10.9.11

"5X Favela" é atração do Cine Periferia que traz bate papo e palestra com cineastas convidados

Idealizado pela ONG Crias do Futuro em parceria com a Central Única das Favelas – CUFA-PA, o Cine Periferia versão Pai D’égua está acontecendo até domingo, 11, no Cine Olympia, em Belém do Pará, com patrocínio da Oi e apoio cultural do instituto Oi futuro. Na programação de hoje tem bate papo sobre cineclubismo no Pará , exibição da mostra competitiva de curtas, além do longa metragem “5xFavela, Agora por Nós Mesmos”, que contará com a presença de um de seus diretores, Wagner Novais.

A ideia do evento, que já foi realizado em outras capitais do país, é promover maior inclusão e interação da população com as produções audiovisuais, incentivando a discussão acerca da formação de público, criação, exibição e distribuição destas obras produzidas nas periferias do Brasil e do mundo.

Neste sábado, 10, a programação inicia às 19h, com um bate papo com o realizador, cineclubista, um dos coordenadores do Coletivo Resistência Marajoara e presidente da PARACINE, Francisco Weyl (Pará).

A projeção começa com o curta “Insano Jazz” (Vitória – ES / Brasil), uma animação de cinco minutos com direção de Hélio Coelho. O filme faz um percurso deslumbrante e sensorial, com imagens e ritmos frenéticos e sequências que fazem alusão ao clima, cultura e imaginário cotidiano do Estado do Espírito Santo.

A Festa da Cobra, em Soure-Marajó
Logo depois, o evento exibe “A Festa da Cobra” (Belém – PA / Brasil), documentário com cerca de treze minutos, realizado pelo Coletivo Resistência Marajoara, na ilha de Soure, no Marajó. É lá que se festeja a tradição popular que traz uma cobra no lugar de algum santo e o povo no lugar do padre. Documentário sobre a tradicional festa da cobra, realizada no mês de junho, em Soure.

O público ainda vai assistir “Açaidinha” (Belém – PA / Brasil), uma livre adaptação da lenda da cobra grande, desenvolvida a partir de uma oficina de teatro. Tem um pouco mais de sete minutos e direção de Homero Flávio

“O Primitivo” (Rio de Janeiro – RJ / Brasil), ficção de um pouco mais de seis minutos traz realização do coletivo Cinema Básico e conta a história de Pebeu, um menino de 10 anos que decide viver primitivamente como seus antepassados, causando surpresa em sua mãe.

Ainda veremos “Cuidado, Palhaços” (Taguatinga – DF / Brasil), documentário de quase quinze minutos com Pablo Peixoto, que registra a vida de dois irmãos de classe média baixa que largaram emprego e faculdade e vão atrás do sonho de se tornarem palhaços, provando que se pode viver de arte no Brasil, apesar das dificuldades.

Com direção de Wagner Novais, Rodrigo Felha, Cacau Amaral Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra e Manaíra Carneiro “5x Favela, Agora por Nós Mesmos” (Rio de Janeiro – RJ / Brasil) encerrará a sessão. Em seguida ainda haverá uma palestra sobre “Novos Diretores”, com o cineasta convidado Wagner Novais, do Rio de Janeiro.

5X Fabvela: cinco episodios da realidade
5 X Favela - O documentário tem uma hora e meia e cinco episódios totalmente concebidos, escritos, dirigidos e realizados por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro, refletindo as múltiplas faces do cotidiano dos moradores dessas comunidades, fugindo dos estereótipos violentos.

Produzidos por Cacá Diegues, que reuniu o trabalho de sete jovens diretores que conduzem os espectadores a vida e realidade de uma favela,  os episodios mostram pelo olhar deste jovens a verdadeira periferia, a verdadeira favela. 

Serviço
Neste sábado, 10, a partir das 19h. A programação do Cine Periferia Pai d'égua vai até domingo, 11, no Cine Olympia (Avenida Presidente Vargas, 918) . Ingresso R$ 0,10. No encerramento serão premiados o Melhor Video-Minuto, o Melhor Curta, Média e Longa, além da Melhor Direção e do Melhor Roteiro. Mais informações: 91 3230-5380.

Nenhum comentário: