28.11.21

Márcio Jardim lança o álbum solo Amazônia Ímpar

Capa: Ilustração Gabriela Maurity

Já está nas plataformas, o disco Amazônia Ímpar, primeiro álbum solo de Márcio Jardim, integrante fundador do Trio Manari, referência em percussão amazônica. Neste trabalho, ele apresenta seu lado compositor e arranjador, ressaltando tambores e parceiras com Jacinto Kahwage e Willian Jardim. O projeto foi realizado com apoio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal.

"Não mate a mata verde / Não tire os trens dos trilhos A floresta é um tesouro Um legado precioso / Terra de nossos avós / E herança de nossos filhos Não apague da memória Nossa história ribeirinha”. 

O texto de Ronaldo Silva, na voz de Lucas Pantoja, abre o álbum "Amazônia Ímpar", trabalho no qual Márcio Jardim foca em seu trabalho autoral, reunindo 8 composições gravadas a partir de um Set específico de tambores, montados pelo músico para compor os arranjos.  "Eu sempre quis fazer um disco pensando na percussão. Neste meu trabalho é o que vem na frente. Criamos um Set para fazer base percussiva como se fosse uma bateria, mas não a percuteria e sim os tambores, onde tem a divisão dos médios, graves e agudos”, explica Márcio.

Obra de sua estreia como solista, o disco instrumental traz os sotaques únicos do Carimbó, Marabaixo e toda ancestralidade do Batuque Afro-amazônico, frutos de uma pesquisa de longa data sobre os ritmos amazônicos feita pelo músico, construindo assim verdadeiras pérolas dessa diversidade e tradição sonora, em diálogo com as harmonias do Jazz e com os diversas estilos e gêneros da música universal. “Estou usando tambores da Amazônia, mas também de Cuba e da Venezuela, pois resolvi misturar nesse Set de percussão, com influências amaz6onicas e mundiais", diz Márcio que escalou 02 Colepuias, 01 Curimbó, 01 Barricão, 01 Djembe, 01 Batá e 01 Quinto, dos quais surgiram as melodias.  

Na faixa que dá título ao trabalho (Amazônia Ímpar), não só a rítmica, como também as tonalidades das afinações dos tambores foram base para a melodia e harmonia da música. William Jardim, o guitarrista, teve que adaptar algumas melodias, buscando a rítmica melódica concebida nos tambores, que dão todo o conceito do disco, privilegiando as rítmicas amazônicas. “Essa é uma música composta para percussão, onde há compassos ímpares, pares e ritmos amazônicos. Tudo partiu dos tambores, da própria melodia, das harmonias. Geralmente nos discos, as melodias e harmonias vem na frente e a percussão vem pra complementar esse não foi ao contrário", reforça.

Ouça: AMAZÔNIA ÍMPAR

Processo de construção, parceria e universidade

O músico revela que o mergulho na construção do disco e no processo de criação, o fez transformar o álbum também em seu Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Música, que ele cursa pela UFPA.  “Vi que tinha tudo a ver, porque dentro do disco, eu falo da questão dos tambores, um pouco da minha história, um pouco de tudo já está ali, então esse trabalho também se transformou no meu TCC, ganhando o mesmo título que o disco", conclui.

A produção executiva do trabalho é de Carlos “Canhão” Brito Jr. “O processo todo contou com o Canhão que tem sido muito importante nesse disco e na minha carreira, pelo entendimento dele da percussão, da música e a seriedade e força dele como produtor”, afirma Márcio, ressaltando uma amizade que beira os 30 anos de carreira de ambos. 

“Estudamos juntos no conservatório Carlos Gomes, entramos no mesmo ano no grupo de percussão, tem admiração e respeito, tem muita história, mas naturalmente cada um seguiu seu caminho. Esse disco é uma celebração aos laços afetivos que os tambores nos proporcionaram, e ainda nos proporcionam”, conta Carlos Canhão, que fez a Direção Artística do DVD do Trio Manari, e a Produção e Direção Artística do Jardim Percussivo. 

“Estou muito feliz em poder contribuir com o trabalho desse Amigo Irmão que os tambores me trouxeram, é uma celebração a arte, a amizade mesmo, pois ele gravou com os filhos (William e Wesley), Luiz Pardal,  Jacinto Kahwage, Adelbert Carneiro que são pessoas muito importantes na trajetória dele. Traz ainda texto do Ronaldo Silva, letra do Allan Carvalho e também é dedicado ao Mestre Sebastião Tapajós, com quem o Márcio conviveu e aprendeu muito até sua partida”, complementa Canhão. 

Do samba à pesquisa dos ritmos amazônicos

Márcio nasceu em família de músicos e teve contato com a percussão muito cedo através de rodas de samba em sua casa onde foi seu primeiro palco. Desde então passou a se dedicar à música, tendo como seu primeiro instrumento, o pandeiro. Iniciou seus estudos no conservatório Carlos Gomes, na turma de percussão clássica, com o gosto pela música e por sua dedicação, logo se tornou membro do grupo de percussão. 

Com o passar do tempo e com a ajuda de dois amigos também percussionistas (Kleber Benigno e Nazaco Gomes), iniciaram um grupo de estudos, daí então surgiu o Trio Manari, onde passaram a ser reconhecidos não somente no estado do Pará como também no Brasil e no Mundo. 

A partir desse grupo, Marcio Jardim tem se apresentado em constantes participações com grandes e renomados artistas como: Sebastião Tapajós, Lia Sophia, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Pepeu Gomes, Paulinho Moska, Celso Viáfora, dentre outros artistas; além de participações em várias turnês pelo mundo como: Canadá, Argentina, Suriname, Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Estados Unidos.

Marcio Jardim também atua como professor, formando jovens percussionistas. Ele também criou e dirige o Grupo Jardim Percussivo, que desenvolve as pesquisas sonoras dos ritmos afro amazônicos, reunindo jovens percussionistas. O projeto resultou no primeiro CD, lançado em 2017. E no início do ano que vem será lançado o segundo, desta vez, reunindo ainda um e-book e um mini documentário sobre o processo, desenvolvido via emenda parlamentar, com coordenação da FADESP.

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva: Carlos “Canhão” Brito

Direção Musical: Márcio Jardim

Arranjos: Márcio Jardim em parcerias com Jacinto Kahwage e William Jardim

Músicos:

Percussão: Márcio Jardim

Guitarra: William Jardim

Baixos: Wesley Jardim, Adelbert Carneiro e Príamo Brandão

Violões: Gileno Foinquinos e Davi Amorim

Piano e Teclados: Jacinto Kahwage e Luiz Pardal

Vocais: Suzane Cavalcante/ Simone Portela/ Andréa Pinheiro/ Lucas Pantoja 

Flauta: Jonathan Miranda

Violino e Gaita: Luiz Pardal

Saxofone: Marcos Vinicius

Comunicação

Ilustração e Designer: Gabriela Mauriti 

Fotografia: Cláudio Ferreira e Carlos “Canhão” Brito 

Assessoria de Comunicação: Luciana Medeiros

Estúdios

Técnicos de Gravação: Jacinto Kahwage / Hélio Silva 

Assistente de Gravação: Marcelino Santos

Mixagem e Masterização: Jacinto Kahwage

Gravado nos Stúdios: Mídas Amazon/Publikmusic/Studio Jardim. 

Masterizado: Mídas Amazon

Músicas

01 - Amazônia Ímpar (Dedicada ao Mestre e Amigo Sebastião Tapajós)

Música e Arranjo: Márcio Jardim e Jacinto Kahwage

Percussão – Márcio Jardim

Teclados e Samples – Jacinto Kahwage. Voz – Lucas Pantoja

Texto – Ronaldo Silva

02 – À Sombra da Samaumeira

Música e Arranjo – Márcio Jardim e Jacinto Kahwage

Percussão – Márcio Jardim

Teclados – Jacinto Kahwage

Vocais – Suzane Cavalcante e Simone Portela

03 - Beira de Rio

Música e Arranjo: Márcio Jardim e William Jardim

Percussão – Márcio Jardim

Guitarra – William Jardim

Baixo – Wesley Jardim

Piano Elétrico – Jacinto Kahwage

Violão – Gileno Foinquinos

Flauta – Jonathan Miranda

Vocais – Suzane Cavalcante e Simone Portela

04 – Afro Amazônia

Música e Arranjo: Márcio Jardim/William Jardim/Jacinto Kahwage

Percussão – Márcio Jardim

Guitarra – William Jardim

Baixo – Wesley Jardim

Teclados – Jacinto Kahwage

Flauta – Jonathan Miranda

Vocais – Suzane Cavalcante e Simone Portela

05 – BaoBarra (Dedicada a Carlos Barra)

Música e Arranjo: Márcio Jardim e William Jardim

Percussão – Márcio Jardim

Guitarra – William Jardim

Baixo – Príamo Brandão

Teclados – Jacinto Kahwage

Violino: Luiz Pardal

Saxofone – Marcos Vinicius

Vocais – Suzane Cavalcante e Simone Portela

06 – Pro Nosso Jardim

Música: Márcio Jardim e Alan Carvalho

Arranjo, Piano e Gaita: Luiz Pardal Percussão – Márcio Jardim

Violão – Davi Amorim

Baixo Acústico – Adelbert Carneiro Flauta – Jonathan Miranda

Vocal – Andréa Pinheiro

07 – Merengue para Gegeu (Dedicada a Rogério Sampaio) 

Música: Márcio Jardim e William Jardim

Arranjo: Márcio Jardim/William Jardim/Jacinto Kahwage

Percussão – Márcio Jardim

Guitarra – William Jardim

Baixo – Wesley Jardim

Teclados – Jacinto Kahwage

Violão – Gileno Foinquinos

Flauta – Jonathan Miranda

Vocais – Suzane Cavalcante e Simone Portela

08 – Batuque pro Mundo

Música e Arranjo: Márcio Jardim e Jacinto Kahwage

Percussão – Márcio Jardim

Teclados, Programação e Vocal – Jacinto Kahwage

Serviço

Lançamento do álbum "Amazônia Ímpar”, o primeiro disco solo do percussionista Márcio Jardim. Em todas as plataformas digitais de distribuição da música. Contato: (91) 98531.8816. 

Acesse o álbum: YouTube Music

Instagram: @marciojardim_oficial


Nenhum comentário: