1.11.21

Iracema Oliveira e o Brinquedo de Voar no Youtube

Iracema Oliveira - Foto Still

Premiado pela lei Aldir Blanc, por meio do edital de Multilinguagens, o documentário “Iracema e o Brinquedo de Voar”, de Felipe Cortez, está disponível no Youtube, onde ficará disponível por 15 dias no canal da Rec Filmes. 

Felipe Cortez estuda e pesquisa o Teatro de Pássaros, tendo registrado ao longo de anos, vários grupos que mantêm essa tradição viva na periferia da cidade e em todo o Pará. “É o nascimento de um filho que já está me acompanhando tem uns 10 anos, então acaba sendo também um sentimento de gratidão por poder organizar essas imagens em uma narrativa”, diz Felipe Cortez.

Essa expressão teatral nascida em Belém a partir do contato de artistas populares com as companhias de ópera que vinham à capital paraense, no início dos anos 1900, chegou à vida de Iracema quando ela era ainda uma criança. Filha do artista Francisco Avelino de Oliveira, autor do teatro de pássaro, ela cresceu em meio ao fazer artístico e cultural. 

Iracema logo se tornou estrela de radionovelas e programas de rádio nas décadas de 50 a 70; e quando seu pai faleceu, assumiu o Pássaro Tucano, mantendo hoje a sede que leva o nome do pai, a Associação Heranças do Velho Chico , aos 84 anos, é também guardiã das Pastorinha Filha de Sion e coordenadora do Grupo Parafolclórico Frutos do Pará. 

Narrado de forma reflexiva e cheia das emoções que foram trazidas à tona durante as entrevistas ao documentarista, o filme ganha contornos poéticos, atravessado por cenas em espaços simbólicos para a cultura popular, como as ruínas do Teatro São Cristóvão, um lugar referência na apresentação de grupos de pássaros nas décadas de 1950 a 70.

Imagens de arquivo enriquecem o filme com mais 12 minutos

Era para ser um curta de 26 minutos, mas ao somar seu material de arquivo ao que foi capturado ao longo das gravações realizadas este ano, o filme ganhou fôlego e estreou, trazendo um conteúdo de quase 50 minutos. 

O realizador explica que o filme acabou ficando com um tempo maior justamente pela quantidade de materiais reunidos a partir de suas vivências e investigações acerca dessa cultura.  “O filme ficou com 48 minutos, fugiu ao que tínhamos previsto no projeto, mas isso é natural, porque a gente tinha muitas imagens de arquivo que acabaram compondo com o que fizemos mais recentemente”, continua ele, que se diz feliz com todo o processo. 

Iracema Oliveira é a personagem principal e fio condutor da narrativa, mas o filme, segundo Cortez, "é sobre o Pássaro Junino que é uma expressão cultural muito importante na nossa cena e que precisa ser cada vez mais conhecido. Envolve famílias na periferia da cidade, memória cultural e aponta caminhos para se fazer produção artística e cultural na periferia”, diz.

Após o lançamento virtual, Cortez vai realizar uma sessão especial, na sede da Associação "Heranças do Velho Chico", que vai receber cópias do filme para exibição em suas atividades futuras. "Além da sede também vamos entregar cópias a outras escolas públicas“, finaliza Cortez que além da direção, também assina o argumento e roteiro do filme. A direção de fotografia é de Guilherme Paes Barreto, da Rec Filmes, e a consultoria da atriz, diretora, pesquisadora e dramaturga Ester Sá. 

Serviço

Documentário “Iracema e o Brinquedo de Voar”, de Felipe Cortez. Prêmio Edital Multilinguagens, via lei Aldir Blanc. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=MK-pnJ5kdMg&t=2460s

Mais informações: 

@recfilmes.tv e @ofelipecortez

Nenhum comentário: