UFPA, integrante da Rede feminista de Juristas - DeFemde e criadora do Instagram @politicaparamulheres, com mais de 11 mil seguidores.

No sábado, o encontro literário conta com o lançamento do livro “Que faire des cons? Pour ne pas en rester un soi-même”, que apresenta escritos sobre uma nova ética para pensar e curar um flagelo do nosso tempo, a doença coletiva do veneno de nossas vidas individuais - com humor, benevolência e sabedoria. O evento terá mediação e participação especial do professor Dr. Ernani Chaves, da Faculdade de Filosofia da UFPA. Confira parte do livro na versão online!

História da filosofia e de grandes mulheres

Maxime Rovere nos oferece uma abordagem original à história da filosofia. Seus trabalhos sobre Spinoza (Métodos para Existir em 2010, O Clã Spinoza em 2017) transformaram a imagem de um gênio solitário em um grupo de amigos apaixonados e comprometidos. Já seus trabalhos sobre as mulheres, mostram o papel na história de grandes mulheres e redes muitas vezes ignoradas.

Com Mestrados em História da Arte, pela École du Louvre, Estética e Filosofia das Artes, pela Université Paris I-Panthéon Sorbonne, o palestrante possui Agrégation em Filosofia, pela École Normale Supérieure e Doutorado em História da Filosofia, na École Normale Supérieure. Tem experiência na área da Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, Racionalismo, Spinoza, História dos círculos intelectuais e da circulação de ideias. 

O "Mês da Francofonia" é realizado pela Aliança Francesa de Belém, com apoio dos Ministério da Cultura e Ministério Ultramarino da França, Institut Français, Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil, Fundação Cultural do Pará (FCP), Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM) da UFPA e a Faculdade Estácio-Belém.

Serviço
Evento: “Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas", com Maxime Rovere, Lívia Noronha e Natasha Vasconcelos
Data: 29/03
Hora: 19h
Local: auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA - 3º portão
Entrada gratuita!

Evento: encontro literário - livro “Que faire des cons? Pour ne pas en rester un soi-même”
Data: 30/03
Hora: 11h30
Local: salão cultural AF Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)
Entrada gratuita!
Mais informações: (91) 3224-3998 - contatos@afbelem.com

Nenhum comentário: