8.4.11

Novo livro de Biratan Porto traz caricaturas e originalidade para o humor de letras

Impossível não perceber imediatamente de quem é a caricatura  ao lado, nas mãos de Biratan Porto ilustrando a capa de seu mais novo livro. Agora preste mais atenção e veja que o autor da obra caricaturou o poeta português Fernando Pessoa, utilizando apenas alguns traços e a inicial do nome dele. 

Pois é. Biratan reuniu esta e outras dezenas de caricaturas de personalidades e celebridades, brasileiras e internacionais, com as iniciais de seus nomes, e as publicou no livro “Caricaturas de Letra”, que ele lança na próxima quinta-feira, 14, no Espaço Cultural da Fox Vídeo (R. Dr. Moraes), a partir das 18h.

São 80 caricaturas de celebridades do cinema, dos esportes, das ciências, das letras, da música. A ideia é muito boa e, somada ao talento de Biratan, obtém resultados dignos dos melhores e mais sinceros elogios.

Ziraldo, um dos monstros sagrados do humorismo brasileiro, convidado a apresentar o livro, expressa sua admiração comparando nosso cartunista com gênios como Nássara  e Cássio Loredano. 

“Mestre de todos nós, o great Ziraldo, gentilmente, fez uma ótima análise do meu trabalho. Quando o conheci, ambos ainda tínhamos bastante cabelos na cuca. Foi lá por 1987, no salão de humor de Terezina. De lá pra cá, a gente sempre se encontra em eventos de humor por esse Brasil afora, quando não, reencontro-o na Feira Panamazônica do livro, aqui em Belém, para a qual ele é sempre convidado”, exalta Biratan.

Da célebre cena de "O pecado mora ao lado"
Apesar de só desenvolver este trabalho a partir dos anos 2000, o fascínio do cartunista pela temática vem desde os tempos em que ele admirava o humor de letras ou logogramas feito por Millôr Fernandes e por Ziraldo, na revista O Cruzeiro, no Pasquim e em outras publicações.

“Lembro-me de uma do Millôr bem bacana. Ele desenhou a palavra ESCADA, mostrando as letras como se fosse uma”, diz Biratan. “Muitas vertentes existem nessa área do humor, mas desenvolvi um novo caminho”.

E com esta nova fórmula fez a primeira caricatura desta natureza, retratando outro poeta,  Carlos Drummond de Andrade e  logo chamou atenção. Ao inscrevê-la  no  Salão de Humor de Caratinga, em Minas Gerais, acabou trazendo de lá uma Menção Honrosa. 

“De lá pra cá já produzi quase duzentas caricaturas de letras. Daí surgiu a idéia e publicar um livro”, conta. “Infelizmente, nessa turma de celebridades não tem paraenses. Mas prometo incluí-los no próximo livro”, avisa.

O curioso é que o humor parece não estar exatamente nas geniais caricaturas, mas em nós seus leitores. Não vejo, por exemplo, a hora de paginar o livro para tentar descobrir de quem se trata a caricatura, antes de ver sua identificação.

Isso porque, bem o disse Ziraldo, nem sempre é fácil. “Quem não tem olho muito bom para artifícios gráficos, pode custar um pouco a descobrir onde está a cara e a expressão do personagem escolhido. Outros vão sacar logo que o Biratan pegou a cara e a ânima da turma toda do livro”. 

Caricatura do poeta virou tatuagem
Tá no blog – Biratan Porto é premiado nacional e internacionalmente. E cada um desses prêmios está relacionado em seu blog, o Biratan Cartoon, inaugurado  em 2008 e que não deve deixar de ser visitado.

De comunicação 90% visual, o humor está espalhado em tudo, do contador de visita, que ele chama de Marcha dos Pinguins (muito bom!), até os comentários de outros ilustres cartunistas.

À exemplo, logo que Bira colocou no ar a caricatura de Fernando Pessoa, ela saiu por aí encantando muita gente, inclusive uma fã de Goiânia, que a transformou na tatuagem cuja foto você vê aí. 

Para esta postagem, o cartunista J. Bosco, que também tem um blog, comenta: “Grande idéia essa menina teve. Bira, se a moda pega, você ficará marcado na pele de muita gente”.

É também em seu blog que Biratan reúne várias de suas obras e apresenta seu trabalho, feito de uma diversidade incrível.  Basta dizer que ele trabalha com humor gráfico há 30 anos e que já publicou os livros “Pacto no Tucupi” (charges, 1981), “Suingue, Suor e Lábias” (humor erótico,1988), “Biratan verde de Raiva” (humor ecológico, 1991), “Soltando as Hienas” (cartuns canalhas,1993), “Sexo, Sexy, Seculorum” (cartuns eróticos,1999), “Cadê o Verde que estava aqui?” (livro infantil, 2004) e “O Verde no Vermelho” (cartuns ecológicos, 2004).

Em 2002, conquistou o primeiro lugar no International Cartoon Festival of Knokke-Heist, na Bélgica, um dos mais importantes e tradicionais salão de humor da Europa.  Biratan  tem trabalhos publicados nos EUA, Itália, França, Bélgica e Holanda. 

Em 2006, o livro “Cadê o Verde que estava aqui”, lançado dois anos antes, virou um curta metragem realizado pela Central de Produção, com patrocínio do Banco da Amazônia, através da Lei Rouanet, e da Amazônia Celular, através da Lei Semear. O filme já rodou em vários festivais  de cinema. Para televisão, Biratan já criou cinco das vinhetas (Plimplim) de animação rodadas pela Rede Globo.

Do cartaz do Salão Internacional de Humor da Amazônia
Cartunismo verde - Tem mais. Além de participar, Biratan também organiza um evento de humor. O Salão Internacional de Humor da Amazônia, que este ano ainda está  em fase de captação, segue para a sua 4ª edição. 

No ano passado, o salão trouxe para cá alguns dos mais importantes cartunistas da cena gráfica brasileira, como Edgar Vasques (RS), José Alberto Lovetro, o Jal (SP) . Foram realizados palestras, bate papo e oficina e houve inovações ao aceitar filmes de animação de curtíssima duração, tendo como temática o meio ambiente

De repercussão internacional, o salão tem atraído  participação de cartunistas de várias partes do mundo preocupados em se expressar em prol da causa ecológica. O cartun ecológico, aliás, se tornou uma das especialidades do cartunista que criou um outro blog só para publicar seus cartuns ecológicos, o Green Cartoon

Trabalhado como freelancer na área do humor e artes gráficas, Biratan ainda encontra tempo para praticar uma outra paixão, a música e diz que nas horas vagas é bandolinista. É só ir na Casa do Gilson, aos finais de semana, para conferir.

Serviço
“Caricaturas de Letra” – caricatures in Characters, do cartunista Biratan Porto, com apresentação do Ziraldo Alves Pinto. Lançamento no dia 14 de abril, a partir das 18h, na Fox Video da Dr. Moraes, em Belém do Pará. Apoio: Fox Vídeo, Sol Informática e a Imóvel&Cia, que abraçaram o projeto e tornaram possível sua publicação. 

Um comentário:

Cartoon by Biratan disse...

Valeus, Lu, pela ótima divulgação do livro.
bjs. bira