‘MBARAYÓ’ se pronuncia ‘mambaraió’. O termo em tupi que significa Marajó, barreira do mar. O novo trabalho traz 16 faixas inéditas, apresentando um mosaico de ritmos latinos e caribenhos, e conta com composições inéditas, inspiradas na paisagem, narrativa e no imaginário popular –toada, samba-choro, reggae, valsa, marabaixo, salsa, merengue, samba de cacete, mambo, coco-baião do norte, mazurca.
São canções raras apresentadas em performance acústica e em matizes mais suaves; registro diferenciado, imerso ao universo simbólico e significativo da arte, cultura e vida Marajoara. É mais um projeto realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal.
Ronaldo Silva é músico, compositor, cantor e pesquisador musical com intenso trabalho voltado para o fomento e a ascensão da música popular. Autor e criador do Arraial do Pavulagem, compõe há mais de 30 anos as músicas tocadas nos tradicionais folguedos culturais em cortejos pelas ruas de Belém, Cachoeira do Arari, Macapá e outros, materializados nos Arrastões do Pavulagem, Cordões do Galo, Banzeiro do Brilho-de-Fogo, respectivamente, e demais apresentações do grupo pelo país afora, arregimentando toda uma geração de público brincantes e cantantes.
O projeto foi executado por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Edmilson Rodrigues – PSOL, em 2019, através da Universidade Federal do Pará – UFPA, Pró Reitoria de Extensão – PROEX, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP e a Escola de Música – EMUFPA.
Serviço
Nesta sexta-feira, 5, no Teatro Gasômetro - Parque da Residência, às 19h, lançamento do songbook da Amazônia às 20h, o show M’Barayó. A entrada será a doação de um kit de higiene pessoal, contendo absorventes, creme dental e sabonete que será repassado às mulheres do movimento Marajó Vivo. Realização: Instituto Arraial do Pavulagem.
Para baixar o songbook:
http://fabiocavalcante.com/textos/songbookdaamazonia_ronaldosilva.pdf.
(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário