21.9.11

Projeto "Atrito" de volta à Galeria Theodoro Braga

Alexandre Sequeira no Atrito desta semana
Em sua sétima edição, o evento traz hoje para a Galeria as experimentações dos artistas Pedro Vianna (literatura e música), Léo Chermont (música), Ulisses Parente (fotografia e vídeo) e Netto Dugon (performance, teatro). Para participar do debate foram convidados o artista visual, professor e Ms. Alexandre Sequeira, e a artista visual Daniely Meireles. Nesta quarta-feira, 21, a partir das 19h.

O Atrito: arte rito grito, que se notabilizou como um espaço único de experimentação artística em Belém, está de volta à Galeria Theodoro Braga, após um recesso de dois anos. O evento, que consiste na reunião de artistas das mais diversas linguagens no espaço expositivo da Galeria para um confrontamento de proposições estéticas, retorna com força total, em novo horário, dentro da programação de encerramento da exposição Ciclos, do artista visual Diogo Vianna.

O Atrito é um espaço de inter-relações, no qual a criação, como base do fenômeno artístico, é colocada em foco, tendo como premissas a espontaneidade do ato criador e o improviso: trampolim estético e impulso comunicativo. É também uma experiência regida por sensações sinestésicas, pelos transportes possíveis à justaposição de manifestações artísticas diversas, em busca de uma resultante que revele suas mútuas provocações. Ou seja, o Atrito popõe um choque entre linguagens artísticas.

Tendo como ideia básica, levar os artistas a uma interação e interferência mútua entre suas linguagens, sem temas amarrados, e sem regras rígidas, a sétima edição do projeto contará com a participação dos artistas Léo Chermont (música), Pedro Vianna (literatura, música), Ulisses Parente (vídeo, fotografia) e Netto Dugon (teatro, peformance). 
 
Léo Chermont, experimentação na música
O evento conta também, em sua estrutura, com a presença de dois debatedores convidados, o artista visual, professor e Ms. Alexandre Sequeira, e a artista visual Daniely Meireles, que assistirão, junto ao público, a toda a performance dos artistas, e se incumbirão de, ao fim da primeira parte do projeto, provocar um debate sobre questões como o ato criador, arte contemporânea, inter-relação de linguagens, e o que mais ocorrer. Haverá ainda, ao longo do evento, a intervenção-passagem do grupo de passeio ciclístico Eart.

Serviço
Projeto Atrito: arte rito grito - Sétima Edição. Com Léo Chermont, Ulisses Parente, Netto Dugon e Pedro Vianna. Dia 21 de setembro, às 19h, na Galeria Theodoro Braga da Fcptn Centur. Entrada Franca. 

(Fonte: Equipe da Galeria Theodoro Braga)

Um comentário:

Renato Torres disse...

Lu!

valeu pela matéria, e pela presença lá! não gostarias de escrever uma resenha sobre a experiência de assistir o evento? seria genial! se topares, te forneço fotos e vídeos... vê aí!

beijos,

r