24.10.20

Giselle Ribeiro lança "Escola para Mulheres Safo"

O lançamento será neste sábado, 24, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, às 19h. Na programação haverá um bate-papo com a poeta e o crítico Paulo Nunes, mediação feita pela jornalista Erika Morhy, além de sarau de poemas eróticos com microfone aberto ao público, sorteio de peças íntimas da personagem Dina, projeção de videopoemas, sessão de autógrafos. A entrada é  franca, respeitadas as normas do distanciamento social. Para os que não estão saindo de casa, o bate-papo será transmitido pela plataforma Zoom e o restante da programação pelo Facebook. O livro será vendido no local e depois ficará à disposição do público na livraria da Loja Na Figueredo.

É o sexto livro de Giselle Ribeiro, que como poeta faz um trânsito profícuo entre a poesia adulta e a literatura infantil. Sai pela Editora Folheando.  A autora estreou em Belém com o livro Objeto Perdido em 2004, compondo um conjunto de poesia e colagens, desde então sua poesia se inscreve com as marcas do erótico e do lúdico e recorre a procedimentos experimentais a partir da costura, desenho, bordado e colagem sobre papel. Vida autobiográfica misturada com ficcional: a memória do corpo, o toque da pele. A imaginação. 

Neste novo livro a poeta prolonga todos esses aspectos da sua escrita por um ângulo ainda mais frontal, colocando-os no diferente contexto de uma sala de aula, mediados por uma personagem, Dina, que orienta nos poemas uma longa discussão sobre sexo, sexualidade e gênero, como um procedimento corrente na contemporaneidade, mas que recorre aos resquícios da poesia de Safo – poeta grega da Ilha de Lesbos, do século 6 a.C. O livro assume, assim, as feições de um texto movido pela atualidade, mas que também pode desfigurar-se e empreender uma crítica da História, essa na qual as lutas das mulheres estão abolidas.

Giselle, que também é docente de Teoria Literária da UFPA, insere sua poesia em uma tematização a que recorreram poetas como João Cabral de Melo Neto, em A Escola das Facas (1980), que abre espaço para uma poesia da memória individual e coletiva em que o corpo recebe predominantemente atenção no discurso poético, algo sem precedentes na obra anterior do poeta. Giselle Ribeiro vai também a esse extremo da personalização – a nudez, o despojamento do corpo e da escrita.

Serviço

Lançamento do Livro Escola Para Mulheres Safo, de Giselle Ribeiro. Hoje (24), às 19h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo - Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Tv. Dr. Moraes – Nazaré - Belém / BRASIL.

(Holofote Virtual com informações da Assessoria de Imprensa) 


Nenhum comentário: