5.10.20

Exposição reúne arte e símbolos do Círio Nazaré

Para homenagear o 228º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o Banco da Amazônia traz ao público, a exposição "Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré", de Andrea Fiuza, Telma Grisólia, Conceição Mainiere e Andrea Ferreira, artistas convidadas para construir séries de símbolos e imagens da padroeira a partir de suas experimentações artísticas. A abertura é nesta terça-feira, 6, a partir das 18h30, no Espaço Cultural da instituição.

Texturas, estilos diversos e as cores da devoção popular.  A coleção é repleta de singularidades e o espaço cultural do Banco da Amazônia ganha ambientação que dialoga diretamente com os signos tradicionais da maior festa religiosa da região Norte e uma das maiores do mundo, tombada pela Unesco, em 2013, como patrimônio imaterial da humanidade. Desde então o Círio é assumido como uma festa cultural, reunindo um conjunto de costumes e reiterando o papel do povo como construtor da própria identidade. 

O visitante poderá reconhecer na exposição "Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré", vários sinais que compõem esse patrimônio salvaguardado: “teremos uma exposição cheia das cores e sensações que fazem parte da celebração à Nossa Senhora de Nazaré todos os anos”, diz Afonso Gallindo, que também assina a expografia e o texto de apresentação.

A trajetória de cada uma das artistas é baseada nas habilidades, comprometimento com a arte local, e empenho profissional na pesquisa de matérias primas disponíveis, a fim de expressar a fé, o talento e a beleza. Para Andrea Fiuza, que, como as demais artistas, compõe sua obra sobre motivos sacros, participar desta mostra é exercitar a oração: “meu trabalho é um espelho da minha vida neste momento, saindo do isolamento e da angústia, passando por um processo de resignificação, para falar de docilidade e amor, para falar d’Ela, a Nossa Senhora, a nossa mãe”, afirmou.

Foto: Adriana Loureiro
Já é tradição do Banco da Amazônia promover uma exposição em homenagem a esta festa, e para Ewerton Alencar, coordenador de Patrocínio, a instituição tem a missão de fomentar o desenvolvimento, que vai além da concessão do crédito. 

“Apoiamos de forma incondicional a cultura da Amazônia, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é a expressão maior disso, daí o apoio e a realização de ações que promovam o acesso aos bens culturais regionais. Assim, tomando todos os cuidados devidos por conta da pandemia, o Banco fará as suas já tradicionais homenagens ao Círio, incluindo o lançamento da exposição ‘Olhares para Nossa Senhora de Nazaré’, trazendo os sentimentos e as visões de quatro artistas e artesãs que vivem este momento especial da cultura paraense. Convidamos a todos a prestigiar a exposição”, afirma.

O Círio deste ano é diferente. E o Banco da Amazônia abre o espaço cultural cumprindo todas as orientações e os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid 19. O lançamento presencial poderá ser acompanhado de forma virtual pelas redes sociais do banco. No Espaço Cultural, os visitantes receberão álcool em gel na entrada. O uso de máscara é obrigatório e a entrada é franca.

Serviço

Abertura das exposição "Olhares sobre Nossa Senhora de Nazaré", nesta terça-feira, 6, às 18h30. Período de visitação ao público: 7 de outubro a 19 de novembro - segunda a sexta-feira de 9h às 17h. Espaço Cultural Banco da Amazônia - Av. Presidente Vargas, 800. Centro. Entrada franca.

(Texto da assessoria de imprensa, com edição Holofote Virtual)

Nenhum comentário: