18.11.21

Trio Manari traz vivência de tambores ao domingo

Prestes a lançar o projeto “Ritmos e Tambores da Amazônia”, contemplado pelo edital de música da Secult, via lei Aldir Blanc, o Manari convida para a roda de conversa sonora neste domingo, 21, das 16h às 17h, no Espaço Cultural Edson Santana. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ação alusiva ao Novembro da Consciência Negra. A entrada é gratuita.

Referência na música brasileira, no campo da pesquisa e da execução percussiva com características amazônicas, o grupo promoverá uma vivência em roda de conversa, com demonstrações práticas dos tambores e ritmos do samba de cacete, carimbó e marabaixo, que possuem batidas próprias da ancestralidade africana, quesitos fundamentais dentro da pesquisa e performance do grupo que já é reconhecido como um dos mais importantes grupos de percussão do país.

Além das demonstrações, os músicos também falarão um pouco sobre a trajetória do grupo que possui uma pesquisa de 20, difunde e inova a música amazônica instrumental percussiva, formada pelos sons da floresta. O trabalho do Trio Manari ganhou repercussão dentro e fora do país, gravou dois CDs e um DVD lançados, e seu trabalho reverbera e está em praticamente todos os grandes trabalhos da música paraense. 

Kleber Benigno, Márcio Jardim e Nazaco Gomes também traçam suas carreiras individualmente, mas sempre trazendo a marca do que construíram juntos. Em 2020, com o lançamento dos editais da lei Aldir Blanc, o grupo resolveu compartilhar sua pesquisa em vídeo aulas que estão prestes a serem lançadas, acompanhadas de um mini documentário sobre o Trio Manari.

A roda de conversa deste domingo, 21, vai trazer a essência do projeto “Ritmos e Tambores da Amazônia”, servindo como introdução aos três módulos virtuais que estarão no canal de Youtube do grupo, e também serão compartilhadas via Instagram e Facebook. A ação desse domingo é uma contrapartida ao edital de Música da Secult-Pa, via Lei Aldir Blanc.

“Em breve vamos disponibilizar três vídeos aulas sobre esses ritmos e tambores no canal de Youtube do Trio Manari, mas desde já estamos realizando nossas ações de contrapartida ao edital. Então neste domingo já daremos uma amostra do que o público depois vai ver na Internet”, diz Kleber Benigno (Paturi).

Serviço

Roda de Conversa Sonora “Ritmos e Tambores da Amazônia”, com Trio Manari - Espaço Cultural Edson Santana - Na Trav. Estrella, 1609 - Entre Marquês e Visconde - Pedreira - Belém-Pa. Esse projeto é realizado por meio de Prêmio do Edital de Música – Lei Aldir Blanc Pará, SECULT, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo e Governo Federal. Produção e Comunicação: Holofote Virtual. Apoio: SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Prefeitura de Belém. Mais informações: (91) 98134.7719.

Nenhum comentário: