13.10.20

Márcio Moreira lança single com Roberto Menescal

Depois de dois singles lançados, o paraense radicado no Rio de janeiro preparou um álbum autoral com 10 faixas, que será conhecido aos poucos, no formato de singles, até ser revelado na íntegra em 2021. “As cores das flores” é o primeiro, que chega em parceria com Roberto Menescal, o mestre da bossa nova, com quem divide os vocais. Lançamento será dia 23, nas plataformas digitais.

Jornalista de formação e executivo do segmento musical há quase uma década, Marcio Moreira, acostumado a estar próximo de grandes nomes da música brasileira (a lista é longa e inclui artistas de vários segmentos), decidiu que era hora de investir em duas de suas maiores paixões: cantar e compor. 

É a redescoberta do artista que andava sublimado pelo executivo da indústria da música: “Estar perto de gente genial como Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Novos Baianos, e vivenciar seus processos criativos no front, reduziam a minha coragem de expor a arte que eu faço. No divã entendi que as pessoas são diferentes e tocadas por coisas diferentes e isso me encorajou”, conta Marcio sobre o processo que desemboca agora no novo projeto. 

“Certa vez, nos bastidores de uma gravação, Erasmo me chamou no canto e disse: “Fernanda (esposa) me disse que você lançou uma música! Mostra aí!”. Era a canção ‘Em Paz’, que lancei no primeiro dia deste 2020 tão conturbado. Mostrei o clipe com a mão trêmula e quando acabou ele destilou sua gentileza em uma frase simples, mas que hoje é o mantra que me acompanha: “É muito bom saber que tem um artista cuidando da nossa carreira”. Além de Em Paz, Marcio também lançou Uma Voz, em abril deste ano. 

Além de tocar violão Menescal também canta

Foto: Cadu Dias/Divulgacão
Com Menescal, Marcio divide a canção ‘As Cores das Flores’, primeiro single, a ser lançado dia 23 de outubro, 2 dias antes do aniversário de 83 anos do compositor (em 25/10).  Menescal também divide os vocais, coisa rara, além de tocar aquele violão de mestre.

“Estava almoçando com Menescal e começamos a falar sobre a sua abertura para o novo. Ele me disse, com muita convicção, que essa troca com quem está chegando o enche de vida”, lembra Marcio, que dias depois se deparou com uma matéria que falava do amor do Menescal pelas flores (ele tem um orquidário em sua casa, na Barra). “A letra veio na hora! Escrevi de uma vez e sem pensar muito, para não desistir, e mandei pra ele com a pergunta: ‘Topa uma parceria?’.  

A resposta veio dias depois, em um áudio de whatsapp do próprio Menescal, tocando e cantando a nova parceria. “Como a minha cara de pau já tinha sido bem-sucedida na parceria, o convidei para cantar comigo e ele topou na hora!”, comemora Moreira. Assim nasceu ‘As Cores das Flores’, um senhor cartão de visitas para o que vem por aí.

“Foi um convite de alto risco pois não sou cantor, mas......(risos). Nos conhecemos na gravadora Som Livre, onde ele trabalha, e onde lançamos há pouco um projeto Cazuza em Bossa, que fiz em parceria com Leila Pinheiro e Rodrigo Santos. No meio dos bate-papos de trabalho surgiu a oportunidade de compormos alguma coisa juntos”, diz Menescal, que iniciou a carreira no final dos anos 50, quando a realidade do mercado da música era outro bem diferente do que se vive agora.

“Na verdade, tenho que sentar do outro lado da mesa para aprender com eles o pulo do gato dessa nova realidade desse mercado. Quando comecei minha carreira, no final dos anos 50, consegui junto aos meus amigos músicos desvendar os novos caminhos da grande virada daquela época, mas agora........ vou na correnteza da moçada!”, completa.

Poema de abertura, o segundo single e outras participações 

Laila Garim (Foto do site Pitaya Cultural)

A atriz e cantora Laila Garin vai interpretar um poema de abertura, escrito pelo próprio Marcio Moreira. 

“Tive o insigth de me lançar oficialmente como intérprete das minhas canções assistindo a performance de Laila em “A Hora da Estrela”. Laila já deixou de ser apenas uma artista com quem trabalho e se tornou uma amiga generosa”, pontua o artista.

Já a cantora e compositora Lia Sophia, nascida na Guiana Francesa e radicada em Belém aos 17 anos, que Marcio ouvia nas rádios e assistia nos bares e teatros de Belém, colocou voz na canção "Te quis de cara", que será o segundo single.  “Faltava esse tempero no repertório, então, o Luiz Lopes (guitarrista do Erasmo Carlos, Paula Toller, etc) me convidou para compor com ele. Ele gravou uma guitarrada que lembra muito o carimbó, as coisas do Pará! A generosidade e o carinho da Lia foram enormes e ela retornou com uma voz tão bem desenhada que mal pude acreditar. Era o símbolo que faltava pra temperar esse meu trabalho de estreia”, diz Márcio.

O álbum de estreia de Marcio Moreira ainda reservas outros momentos inspirados: Tem encontros meus com Michael Sullivan, o maior hitmaker do país, que ainda é meu padrinho de casamento! Há afeto de sobra nessas canções”. Parcerias com compositores contemporâneos e da sua terra, como Gabriel Andrade e Alessandro Bacchini, completam o repertório. “A música tem dessas coisas né? Te enseja encontros com o passado, o presente e até com o futuro”, finaliza.

Nenhum comentário: