23.11.21

Noites de música instrumental na beira do Tapajós

Badi Assad e Lívia Mattos
Foto: Sérgio Malcher (Ago. 2021)
O Tapajazz está de volta ao presencial em Alter do Chão, Santarém. De 25 a 27 de novembro às margens do Tapajós, o festival receberá entre outras atrações Arismar do Espírito Santo, Armandinho Macedo, Badi Assad e Amazônia Jazz Band. Pela primeira vez estaremos sem Sebastião Tapajós, cuja presença, no entanto, será sentida através de sua música.

O Tapajazz é um dos poucos festivais de música instrumental existentes no Pará, sendo o único da região oeste. Recentemente, por essa sua peculiaridade e também por sua trajetória de nove anos, a ALEPA aprovou Projeto de Lei, por unanimidade, para que ele se torne um patrimônio cultural de natureza imaterial da região.

“Para mim foi uma grande surpresa, queria agradecer a Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado, a Deputada Marinor Brito, que foi quem apresentou o requerimento para tornar o Tapajazz um patrimônio Cultural do Estado do Pará. Isso demonstra a nossa dedicação e perseverança”, comemora Guilherme Taré, o idealizador do evento. 

Depois de passar um ano sem realizar o Tapajazz em Alter do Chão, ele afirma que o presencial é que dá todo sentido ao projeto. "É muito interessante estar retomando com o festival em Santarém, Alter do Chão, de forma presencial, pois o glamour do festival é essa sua relação com a beira do rio Tapajós. Eu não via sentido em permanecer com o festival aqui em local fechado. Por isso surgiu a ideia de levar uma mostra para Belém. Mas agora, cá estamos de novo, próximos da beira desse rio que, junto com o nosso querido violonista, inspirou o nome do festival”, diz o produtor.

Andreson Dourado, com Sebastião Tapajós
Foto: Divulgação

Guilherme Taré escalou, entre outras atrações, para a abertura desta quinta-feira, 25, o show lançamento do EP “Trilhas de Igarapés”, de Andreson Dourado, pianista de Santarém. 

“O trabalho solo dele ainda não havia sido apresentado no festival e tomamos a iniciativa este ano. O Andreson foi durante 10 anos o pianista que acompanhou o Sebastião Tapajós”, segue Taré. 

O primeiro dia terá ainda show de Maurício Maestro, que já participou do Tapajazz na edição de 2020, em Belém e, para encerrar a noite, haverá um grande show de Arismar do Espírito Santo, que é multi instrumentista, toca contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria, e também faz composições e arranjos harmônicos muitas vezes inusitados. O músico transita com impressionante desenvoltura por diversos estilos, seja jazz, samba, choro e até rock. “Ele foi parceiro do Sebastião Tapajós, chegando a fazer um disco lindo com ele e Sivuca. Ele estará aqui, nesta grande homenagem”, comenta Taré.

Um grande Tributo à Sebastião Tapajós

Armandinho Macedo e sua banda (Ago 2021)
Foto: Sérgio Malcher

Na sexta-feira, 26, teremos o Quinteto Tributo, reunindo músicos que sempre tocaram com Sebastião Tapajós e também a Amazônia Jazz Band, que esteve na programação da Mostra Belém, em agosto, e retorna agora ao festival para apresentar seu repertório e também homenagear Sebastião Tapajós. Desta vez, porém, ele não estará à frente com seu violão. 

"Ainda não caiu a ficha dessa ausência física. Sebastião era um amigo, um irmão, um pai de todos nós, um cara que botava todo mundo debaixo do braço e cuidava. Ele sempre me incentivando, participou de todas as edições, até a Mostra Belém, em agosto. Foi emocionante. Agora não o teremos presente, mas a obra dele será reverenciada, respeitada, admirada e divulgada. Sebastião Tapajós deixou um legado imenso pro mundo inteiro, não foi só pra nós”, comenta Taré. 

O festival de música instrumental que surgiu em Santarém, também vem realizando, desde 2020, uma mostra também de três dias, em Belém. Este ano, a edição na capital foi realizada em agosto, como uma prévia do que vai acontecer agora em Alter do Chão. Três das atrações desta edição também se apresentaram no Teatro Margarida Schivazappa. Por isso, no dia 27, o encerramento promete novas emoções.. 

O primeiro show da noite será com Badi Assad e Lívia Mattos, duas artistas versáteis e multi instrumentistas que encantaram o público da Mostra Belém e vão com certeza encantar o público de Alter do Chão. Será a vez da presença feminina no Tapajazz chegar também em Santarém. O show que encerra de fato o evento será do guitarrista baiano, criador da Guitarra Baiana, Armandinho Macedo.  O músico incendiou a plateia em Belém e promete fazer um show inesquecível também em Alter do Chão.

Serviço

Tapajazz em Santarém. De 25 a 27 de novembro, em Alter do Chão, 20h, de forma presencial e com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do festival. Patrocínio do Banpará, por meio da lei Rouanet, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. Apoio do Governo do Pará,  Secult e Fundação Cultural do Pará,  Holofote Virtual, Casa do Saulo, Prefeitura de Santarém, Unimed e Nominal Rent a Car. Realização da Fábrica de Produções.

Nenhum comentário: