20.9.11

“Gravura Contemporânea no Pará” no CCBEU

A exposição abre nesta quarta-feira, 21, comemorando os 56 anos do CCBEU em Belém. Além da mostra, haverá uma oficina de gravura com as artistas Elaine Arruda e Véronique Isabelle. As inscrições já estão abertas e estão abertas.

O fortalecimento da tradição da gravura no Pará inicia ainda nos anos 1980, quando chega a Belém uma série de oficinas oferecidas pela Funarte com objetivo de dar apoio à formação de um núcleo de gravura em Belém. A partir dele artistas como Jocatos, Armando Sobral e Ronaldo Moraes Rego, entre outros, despontam no cenário.

Mais tarde, um outro núcleo se forma, no início dos anos 2000, na Fundação Curro Velho, sob a coordenação do artista Armando Sobral e de onde sai uma nova geração de gravadores, alguns incluídos nesta exposição, como notadamente são Pablo Mufarrrej e Elaine Arruda.

Em 2008, com iniciativa da artista Nina Matos, então diretora do Museu Casa das Onze janelas, surge o projeto “Acervo Onze Janelas – Gravura no Pará”, que resulta na aquisição de obras de artistas, uma publicação contendo entrevistas e textos com os gravadores e ainda um vídeo, com depoimentos destes artistas. A publicação pode ser encontrada também nas lojas da Secult, no Museu de Arte Sacra e Gasômetro.

Agora esta mostra, que abrirá nesta quarta-feira, 21, reúne obras de artistas de várias gerações, mas que se revelam dentro desta tradição, excelentes gravadores na história da Gravura no Pará. Estão participando os gravadores Pablo Mufarrej, Armando Sobral, Elaine Arruda, Véronique Isabelle, Jocatos, Ronaldo Moraes Rego, Eliene Tenório, Diô Viana e Alexandre Sequeira.

A oficina de gravura com as artistas Elaine Arruda e Véronique Isabelle, do Duo Very Well, será de 26 a 28 de setembro , com taxa de R$ 15,00. As inscrições já estão abertas e estão sendo ofertadas 20 vagas.

Serviço
Exposição “Gravura Contemporânea no Pará” - 21 de Setembro, a partir das 19h, na Galeria de Artes do CCBEU. Visitação de: 22 de setembro a 12 de novembro. Patrocínio: BLB Eletrônica através da Lei de Incentivo à Cultura Tó Teixeira & Guilherme Paraense. Informações: 3221.6143 ou www.ccbeu.com.br

Nenhum comentário: