16.9.11

Salão Internacional de Humor da Amazônia é premiado em São Paulo

Prêmio Geraldão, homenagem a Glauco
A 3ª edição do salão realizado ano passado em Belém, recebe nesta sexta-feira, 16, um dos prêmios mais importantes do humor gráfico no país. O HQMIX concede ao evento, criado poelo cartunista Biratan Porto, o Prêmio de Melhor Salão de Humor do Ano de 2010, na escolha da ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil e do IMAG - Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Para quem não estiver no auditório do SESC Pompéia, o jeito é acessar o site da revista “Brasileiros”, que transmitirá direto e ao vivo a cerimônia pela net. O Universo HQ o transmitirá também pelo twitter.

Biratan já está em São Paulo e receberá o troféu das mãos do apresentador Serginho Groisman, esta noite no Sesc Pompéia. Na ocasião, o cartunista também estará autografando seu último livro “Caricaturas de Letras”, lançado em abril por aqui. No dia 10 de setembro, Bira também lançou o livro no Rio de Janeiro para os cartunistas cariocas, na Adega Timão, ao lado do Centro Cultural dos Correios.

Em São Paulo, a programação do HQMIX inicia com a exibição do documentário “Angelí 24 Horas”, da diretora carioca Beth Formaggini, às 19h30. Logo depois sobem ao palco os cerca de 44 agraciados com o “Geraldão” para os destaques de 2010.

Vale explicar que a cada ano, a estatueta do troféu HQMIX é modificada homenageando um grande personagem dos quadrinhos e humor gráfico brasileiro. Nesse ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem “Geraldão” do cartunista Glauco que faleceu prematuramente em março do ano passado. A Folha de São Paulo, onde Glauco publicava suas tiras e charges, reimprimiu o encarte “Gibi do Glauco” para distribuir gratuitamente para quem for ao evento.

Outra novidade é que também será distribuído o jornal HQMIX, com informações sobre os premiados e homenageados. E uma coleção de 20 cards de desenhistas brasileiros ao estilo dos cards de basquete americanos. A idéia é iniciar uma coleção que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do HQMIX. A distribuição será apenas no local para quem assistir ao evento por ter uma quantidade finita e Biratan com certeza os trará para Belém.

Uma das presenças importantes na noite será a da cartunista Ana Von Rebeur, presidente da FECO –Argentina. A FECO é a Federação Internacional de Cartunistas que luta pelos direitos e divulgação dos artistas do traço no mundo. Na ocasião será fundada a FECO – Brasil com a Dra. Sonia Bibe Luyten como presidente. Um acordo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai está a caminho por essa iniciativa.

O 4º Salão de Humor da Amazônia – E 4º Salão Internacional de Humor da Amazônia - Ecologia no Traço já tem data e local marcados em 2011. Vai acontecer de 15 a 20 de novembro, no Espaço São José Liberto, dando continuidade e se consolidando como uma grande festa do humor gráfico nacional e internacional no calendário de eventos da cidade de Belém. 

Apostando no sucesso e na arte gráfica com humor como expressão de consciência e reflexão, a edição 2011 do salão manterá seu formato reunindo crítica e público, que nos seus três anos chegou a cerca de quatro mil e quinhentas pessoas.

No Salão Principal, 70 trabalhos com o tema Ecologia estarão selecionados entre os inscritos. No Salão Tema Livre, mais 50 trabalhos e, no Salão Caricaturas, mais 30, que irão compor o evento. Haverá, claro, como em todos os anos um homenageado, que desta vez será o professor, escritor e filósofo Benedito Nunes.

A Mostra Competitiva “Minuto pelo Planeta” voltará a cena e exibirá vídeos de 1 minuto produzidos em qualquer suporte sobre o tema Ecologia. Na programação paralela, ainda, cursos, oficinas, mesas de debates, workshops e leituras de portfólio com os artistas convidados, que participam da Comissão de Jurados.

O salão traz traz mais uma vez o espaço para Caricatura ao Vivo do público, sendo mais uma vez um espaço de muito riso, com reflexão e consciência, a fim de valorizar esta secular expressão artística no país.

Nenhum comentário: