10.10.20

O Reflexo do Lago on-line no Festival de Curitiba

Foto: Alexandre Nogueira

O documentário de Fernando Segtowick, já exibido em Berlim, estreia on-line, a partir das 6h deste domingo, 11, no “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”. Haverá sessão também no dia 15, no mesmo horário, ficando disponível  por mais 24 horas. Ingressos: R$ 5,00, adquira o seu no site do Festival.

Na década de 1980, a maior barragem hidrelétrica da floresta amazônica foi construída na cidade de Tucuruí - PA para fornecer energia à indústria do alumínio. Quarenta anos depois, as pessoas que moram nas ilhas do rio Caraipé, dentro do reservatório da usina, ainda não têm acesso à eletricidade em suas casas. 

Este é o primeiro longa metragem do diretor, que já possui em sua filmografia inúmeros curtas e médias metragens, que mergulham mais no universo da ficção. Neste  documentário, selecionado para Curitiba, Fernando investiga os impactos da construção de uma das maiores hidrelétricas do mundo, na Amazônia, em Tucuruí – PA, e a realidade de moradores da região, que ainda hoje não têm energia elétrica em suas comunidades.

Durante o filme, acompanhamos o cineasta e sua equipe, que chegam ao local para filmar o resultado da busca desenfreada do homem pelo desenvolvimento refletido em uma comunidade que vive há décadas com os impactos sociais e ambientais de um grande projeto na Amazônia. 

Filme já teve sua estreia internacional 

Foto: Thiago Pelaes
Distribuído pela ELO Company e produzido por Marahu Filmes, o documentário segue sua história em mais um festival, tendo passagens pelo 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, Mostra Panorama Dokumente – estreia mundial (indicado a Melhor Documentário), 60º Festival de Cine de Cartagena de Índias, Mostra Algo a Declarar – estreia Latina (indicado a Melhor Documentário), DokuFest 2020, Mostra Green Dox (indicado a Melhor Documentário), Olhar de Cinema – Mostra Novos Olhares e Festival Jean Rouch – Mostra Competitiva.

“Poético e rítmico, lindamente rodado em preto e branco em alto contraste, o filme desenvolve uma dimensão política imanente sobre a destruição constante e contínua da floresta amazônica e das comunidades que nela vivem”, afirma Michael Stütz, diretor de programação da Mostra Panorama do Festival de Berlim.

O longa-metragem permite que o espectador se transporte para a região amazônica e acompanhe o impacto causado, tanto na vida de seus habitantes como na transformação permanente da mata ao redor. Para Fernando Segtowick, "O Reflexo do Lado" é um convite para que nos juntemos aos moradores do Rio Caripé e às árvores mortas pela hidrelétrica de Tucuruí. 

"É um convite ao público para ver a destruição da floresta e o desaparecimento de animais, mas também, é uma chance para que possam viajar no barco do Seu Manduca e ver aquela gente que também dança, reza, sorri e vive. Essa população resiste apesar do poder dos ciclos econômicos e dos governantes que continuam a assombrá-la, em uma história que é a própria história da Amazônia”, comenta o diretor.

Ficha Técnica 

  • Direção e Roteiro: Fernando Segtowick. 
  • Produtores Executivos: Brenda Silvestre e Thiago Pelaes. 
  • Direção de Fotografia: Thiago Pelaes.
  • Montagem: Frederico Benevides. 
  • Som: Victor Kato, Igor Amaral e Lauro Lopes. 
  • Design de Som e Mixagem: Lucas Coelho. 
  • Colaboração Design de Som: Guilherme Farkas. 
  • Assistentes de Direção: Rodrigo Garcia e Dayana Manasses. 
  • Baseado no livro de fotografias “O Lago do Esquecimento” de Paula Sampaio e nas pesquisas de Edilene Portilho.

Nenhum comentário: